História Medieval de Portugal

Código

0105001

Créditos ECTS

6

Objetivos

Os alunos deverão adquirir/desenvolver competências genéricas várias, designadamente:

1. Capacidade de análise e síntese;

2. Capacidade de lidar com informação complexa;

3. Preocupações de qualidade e rigor;

4. Qualidade de expressão escrita e oral;

5. Familiaridade com as novas tecnologias de informação e comunicação;

6. Abertura interdisciplinar;

7. Espírito de iniciativa.

A aprendizagem deve também ajudar a que se evidenciem competências específicas:

1. Conhecimento abrangente da História Medieval de Portugal, seja a nível factual, seja no da compreensão;

2. Perceção da utilidade social do conhecimento do passado;

3. Competências científicas e técnicas no âmbito da exploração de vários tipos de fontes históricas;

4. Capacidades de promover a reflexão de problemáticas históricas e de contribuir para a difusão do conhecimento relativo ao passado;

5. Capacidade de pensar autonomamente sobre os pontos abordados.

Programa

1. Introdução

1.1. Condicionalismos geográficos da construção medieval de Portugal.

1.2. O Ocidente Peninsular entre o Islam e a Cristandade (séc. IX-XII).

2. A formação de Portugal (sécs. XII-XIII)

2.1. A conjuntura: reconquista, guerra e emergência da monarquia portuguesa; afirmação da realeza.

2.2. O peso da ruralidade.

2.3. O regime senhorial.

2,4, Senhores e dependentes.

2.5. Os concelhos.

2.6. O mundo urbano e a economia de mercado.

2,7. A realeza.

3. Crise e recuperação nos finais da Idade Média (sécs. XIV-XV)

3.1. A conjuntura: crise e viabilização do reino pela expansão além-mar.

3.2. A ruralidade.

3.3. A afirmação do mundo urbano.

3.4. Espaços e paisagens.

3.5. O tecido social.

3.4. A monarquia e o “neo-senhorialismo”.

4. Epílogo: Entre a Idade Média e os Tempos Modernos

4.1. A conjuntura: tempos de “mundialização”.

4.2. Um novo Portugal?

Métodos de Ensino

O método expositivo será acompanhado pelo método interativo, de modo a garantir uma aprendizagem participada e crítica. A componente teórica das lições articular-se-á quer com o programa de leituras dos discentes, quer com a abordagem de materiais informativos de diversa natureza, com vista a um equacionamento multifacetado dos problemas históricos e culturais. A reflexão deve, na medida do possível, alargar-se ao próprio processo de elaboração científica: para o entendimento das bases sobre as quais se constroem os saberes relativos à história medieval do País e sobre a necessidade de questionar continuamente o conhecimento adquirido.

Bibliografia

Dicionário de História de Portugal, dir. Joel Serrão, 4 vols., Lisboa, 1961-1971.

GARCIA DE CORTÁZAR, José Ángel, La época medieval. Historia de España Alfaguara, vol. II, Madrid, 1981.

JORGE, Ana Maria C. M., e RODRIGUES, Ana Maria S. A. (coord.), Formação e Limites da Cristandade, vol. I, da História Religiosa de Portugal, dir. por Carlos Moreira Azevedo, Lisboa, 2000.

MATTOSO, José, A identificação de um país. Ensaio sobre as origens de Portugal (1096-1325), 2 vols., 5.ª ed., Lisboa, 1995.

MATTOSO, José (dir.), História de Portugal, Lisboa, 1992-1993, vols. I, II e III .

SERRÃO, Joel, e MARQUES, A. H. de Oliveira, (dir.), Nova História de Portugal, Lisboa, 1986-1996, vols. II, III, IV e V.

SOUSA, Bernardo Vasconcelos e, “Idade Média (séculos XI-XV)” in História de Portugal, cord. por Rui Ramos, Lisboa, 2009, pp. 15-196.

SOUSA, Bernardo Vasconcelos e (coord.), A Idade Média, vol. I da História da Vida Privada em Portugal, dir. por José Mattoso, Lisboa, 2010.

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: - 40 %
  • 2ª Frequência: - 40 %
  • Presença, participação e abordagem critica dos temas estudados - 20 %