História Contemporânea de Portugal I
Código
0103116Créditos ECTS
6Objetivos
Justificar o clima de grande instabilidade que marcou a História de Portugal na primeira metade do século XIX.
Reconhecer o processo de afirmação do Liberalismo e as suas consequências.
Explicar as transformações políticas, sociais e económicas operadas após o Golpe da Regeneração.
Caracterizar os movimentos culturais e ideológicos que marcaram o país neste século.
Analisar as vicissitudes do reinado de D. Carlos e que determinaram o seu trágico desfecho.
Explanar as consequências da implantação do regime republicano.
Justificar as atribulações e o desfecho da Primeira República.
Explicar o processo de implantação e afirmação do Estado Novo.
Reconhecer o ideário e os valores salazaristas.
Perceber as causas do declínio e consequente queda do regime.
Caracterizar o quadro económico, social e cultural do Estado Novo.
12. Analisar a Revolução de Abril de 1974 e as suas implicações a curto e médio prazos.
Programa
1. Introdução
1.1. Portugal na transição do séc. XVIII para o séc. XIX
2. A lenta implantação da ordem liberal
2.1. As invasões francesas e suas consequências.
2.2. O Vintismo e a contra-revolução.
2.3. A Guerra Civil de 1832-34.
2.4. Do Setembrismo ao Cabralismo.
2.5. Transformações sociais na era do Romantismo.
3. Afirmação e declínio da monarquia constitucional
3.1. O significado da Regeneração e a emergência do sistema político- -partidário.
3.2. A conjuntura: do "fusionismo" ao golpe da Ajuda.
3.3. A nova ordem económica e social:
3.3.1. O "Fontismo" e as incapacidades do capitalismo português.
3.3.2. O perfil da sociedade da Regeneração. A Geração de 70.
3.4. O nascimento do Partido Republicano e a lenta evolução do republicanismo.
3.5. As vicissitudes do reinado de D. Carlos:
3.5.1. Do ultimatum ao 31 de Janeiro.
3.5.2. O fim do rotativismo e as tendências autoritárias.
3.5.3. Razões da decadência do regime.
3.5.4. O regicídio e o reinado de D. Manuel II.
Métodos de Ensino
As aulas desta unidade curricular, de componente teórica e teórico-prática, assentam na conjugação entre a exposição e a explanação de conteúdos, centradas na docente — com base na oralidade ou com apoio de Powerpoint — e a participação dos discentes, a partir da leitura e análise de documentos ou textos, do levantamento de questões dirigidas aos alunos ou colocadas por estes, com o propósito de incentivar a reflexão e o diálogo. Além disto, poderão ser solicitados pequenos trabalhos individuais ou em grupo e ainda algumas pesquisas bibliográficas. Através da plataforma Moodle será facultada uma Coletânea e materiais de trabalho e de apoio, bem como os Powerpoints apresentados nas aulas, mas em versão sintética.
Bibliografia
LÉONARD, Yves (2017), História do Portugal Contemporâneo, Lisboa, Ed. Objectiva.
MATA, Maria Eugénia e VALÉRIO, Nuno (2003), História Económica de Portugal. Uma perspectiva global, Lisboa, Editorial Presença.
MATTOSO, José, dir. (1996), História de Portugal, Lisboa, Editorial Estampa, vols. 5 a 8.
PROENÇA, Maria Cândida (2015), Uma História Concisa de Portugal, Lisboa, Temas e Debates.
RAMOS, Rui, coord. (2010), História de Portugal, 5ª edição, Lisboa, A Esfera do Livro.
REIS, António, dir. (1991), Portugal Contemporâneo, Lisboa, Alfa, 6 vols.
ROSAS, Fernando e outros (1996), Dicionário de História do Estado Novo, Venda Nova, Bertrand Editora, 2 vols.
SERRÃO, Joel, dir. (1985), Dicionário de História de Portugal, Porto, Livraria Figueirinhas, VI vols.. Suplemento coordenado por António Barreto e Maria Filomena Mónica, vols. 7, 8 e 9
SERRÃO, Joel e MARQUES, Oliveira, dir. (2002), Nova História de Portugal, vol. IX, Portugal e a Instauração do Liberalismo, coord. de A.H. de Oliveira Marques, Lisboa, Editorial Presença. SERRÃO, Joel e MARQUES, Oliveira, dir. (2004), Nova História de Portugal, vol. X, Portugal e a Regeneração, coord. de Fernando de Sousa e A. H. de Oliveira Marques, Lisboa, Ed. Presença. SERRÃO, Joel e MARQUES, Oliveira, dir. (1991), Nova História de Portugal, vol. XI, Portugal da Monarquia para a República, coord. de A. H. de Oliveira Marques, Lisboa, Ed. Presença. SERRÃO, Joel e MARQUES, Oliveira, dir. (1990), Nova História de Portugal, vol. XII, Portugal e o Estado Novo (1930-1960), coord. de Fernando Rosas, Lisboa, Ed. Presença
Método de Avaliação
- Frequência - 50 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50 %