Teoria das Relações Públicas

Código

0103016

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Dominar os conceitos fundamentais subjacentes à atividade e ao corpo teórico das Relações Públicas.

2. Avaliar o papel e a relevância das Relações Públicas na sociedade moderna.

3. Compreender os princípios éticos e normas profissionais pelos quais se deve regular a atividade de Relações Públicas.

4. Saber utilizar os diferentes dispositivos de mediação com os públicos das organizações.

5. Compreender os mecanismos de formação da opinião pública.

Programa

I. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS

1. A natureza das Relações Públicas: conceitos, definições e objectivos.

2. A origem e a evolução das Relações Públicas.

II. FUNDAMENTOS DAS RELAÇÕES PÚBLICAS

1. Relações Públicas e a teoria da comunicação:

1.1. Tipos de comunicação e a dinâmica das relações interpessoais.

1.2. As relações com os públicos e com os media.

2. Opinião Pública:

2.1- O conceito de opinião pública.

2.2. Formação e estruturação da opinião pública.

3. Ética e profissionalismo:

3.1. Ética e moral comum.

3.2- Códigos deontológicos e conduta profissional.

4. As Relações Públicas na cultura organizacional:

4.1. Noções de cultura e clima organizacional.

4.2. O lugar das Relações Públicas nas organizações modernas.

III. CONTEXTOS E PRÁTICAS DAS RELAÇÕES PÚBLICAS

1. O processo das Relações Públicas: investigação, planeamento, comunicação e avaliação.

2. Governo e administração pública.

3. Organizações sem fins lucrativos.

4. Organizações empresariais.

Métodos de Ensino

A lecionação consiste em aulas expositivas complementadas por aulas teórico-práticas (focando exemplos da prática profissional).

São privilegiadas as seguintes atividades de aprendizagem:

1. Leitura dos textos de apoio às aulas teóricas;

2. Discussão da matéria lecionada;

3. Discussão de casos práticos relevantes;

4. Acompanhamento pessoal dos alunos no horário de atendimento.

Bibliografia

ANDRADE, C., Curso de Relações Públicas, S. Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2003.

ARONOFF, C. et al., Public Relations, McGraw-Hill, 1996.

BARQUERO CABRERO, J. e BARQUERO CABRERO, M., O Livro de Ouro das Relações Públicas, Porto, Porto Editora, 2001.

–––, Manual de relaciones públicas, comunicación y publicidad, Barcelona, Ediciones Gestión 2000, 2005.

CUTLIP, S. et al., Effective Public Relations, New Jersey, Prentice Hall, 2004.

FREIXO, M., Teorias e Modelos de Comunicação, Lisboa, Instituto Piaget, 2006.

GRUNIG, J. e HUNT, T., Managing Public Relations, Harcourt Publishers, 1984.

–––, Public Relations Techniques, Harcourt Publishers, 1994.

GRUNIG, J. e HUNT, T. (eds.), Excellence in Public Relations and Communication Management, New Jersey, Lawrence Erlbaum, 1992.

HEATH, R. (ed.), Handbook of Public Relations, London, Sage Pub., 2004.

KUNSCH, M. e KUNSCH, W., Relações Públicas Comunitárias, S. Paulo, Summus, 2007.

Método de Avaliação

  • Ficha de avaliação - 25 %
  • Frequência - 75 %