Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica
Código
0105235Créditos ECTS
3Objetivos
1. Demonstrar as potencialidades das tecnologias de informação geográfica;
2. Compreender os conceitos fundamentais associados aos sistemas de informação geográfica;
3. Adquirir competências básicas para desenvolver, com autonomia, projetos em sistemas de informação geográfica;
4. Explorar as funcionalidades dos SIG através de operações de análise espacial e de produção de saídas gráficas.
Programa
1. Introdução aos sistemas de informação geográfica (SIG)
1.1. Conceitos e definições
1.2. Funcionalidades
1.3. Aplicações
1.4. Estrutura e componentes dos SIG
2. Noções de cartografia
2.1. Representação do espaço
2.2. Sistemas de coordenadas e projeções
2.3. Georeferenciação
2.4. Técnicas de composição cartográfica
3. Modelos de representação de dados em SIG
3.1. Modelo raster
3.2. Modelo vetorial
3.3. Bases de dados geográficas
4. Formação em SIG
4.1. Realização de tutorial (8 módulos online – Virtual Campus) para desenvolvimento de competências em SIG
5. Desenvolvimento de projeto em SIG
5.1. Conceção e realização de um exercício prático para consolidação dos conhecimentos adquiridos na componente teórica da disciplina (experiência formativa)
Métodos de Ensino
Os conceitos introdutórios e as noções básicas são ministradas recorrendo a métodos expositivos. A componente de formação é lecionada através do desenvolvimento de um tutorial certificado (e-learning). O exercício prático envolve a utilização de software de Sistemas de Informação Geográfica para análise e tratamento de informação sociodemográfica.
Bibliografia
Nadine Schuurman, 2004. GIS: A short introduction. John Wiley & Sons.
Kang-Tsung Chang, 2006. Introduction to Geographic Information Systems. McGraw-Hill.
Keith C. Clarke, 2001. Getting started with geographic information systems. Prentice Hall.
Knut Grinderud, 2009. Gis: The Geographic Language of Our Age. Tapir Academic Press.
ArcGIS Resources. http://resources.arcgis.com/en/help/
Método de Avaliação
- Conclusão com sucesso do percurso formativo - tutorial - 30 %
- Desenvolvimento do trabalho prático individual - 70 %