Metodologia do Ensino das Expressões Artísticas e da Educação Físico-Motora
Código
0201410Créditos ECTS
6Objetivos
1. Analisar criticamente temas e problemáticas sobre as potencialidades das áreas de Expressão Artística/EA e da Educação Físico-Motora/EFM na educação e no desenvolvimento equilibrado da criança
2. Articular, no âmbito das expressões, vários níveis de objetivos e competências relevantes para o desenvolvimento da criança na Educação Pré-Escolar e no ensino do 1. CEB.
3.Compreender as operações do processo de aprendizagem das expressões para promover experiências ativas, significativas e inclusivas.
4.Mobilizar conhecimentos no âmbito da didática no desenvolvimento de competências necessárias à concretização das etapas fundamentais do ensino das expressões (observação, planificação, condução de aula e avaliação).
5.Selecionar metodologias e estratégias adaptadas às áreas de expressão.
6.Conceber materiais e recursos dirigidos aos variados contextos de ensino, verificando as potencialidades do seu uso.
7. Preparar sequencialmente tarefas de aprendizagem, discutindo a sua coerência.
Programa
Nas diferentes áreas de expressão [Artística (EA) e da Educação Físico-Motora (EFM)] os estudantes deverão ser capazes de:
1. Pesquisar e analisar criticamente temas e problemáticas sobre as potencialidades destas áreas na educação e desenvolvimento equilibrado da criança.
2. Identificar, definir e articular vários níveis de objetivos e competências relevantes para o desenvolvimento da criança na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.CEB;
3. Compreender as operações do processo de aprendizagem para promover experiências ativas, significativas e inclusivas.
4. Mobilizar conhecimentos no âmbito da didática no desenvolvimento de competências nas etapas fundamentais de ensino (observação, planificação, condução de aula e avaliação).
5. Selecionar metodologias e estratégias adaptadas às áreas de expressão.
6. Conceber e usar materiais e recursos adequados aos variados contextos de ensino.
7. Analisar e preparar sequencialmente as tarefas de aprendizagem.
8. Pesquisar, analisar e preparar projetos de intervenção na EA e EFM – curriculares, extra curriculares, ou outros.
Entre os conteúdos programáticos de intervenção destacam-se os seguintes:
1. As Finalidades da EA e EFM nos contextos da EPE e 1º CEB.
2. Fundamentos e organização curricular nas diferentes áreas de expressão. O Currículo Regional da Educação Básica.
3. A Planificação nas Atividades de Expressão
4. A Intervenção Pedagógica – condições para o envolvimento e aprendizagem dos alunos;
5. As estratégias e os modelos de ensino e as formas de organização da aprendizagem em EA e EFM (imitação, descoberta, exploração, exercício, resolução de problemas, imaginação, cooperação).
6. As tarefas de aprendizagem em EA e EFM – definição, condições de realização, critérios de êxito e manipulação de tarefas.
7. Os recursos materiais (escolha e organização) e a segurança.
8. A Avaliação das várias formas de expressão da Criança – o recurso à observação e à sistematização de indicadores de desempenhos nos diferentes domínios.
Métodos de Ensino
As aulas decorrerão de momentos teórico-práticos e práticos, privilegiando-se: a pesquisa on-line; a análise e reflexão documental; a preparação, observação e reflexão de atividades de ensino-aprendizagem, e ainda, a elaboração de relatórios escritos. Dar-se-á relevância ao trabalho de intervenção pedagógica em contexto(s) de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo, em modelo de atelier/ aula e de projeto, e potenciar-se-á a troca de experiências e a cooperação entre os estudantes.
Bibliografia
1. Beja, F., Topa, J.M. & Madureira, C. (2018). Jogos e Projetos de Expressão Dramática. Jardins-de-infância, ATL e Escolas do 1.º CEB. Porto Editora.
2. Condessa, M. (2019). A prática física e desportiva no 1º ciclo do ensino básico: falando de modelos sustentáveis para a educação e saúde. Revista Contexto & Educação, 34(108), 189-196. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.189-196.
3. DGE (2018). As Aprendizagens Essenciais – EB . Ministério da Educação
4. DGEBS (2004). Organização Curricular e Programa do 1º Ciclo. 4.ª Edição. Editorial Ministério da Educação.
5. Ferraz, M. (2011).Educação Expressiva. Um Novo Paradigmas. Col. Expressão em terapias. Vol.II. Tuttirév Ed.
6. Lopes da Silva, I., Marques, L., Mota, L. E Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. ME/ DGE.
7. Lopes, H.; Gouveia, E.; Rodrigues, A.; Correia, A.L.; Antunes, H. e Alves, R. (2020). O Potencial Educativo da Educação Física e dos Desportos Escolares numa Escola Interativa. Ed. U.Madeira. (Sup. Elet.).
8. Martins, A. (2002). Didáctica das Expressões. Universidade Aberta.
9. Padovan, M. (2010). Dançar na Escola. Edições Fundação Calouste Gulbenkian.
10. Spodek, B. (2002). Manual de Investigação em Educar a Criança. Fundação Calouste Gulbenkian.