Teoria das Relações Públicas

Código

0103016

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Dominar os conceitos fundamentais subjacentes à atividade e ao corpo teórico das Relações Públicas.

2. Avaliar o papel e a relevância das Relações Públicas na sociedade moderna.

3. Compreender os princípios éticos e normas profissionais pelos quais se deve regular a atividade de Relações Públicas.

4. Saber utilizar os diferentes dispositivos de mediação com os públicos das organizações.

5. Compreender os mecanismos de formação da opinião pública.

Programa

I. Introdução ao estudo das Relações Públicas

1. A natureza das Relações Públicas: definições e objetivos

2. A origem e a evolução das Relações Públicas

 

II. Fundamentos das Relações Públicas

3. Relação com os públicos

4. Relação com a comunidade e a responsabilidade social das organizações

5. Relação com os media

 

6. Relações Públicas e teoria da comunicação

6.1. Tipos de comunicação e a dinâmica das relações interpessoais

6.2. O conceito de opinião pública

 

7. Ética e deontologia

7.1. A ética nas Relações Públicas

7.2. Códigos deontológicos e conduta profissional

 

8. As Relações Públicas na cultura organizacional

8.1. Noções de cultura e clima organizacional

8.2 O lugar das Relações Públicas nas organizações

 

III. Contextos e práticas das Relações Públicas

9. O perfil e as competências do profissional de Relações Públicas

10. O processo de Relações Públicas: pesquisa, programação, comunicação e avaliação.

11. Governo e administração pública.

12. Organizações sem fins lucrativos e organizações empresariais.

Métodos de Ensino

A lecionação consiste em aulas expositivas complementadas por aulas teórico-práticas (focando exemplos da prática profissional). São privilegiadas as seguintes atividades de aprendizagem:

1. Leitura dos textos de apoio às aulas teóricas;

2. Discussão da matéria lecionada;

3. Análise e discussão de casos práticos relevantes.

Bibliografia

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Neves, J. G., (2001). Clima Organizacional, Cultura Organizacional e Gestão de Recursos Humanos, Editora RH.

Ruão, T., & Fernández-Souto, A.B. (2020, Eds.). Estudos em relações públicas avançadas. Revista Comunicação e Sociedade. CECS.

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Theaker, A. (2012, ed.), Handbook of Public Relations. Routledge.

Wilcox, D. L., Cameron, G. T. (2012). Public Relations: strategies and tactics. Allyn & Bacon.

Método de Avaliação