Metodologia do Ensino das Expressões Artísticas e da Educação Físico-Motora
Código
0201410Créditos ECTS
6Objetivos
1. Analisar criticamente temas e problemáticas sobre as potencialidades das áreas de Expressão Artística/EA e da Educação Físico-Motora/EFM na educação e no desenvolvimento equilibrado da criança
2. Articular, no âmbito das expressões, vários níveis de objetivos e competências relevantes para o desenvolvimento da criança na Educação Pré-Escolar e no ensino do 1. CEB.
3.Compreender as operações do processo de aprendizagem das expressões para promover experiências ativas, significativas e inclusivas.
4.Mobilizar conhecimentos no âmbito da didática no desenvolvimento de competências necessárias à concretização das etapas fundamentais do ensino das expressões (observação, planificação, condução de aula e avaliação).
5.Selecionar metodologias e estratégias adaptadas às áreas de expressão.
6.Conceber materiais e recursos dirigidos aos variados contextos de ensino, verificando as potencialidades do seu uso.
7. Preparar sequencialmente tarefas de aprendizagem, discutindo a sua coerência.
Programa
Entre os conteúdos programáticos de intervenção destacam-se os seguintes:
1. As Finalidades da EA e EFM nos contextos da EPE e 1º CEB.
2. Fundamentos e organização curricular nas diferentes áreas de expressão. O Currículo Regional da Educação Básica.
3. A Planificação nas Atividades de Expressão
4. A Intervenção Pedagógica – condições para o envolvimento e aprendizagem dos alunos;
5. As estratégias e os modelos de ensino e as formas de organização da aprendizagem em EA e EFM (imitação, descoberta, exploração, exercício, resolução de problemas, imaginação, cooperação).
6. As tarefas de aprendizagem em EA e EFM – definição, condições de realização, critérios de êxito e manipulação de tarefas.
7. Os recursos materiais (escolha e organização) e a segurança.
8. A Avaliação das várias formas de expressão da Criança – o recurso à observação e à sistematização de indicadores de desempenhos nos diferentes domínios.
Métodos de Ensino
Esta UC encontra-se organizada de forma a contemplar sessões teórico-práticas, privilegiando-se: a pesquisa online; a análise e reflexão documental; a preparação, observação e reflexão de atividades de ensino e aprendizagem; e, ainda, a elaboração de relatórios escritos. Dar-se-á relevância a trabalho de pesquisa e intervenção-ação em contexto e potenciar-se-á a troca de experiências e a cooperação entre os estudantes. Para os vários momentos de avaliação de conhecimentos e competências dos estudantes conta-se com uma avaliação contínua (formativa) e periódica.
Bibliografia
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5. Marrot, G. (2001). Didactique de l'education physique et sportive. Éditions Vigot.
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7. Reis, R. (2004). A Educação pela Arte. U. Aberta
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9.Sousa, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação. 1º, 2.º, 3.º Vol . Col. Horizontes Pedagógicos.
Piaget.