Expressões Artísticas e Educação Físico-motora na Infância

Código

0201388

Créditos ECTS

6

Objetivos

No final do semestre, os estudantes deverão ser capaz de:
1. Analisar criticamente os conteúdos das expressões artísticas (EA) e da educação físico-motora (EFM) do
currículo da educação pré-escolar e 2.ºCiclo da educação básica;
2. Aprofundar, no âmbito da EA e EFM, vários níveis de objetivos e competências relevantes para o
desenvolvimento da criança na Educação Pré-Escolar e no ensino do 1. CEB.
3.Compreender as operações do processo de aprendizagem na EA e EFM.
4.Vivenciar práticas criativas, ativas, significativas, cooperativas, e inclusivas nas diversas áreas de EA e EFM.
5.Participar em pesquisas variadas sobre a educação pela arte e de práticas motoras e/ou desportivas, em contexto escolar e não escolar.

Programa

 

I. I. O ensino da educação físico-motora potenciador de aprendizagens de motricidade e realizado através das mais diversas atividades significativas para a criança: expressão corporal e dança – pelo corpo e com o outro, com criatividade e ludicidade; em jogo livre infantil – tradicional e prédesportivo; na adaptação ao meio aquático; em percursos e exploração da natureza; em atividades gímnicas (Baby Gym) e acrobáticas; em atividades de equilíbrio em superfícies variadas.

II. O ensino na exp. musical: o corpo, voz, instrumentos, expressão e criação musical, canção, lengalengas e danças de roda.


III. O ensino da expressão dramática: a exploração do corpo, a consciencialização da movimentação corporal, o conhecimento do eu e do outro, as dinâmicas da relação, os suportes de expressão e a personagem; as histórias infantis enquanto potenciadoras do desenvolvimento da expressão dramática. 


IV. O ensino da expressão plástica e visual: a linguagem e comunicação visual; as técnicas e suportes de expressão plástica; as histórias infantis enquanto potenciadoras do desenvolvimento da expressão plástica, visual, da criatividade e imaginação, da expressão e comunicação da criança.

V. O ensino das expressões a partir de temas e projetos integradores. 

Métodos de Ensino

Esta UC encontra-se organizada de forma a contemplar sessões teórico-práticas e práticas, privilegiando-se nas primeiras: a pesquisa; a análise documental; a observação e análise de filmes; e nas segundas, a vivência de situações onde, individualmente ou em grupo, os estudantes possam enriquecer os seus conhecimentos e competências nas diferentes áreas de expressões (artísticas e de educação física).

Este ano a UC será leccionada em três módulos - EFM/Dança; E.Musical; E.Dramátiva e E. Visual-Plástica. 

Bibliografia

  • Beja, F., Topa, J.M. & Madureira, C. (2018). Jogos e Projetos de Expressão Dramática. Jardins-de-infância, ATL e Escolas do 1.º CEB. Porto Editora.
  • Condessa, I. (2006). Os Ambientes Facilitadores de Aprendizagem na Educação Física Infantil. Cinergis. Vol. 7, nº 1, Jan./Jun, 9-28. EDUNISC.
  • Condessa, M.I.C. (2015). Educação Física e Desporto para Crianças e Jovens. Boas Práticas: da Educação Física ao Desporto. In Nascimento, J., Souza, E., Ramos, V. & Rocha, J. (2015). Educação Física e Esporte: convergindo para novos caminhos… Coleção Temas em Movimento. Volume 7, pp: 427-450, UDESC.
  • DGE (2018). Aprendizagens Essenciais do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ministério da Educação. Acedido a 10 de setembro de 2023 em: https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico.
  • DGEBS (2004). Organização Curricular e Programa do 1º Ciclo. 4.ª Edição Editorial Ministério da Educação.
  • Fragateiro et al., (1996). Ensino Artístico. Edições Asa.
  • Gómez & Lozano (2004). Expresión corporal en primaria. Editorial CCS.
  • EUPEA, consulta do em http://www.eupea.com, acedido a 18 de setembro de 2023.
  • Landier e Bannet. (1991). Expressão Dramática e Teatro. Edições Asa.
  • Lopes da Silva, I. , Marques, L., Mota, L. E Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. ME/ DGE.
  • Marques, A., Azevedo, A., Marques, L., Folque, M.A., Araújo, S.B. (2024). Orientações Pedagógica para a Creche. Ed. ME/DGE.
  • Minguet,J., Medina, E. & López, M.(1994). Bases para la aplicación del juego en las clases de educación física.:Ed. AtyPE, S.L.
  • Múrcia, J. & Sanmartín, M. (1998) Bases metodológicas para el aprendizaje de las actividades acuáticas educativas. Inde Publicaciones.
  • Pavodan, M. (2010). Dançar na Escola. Ed. Fundação Calouste Gulbenkian
  • Rosa, L. & Calado, F. (sd.). Brincando Com as Expressões: Dramática, Musical, Plástica. Porto Ed.
  • Silva,I.L., Marques,L., Mata, L. & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-EscolarEnsino Básico. DGE-ME.
  • Sousa, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação. 1º, 2.º, 3.º Vol . Col. Horizontes Pedagógicos. Piaget.
  • Sousa, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação. 1º, 2.º, 3.º Vol . Col. Horizontes Pedagógicos. Piaget.
  • World Health Organization (2018). Global Action Plano in Physical Activity 2018-2030: More Active People for a Healthier World. Genebra.

Método de Avaliação