Expressões Artísticas e Educação Físico-motora na Infância

Código

0201388

Créditos ECTS

6

Objetivos

No final do semestre, os estudantes deverão ser capaz de:
1. Analisar criticamente os conteúdos das expressões artísticas (EA) e da educação físico-motora (EFM) do
currículo da educação pré-escolar e 2.ºCiclo da educação básica;
2. Aprofundar, no âmbito da EA e EFM, vários níveis de objetivos e competências relevantes para o
desenvolvimento da criança na Educação Pré-Escolar e no ensino do 1. CEB.
3.Compreender as operações do processo de aprendizagem na EA e EFM.
4.Vivenciar práticas criativas, ativas, significativas, cooperativas, e inclusivas nas diversas áreas de EA e EFM.
5.Participar em pesquisas variadas sobre a educação pela arte e de práticas motoras e/ou desportivas, em contexto escolar e não escolar.

Programa

I. O ensino da exp. motora/ EFM: as ativ. de expressão corporal e dança; o jogo (infantil, tradicional e desportivo) – o corpo, o movimento, a comunicação, o mov. criativo e o lúdico; a adaptação ao meio aquático; as ativ.de exploração da natureza; a ginástica e as atividades de patins.
II. O ensino na exp. musical: o corpo, voz, instrumentos, expressão e criação musical, canção, lengalengas e danças de roda.
III. O ensino da exp. dramática: a exploração do corpo, a consciencialização da movimentação corporal, o conhecimento do eu e do outro, as dinâmicas da relação, os suportes de expressão e a personagem.
IV. O ensino da exp. plástica e visual: o desenvolvimento gráfico infantil; a linguagem e comunicação visual; as técnicas e suportes de expressão plástica; os meios audiovisuais e a comunicação multimédia.
V. O ensino das expressões a partir de temas e proj. integradores (Ex:: vamos ser criativos; artes circenses, o artesanato e/ou outros contextos da cultura regional).

Métodos de Ensino

Esta UC encontra-se organizada de forma a contemplar sessões teórico-práticas e práticas, privilegiando-se nas primeiras: a pesquisa; a análise documental; a observação de filmes; e nas segundas, a vivência de situações onde, individualmente ou em grupo, os estudantes possam enriquecer os seus conhecimentos e competências nas diferentes áreas de EA e EFM.

A avaliação dos estudantes será um processo contínuo que enfatiza os aspectos formativos .

A avaliação inclui três momentos: - trabalhos de análise critica e reflexão sobre temas relevantes (20-30%);

- “atividades práticas e respetiva reflexão” (30-40%);

- implementação de um trabalho de investigação, em contexto educativo de pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (30-50%).

Bibliografia

Condessa, I. Pereira, B. & Carvalho, G. (2012). Atividade Física, Saúde e Lazer. Educar e Formar. Braga: UMIEC/CIEC

Condessa, I. (2006). Os Ambientes Facilitadores de Aprendizagem na Educação Física Infantil. Cinergis. Vol. 7, nº 1, Jan./Jun, 9-28. Brasil: EDUNISC.

Schmidt, R.A. & Wrissberg, G.A. (2000). Motor Learning and Performance. (2nd Ed.). Champaign: Human Kinetics Publication.

Sousa, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação. 1º, 2.º, 3.º Vol . Col. Horizontes Pedagógicos. Lisboa: Piaget.

Pavodan, M. (2010). Dançar na Escola. Lisboa: Ed.FCG.

Vayer, P.(1992). O Diálogo Corporal, Instituto Piaget: Lisboa.

Landier e Bannet. (1991). Expressão Dramática e Teatro, Edições Asa: Porto.

Beja et al (1996). Drama, Pois! - Jogos e Projectos de Expressão Dramática; Porto Editora, Porto.

Fragateiro et al., (1996). Ensino Artístico. Lisboa: Edições Asa. Rosa, L. & Calado, F. (sd.). Brincando Com as Expressões: Dramática, Musical, Plástica... Porto: Porto Ed.

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %