Teoria e Metodologia do Serviço Social II
Código
0105232Créditos ECTS
6Objetivos
Os objetivos da unidade curricular de Teoria e Metodologia do Serviço Social-II, visa prosseguir com o aprofundamento dos conteúdos programáticos da unidade curricular TMSS-I.
Colocar o problema da crise do paradigma dominante do Serviço Social clássico ou tradicional e da emergência de propostas de reformulação, nos anos 60/70. Um tempo de experimentação e reposicionamento do Serviço Social no quadro das ciências sociais, bem como introduzir uma análise reflexiva sobre o serviço social contemporâneo quanto às suas tendências e ético-política e à sua metodologia de intervenção.
Pretende-se que no final do semestre o aluno seja capaz de compreender o movimento de reformulação-reconceptualização do serviço social. O Serviço Social como disciplina profissional no universo das ciências sociais, tendências teóricas e ético-políticas em Serviço Social, bem como a metodologia básica da intervenção em Serviço Social.
Programa
Introdução- A modernidade na área da globalização, cidadania e serviço social
1. Crise do Paradigma Dominante e a Emergência de Propostas de Reformulação do Serviço Social no Contexto dos anos 60/70
1.1 A crise do Serviço Social clássico ou tradicional: um fenómeno de contornos internacionais. Virtualidades e limites.
1.2 A sociedade norte-americana e a necessidade de um new social work
1.3 A realidade latino americana e a problemática do subdesenvolvimento e da dependência: espaço de eclosão do Movimento de Reconceptualização do Serviço Social
1.4 A sociedade portuguesa e as mudanças ocorridas no Serv. Social a partir de 1974
2. Serviço Social e Cidadania Democrática no Tempo da Globalização
2.1 Na Nova Era das Desigualdades: Necessidades Humanas Básicas, Cidadania, Ciência e Serviço Social.
2.2 O Serviço Social como disciplina profissional de Intervenção Social no universo das Ciências Sociais
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino escolhida deriva dos objetivos e propósitos da U.C.. Deste modo, as aulas teóricas são centradas sobretudo no método expositivo na exploração teórica dos diferentes módulos temáticos do programa.
Nas aulas práticas será privilegiada a apropriação da informação e reflexão desenvolvidas nas aulas teóricas em articulação com o trabalho autónomo dos estudantes. Sessões de apresentação de trabalhos de grupo realizados pelos discentes. Pretende-se que o aluno ou o grupo de trabalho desenvolva posturas de iniciativa de pesquisa, de identificação de dificuldades/dúvidas, de sentido de responsabilidade e de cooperação.
Bibliografia
BARTLETT, Harriet M., A Base do Serviço Social, 2ª Ed., S. Paulo, Livraria Pioneira, 1979
CBCISS, Documento de Araxá- 1º Seminário de Teorização do Serviço Social, Debates Sociais, nº 4, Rio de Janeiro, CBISS, 1967
FALCÃO, M. C., Serviço Social, 3ª Ed., Rev. S. Paulo, Cortez e Morais, 1979.
FALEIROS, Vicente de Paula, Estratégias em Serviço Social, 2ªEd., S. Paulo, Cortez, 1999.
FERNANDES, Ernesto, Por uma Carta Ética da Intervenção Social, Almada, Jan. 2003, in Rev. Intervenção Social nº 28, Lisboa, ISSScoop – Departamento Ed., 2003.
GIDDENS, Antony, O Mundo na Era da Globalização, Lisboa, Presença, 2000.
KAHN, J. Alfred (org), Reformulação do Serviço Social, Rio de Janeiro, Agir, 1984.
RICHMOND, Mary, Diagnóstico Social, Lisboa, Instituto H. Dr. Ricardo Jorge, 1950.
RICHMOND, Mary, Caso Social Individual, 2ª Ed. Buenos Aires, Humanitas, 1982.
SANTOS, Boaventura de Sousa, Introdução a uma Ciência Pós-Moderna, Porto, Afrontamento, 1989.
Método de Avaliação
- 1ª Frequência: - 60 %
- Assiduidade, participação e trabalhos de grupo elaborados na aula - 10 %
- Trabalho de grupo final - 30 %