Expressões Artísticas e Educação Físico-motora na Infância
Código
0201388Créditos ECTS
6Objetivos
No final do semestre, os estudantes deverão ser capaz de:
1. Analisar criticamente os conteúdos das expressões artísticas (EA) e da educação físico-motora (EFM) do
currículo da educação pré-escolar e 2.ºCiclo da educação básica;
2. Aprofundar, no âmbito da EA e EFM, vários níveis de objetivos e competências relevantes para o
desenvolvimento da criança na Educação Pré-Escolar e no ensino do 1. CEB.
3.Compreender as operações do processo de aprendizagem na EA e EFM.
4.Vivenciar práticas criativas, ativas, significativas, cooperativas, e inclusivas nas diversas áreas de EA e EFM.
5.Participar em pesquisas variadas sobre a educação pela arte e de práticas motoras e/ou desportivas, em contexto escolar e não escolar.
Programa
I. O ensino da educação físico-motora potenciador de aprendizagens de motricidade e realizado através das mais diversas atividades significativas para a criança: expressão corporal e dança – pelo corpo e com o outro, com criatividade; em jogo livre infantil – tradicional e pré-desportivo; na adaptação ao meio aquático; em percursos lúdicos (playground) e de exploração da natureza; em atividades de equilíbrio – locomoção e manipulação (tummy time) gímnicas e acrobáticas (Baby Gym).
II. O ensino na expressão musical: o corpo, voz, instrumentos, expressão e criação musical, canção, lengalengas e danças de roda.
III. O ensino da expressão dramática: a exploração do corpo, a consciencialização da movimentação corporal, o conhecimento do eu e do outro, as dinâmicas da relação, os suportes de expressão e a personagem; as histórias infantis enquanto potenciadoras do desenvolvimento da expressão dramática.
IV. O ensino da expressão plástica e visual: a linguagem e comunicação visual; as técnicas e suportes de expressão plástica; as histórias infantis enquanto potenciadoras do desenvolvimento da expressão plástica, visual, da criatividade e imaginação, da expressão e comunicação da criança.
V. O ensino das expressões a partir de temas e projetos integradores.
Métodos de Ensino
Esta UC encontra-se organizada de forma a contemplar sessões teórico-práticas e práticas, privilegiando-se nas primeiras: a pesquisa; a análise documental; a observação e análise de filmes; e nas segundas, a vivência de situações onde, individualmente ou em grupo, os estudantes possam enriquecer os seus conhecimentos e competências nas diferentes áreas de expressões (artísticas e de educação física).
Este ano a UC será leccionada em três módulos - Módulo I - de 10.09 a 01 .10- EFM/Dança (Docente - Isabel Condessa) ; Módulo II - de 08.10 a 05 .11 - E.Dramática e E. Visual-Plástica. (Docente - Clara Torres); Módulo III - de 12.11 a 10.12 - E.Musical (Docente - Raquel Faria).
Bibliografia
- Beja, F., Topa, J.M. & Madureira, C. (2018). Jogos e Projetos de Expressão Dramática. Jardins-de-infância, ATL e Escolas do 1.º CEB. Porto Editora.
- Cantar mais (s.d.). Canções. Acedido a 04 de setembro de 2025. https://www.cantarmais.pt/pt/
- Condessa, M. (2019). A prática física e desportiva no 1º ciclo do ensino básico: falando de modelos sustentáveis para a educação e saúde. Revista Contexto & Educação, 34(108), 189-196. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.189-196.
- Correia, V., Pereira, E., Carvalho, J. & Minhalma, R. (2022). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XV. Universidade do Algarve.
- Cortesão, I. (2016). A música no Jardim de Infância: uma proposta de desenho curricular.
- DGE (2018). Aprendizagens Essenciais do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ministério da Educação. Acedido a 10 de setembro de 2023 em: https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico.
- DGEBS (2004). Organização Curricular e Programa do 1º Ciclo. 4.ª Edição Editorial Ministério da Educação.
- Gómez & Lozano (2004). Expresión corporal en primaria. Editorial CCS.
- Gordon, E. (2000). Teoria de Aprendizagem Musical- Competências, conteúdos e padrões. Fundação Calouste Gulbenkian.
- Gordon, E. (2008). Teoria da Aprendizagem Musical para Recém-Nascidos e Crianças em Idade Pré-Escolar. 3.ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian.
- IAC. (2011). Guia do Animador. Ideias e práticas para criar e inovar. Ed.Sílabo.
- J. Godinho e M. J. Brito (2010). As artes no Jardim de Infância- Textos de Apoio para Educadores de Infância. ME/DGIDC.
- Kowalski, I. (2020). ...e a Expressão Dramática. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Politécnico de Leiria.
- M. Cardona (coord.), L. da Silva, L. Marques e P. Rodrigues (2021). Planear e avaliar na educação pré-escolar. Ed. ME/DGE.
- Neto, C. (2020). Libertem as Crianças – A urgência de brincar e ser ativo. (1.ª edição). Contraponto.
- Trias, N; Pérez, S. & Filella, L. (2002): Jogos de Música e de Expressão Corporal. Ed. Âncora.
- Lagoa, M.J., Coutinho, D., Carvalho,C., Santos,J.O., Viana, J. & Silva, G. (2023). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI. Universidade da Maia.
- Lopes da Silva, I. Marques, L., Mota, L. E Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. ME/ DGE.
- Marques, A., Azevedo, A., Marques, L., Folque, M.A., Araújo, S.B. (2024). Orientações Pedagógica para a Creche. Ed. ME/DGE.
- Rodrigues, H. (1997). Música para os pequeninos, Elementos da perspectiva de Edwin Gordon. Boletim da APEM, 95, pp. 16-20.
- Simões, R. (s.d.). Canções para a Educação Musical.
- Sousa, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação. 1º, 2.º, 3.º Vol Col. Horizontes Pedagógicos. Piaget.
Método de Avaliação
A avaliação dos estudantes será um processo contínuo que enfatiza os aspetos formativos.
A sua avaliação será continuada (sem exame) e inclui os seguintes trabalhos de atividades práticas, com fundamentação e respetiva reflexão distribuídos pelos diferentes módulos lecionados ao longo da unidade curricular, nomeadamente: Módulo I (25%); Módulo II (37,5%); Módulo III (37,5%).
Os alunos deverão comparecer a 75% das aulas e os trabalhadores estudantes, em cada módulo, poderão combinar previamente com os docentes a sua avaliação.
