Economia do Turismo
Código
0103013Créditos ECTS
6Objetivos
Esta disciplina aplica conceitos fundamentais de economia na análise do turismo e visa levar os alunos a adquirir conhecimentos relacionados com os aspetos económicos fundamentais que governam a atividade turística quer a nível microeconómico, das atividades e produtos turísticos, quer macroeconómico, dos destinos turísticos. Esta cadeira pretende desenvolver e aplicar os conhecimentos previamente adquiridos pelos alunos, nas cadeiras de “Introdução à Microeconomia”, “Introdução à Macroeconomia”, “Introdução à Gestão” e de “Desenvolvimento e Planeamento do Turismo”. Assim, os alunos ficarão munidos de conhecimentos aprofundados de economia aplicados ao Turismo, o que lhes permite desenvolver as competências necessárias para melhor compreenderem o funcionamento do sistema turístico e para exercerem cargos de liderança no sector do turismo.
Programa
Primeiro, apresentam-se definições fundamentais relacionadas com a caracterização económica do turismo. De seguida, são abordados os seguintes aspetos microeconómicos deste setor: procura turística e suas principais determinantes e respetiva distribuição nacional e mundial numa perspetiva económica; oferta turística e os seus determinantes; política de preços dos serviços turísticos. Também se analisam os principais ramos de atividade turística: companhias aéreas, alojamento e restauração, agentes de viagens e operadores turísticos. Esta análise visa entender a criação de valor em cada uma dessas atividades. Depois apresentam-se os aspetos macroeconómicos do turismo e dos destinos turísticos. Começa-se por apresentar os vários modelos usados para analisar a concorrência entre os destinos turísticos; depois, aborda-se o papel do Estado no desenvolvimento dos destinos turísticos e as políticas públicas no sector do turismo.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino englobam:
a) Exposição nas aulas dos conteúdos teóricos, salientando os principais exemplos, das temáticas constantes do programa, estabelecendo as ligações quer no início de cada aula com a aula anterior, quer no final de cada aula, com a aula seguinte;
Bibliografia
Vanhove, N. (2005) “The Economics of Tourism Destinations”, Elsevier;
Reece, William S. (2010) “The Economics of Tourism”, Prentice Hall; e Cooper, C., Fletcher, J., Gilbert D. e Wanhill S. (2008) “Tourism Principles and Practice” 4th edition.
Journal articles with applications related to the material covered in class.
Método de Avaliação
- 1ª Frequência: - 45 %
- 2ª Frequência: - 45 %
- Discussão dos casos práticos - 10 %