Seminário de Orientação e Acompanhamento I (Projeto)

Código

0201459

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Conceber planos de intervenção e de investigação, atendendo aos contextos em presença e discutindo a sua qualidade sobretudo ao nível da pertinência, coerência e exequibilidade.

2. Analisar as situações de intervenção na sua complexidade, identificando fatores que as afetam, úteis à compreensão dos resultados obtidos e sua evolução e à tomada de decisão sobre as ações a empreender em futuro próximo.

3. Explorar as potencialidades da criação de dispositivos de regulação dos projetos em curso.

4. Debater temáticas educativas e formativas de forma fundamentada, ponderando a relação que as situações práticas guardam com as questões teóricas.

5. Estruturar a produção de conhecimento científico a partir da análise e intervenção em situações educativas e formativas.

Programa

1. Lógicas e desafios na construção de projetos

2. Elementos estruturais e estruturantes das situações educativas

3. Dispositivos da regulação de projetos

4. Formas e potencialidades da reflexão na ação e sobre a ação

5. Procedimentos de recolha rigorosa e contextualizada de dados

Métodos de Ensino

A abordagem dos conteúdos far-se-á sobretudo por referência aos trabalhos e às situações práticas que estarão a ser vivenciadas pelos estudantes. Assim, prevê-se a realização de seminários temáticos, privilegiando as preocupações e focos de incidência dos projetos em desenvolvimento, bem como a produção de esquemas, planificações e materiais, entre outros, úteis à intervenção e investigação em curso.

Bibliografia

Barbier, J. M. (1992). Elaboração de Projectos de Acção e Planificação. Porto: Porto Editora.

Elliott, J. (1990). La investigación-acción en educación. Madrid: Morata.

Goetz, J. P. & LeCompte, M. D. (1988). Etnografía y diseño cualitativo en investigación educativa. Madrid: Morata.

Gonçalves, F. R. (2006). A auto-observação e análise da relação educativa. Porto: Porto Editora.

Máximo-Esteves, L. (2008). Visão panorâmica da investigação-acção. Porto: Porto Editora.

Stenhouse, L. (1987). La Investigación como base de la enseñanza. Madrid: Morata.

Método de Avaliação

  • Documento sobre a caracterização dos contextos de intervenção do projeto em curso, evidenciando os instrumentos usados, sua fundamentação, resultados e decisões decorrentes ou Documento de reflexão sobre a concetualização e/ou concretização do projeto em curso, tendo em conta as temáticas abordadas nas aulas - 50 %
  • Portefólio sobre as ações desenvolvidas no terreno e respetiva análise crítica, comentando obstáculos, potencialidades e características dos resultados alcançados ou Relatório de Progresso, descrevendo e justificando as ações já efetuadas e as que se pretendem concretizar, em função de cada objetivo, bem como explicitando o modo como a revisão de literatura tem orientado o trabalho realizado - 50 %