História das Instituições e do Serviço Social
Código
0102058Créditos ECTS
6Objetivos
1. Dominar os conceitos: pobreza, desvio e exclusão social; caridade, beneficência, filantropia, solidariedade, associativismo, mutualismo, subsidiariedade, previdência, Estado Providência.
2. Relacionar a visão da pobreza e a prática da caridade, na Idade Média, com as principais instituições assistenciais existentes.
3. Explicar as grandes alterações nas políticas sociais ocorridas nos séculos XV e XVI.
4. Destacar o caso emblemático das Misericórdias portuguesas.
5. Integrar a teoria do “grande encarceramento” no contexto ideológico e político do séc. XVIII.
6. Relacionar as alterações sociais verificadas no séc. XIX com as boas práticas dos particulares, do Estado e da Igreja.
7. Compreender a emergência de novas tipologias de instituições oitocentistas decorrentes do incremento do associativismo e do mutualismo.
8. Justificar o surgimento do modelo Estado Providência e sua evolução.
9. Explicar a institucionalização do Serviço Social em Portugal ao longo do século XX.
Programa
1. Introdução
1. Análise de conceitos
2. A evolução da assistência na Europa medieval e moderna
2.1. Assistência e caridade na Idade Média
2.1.1. Marginais, excluídos e práticas caritativas
2.1.2. As instituições assistenciais
2.2. Transformações e permanências na proteção social na Idade Moderna
2.2.1. Novas dimensões do pauperismo e reformas dos sécs. XV e XVI
2.2.2. A singularidade portuguesa: as Misericórdias
3. Laicização e gradual estatização da assistência (sécs. XVIII e XIX)
3.1. O Iluminismo. As teorias do “grande encarceramento” e da “felicidade social”
3.2. A “era das revoluções” e a construção de um novo modelo social
3.2.1. Associativismo e intervenção social (séc. XIX)
3.2.2. As respostas do Catolicismo
4. O papel do Estado e a institucionalização do Serviço Social (sécs. XIX e XX)
4.1. A emergência do modelo de Estado Providência
4.2. Da institucionalização à qualificação do Serviço Social (Europa e EUA)
4.3. A evolução do Serviço Social em Portugal (séc. XX)
Métodos de Ensino
As aulas baseiam-se na exposição e explanação dos conteúdos programáticos com recurso, por vezes, a PowerPoint. Prevê-se a participação dos discentes, quer espontânea, quer solicitada e, neste caso, através de pesquisas pré-orientadas e/ou da leitura e interpretação de textos ou documentos que integram uma Antologia compilada pela docente. O debate em torno de temas-chave faz parte também, em algumas aulas, das metodologias de ensino/aprendizagem.
Bibliografia
GEREMEK, Bronislaw, A Piedade e a Forca: história da miséria e da caridade na Europa, Lisboa: Terramar, 1995.
GUESLIN, André, KALIFA, Dominique, dir., Les Exclus en Europe, 1830-1930, Paris: Éditions de l’Atelier / Éditions Ouvrières, 1999.
LOPES, Maria Antónia, Pobreza, Assistência e Política Social em Portugal nos sécs. XIX e XX: perspectivas historiográficas, Coimbra: Centro História da Sociedade e da Cultura, 2000.
MARTINS, Alcina Maria de Castro, Génese, Emergência e Institucionalização do Serviço Social Português, Lisboa: F.C. Gulbenkian/FCT,1999.
MOLLAT, Michel, Les Pauvres au Moyen Age: étude sociale, Paris: Hachette, 1979.
As Origens Históricas do Estado Providência: perspectiva comparada. Ler História, Lisboa, 37, 1999.
A Pobreza e a Marginalização Social do séc. XV aos nossos dias, Porto: Univ. Portucalense, 2000.
SÁ, Isabel dos Guimarães e LOPES, Maria Antónia, História Breve das Misericórdias Portuguesas, 1498-2000, Coimbra, Imprensa da Univ. Coimbra, 2008.
Método de Avaliação
- 1.ª Frequência - 45 %
- 2.ª Frequência - 45 %
- Assiduidade e Participação - 10 %