Metodologia do Ensino do Português

Código

0201386

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Aprofundar a compreensão da importância do desenvolvimento da consciência linguística para a aprendizagem da língua.

2. Apreender diferentes abordagens e processos de ensino e aprendizagem da língua oral e escrita no pré-escolar e no 1º C.E.B.

3. Mobilizar conhecimentos no âmbito da didática da língua portuguesa na planificação de situações de ensinoaprendizagem da língua na educação pré-escolar e no 1º C.E.B.

4. Conceber material didático que promova experiências de aprendizagem da língua ativas, significativas, multiculturais, paritárias, aos níveis pré-escolar e escolar (1º C.E.B.).

5. Conceber instrumentos de avaliação das aprendizagens

6. Participar em investigação sobre o Ensino da Literacia no Pré-escolar e no 1º C.E.B.

7. Explorar diferentes realidades do ensino do Português no mundo, os respetivos desafios e possibilidades.

Programa

Objetivos de Aprendizagem

1. Compreender a importância do desenvolvimento da consciência linguística para aprendizagem da língua.

2. Compreender as especificidades e a relevância do desenvolvimento de competências de compreensão e da expressão oral formal na escola.

3. Relacionar diferentes modelos de aprendizagem da leitura e da escrita com diferentes métodos e estratégias de ensino.

4. Apreender modos e processos de ensino e aprendizagem da língua na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico.

5. Conceber e analisar criticamente material didático e de avaliação promotor de experiências de aprendizagem da língua ativas e significativas aos níveis pré-escolar e escolar (1.º ciclo do ensino básico).

 

Conteúdos Programáticos

1. Do aprofundamento da compreensão oral à expressão oral formal:

a. etapas da compreensão e expressão oral

b. intencionalidades comunicativas e tipos de texto ao nível do oral

c. estratégias para a promoção da compreensão e da expressão oral na Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico.

2. Iniciação à leitura e à escrita

a. conceções infantis sobre a leitura e a escrita

b. estratégias de estimulação precoce

c. modelos de aprendizagem e métodos de ensino de leitura e escrita

d. escrita de produto e escrita de processo: a oficina de escrita

3. Planificação e avaliação do processo de aprendizagem da língua:

a. planificação de atividades

b. avaliação da aprendizagem em língua

c. instrumentos de avaliação

4. Materiais didáticos e textos: adequação, relevância e respeito pelos direitos humanos (multiculturalismo, paridade, linguagem não sexista, etc.)

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular combina sessões expositivas dialogadas sobre conteúdos programáticos, apoiadas em recursos áudio e vídeo, com a) sessões de análise documental e de recursos didáticos; b) sessões práticas de conceção e simulação de materiais didáticos; c) levantamento e pesquisa de atividades e recursos didáticos para a educação de infância e para o 1.º ciclo do ensino básico; d) sessões tutoriais para clarificação de conteúdos e apoio na realização dos trabalhos.

A plataforma moodle é utilizada a) para disponibilizar recursos pedagógicos usados durante as aulas e bibliografia de apoio àquelas e às tarefas dos estudantes; b) facilitar a interação entre estes e destes com a professora sobre conteúdos ou tarefas; c) bem como para potenciar a partilha de materiais didáticos e recursos bibliográficos entre os estudantes. Também poderá ser utilizada a plataforma Zoom para acompanhamento das atividades dos estudantes.

Bibliografia

Alves Martins, M. & Niza, I. (1989). Psicologia da aprendizagem da linguagem escrita. Lisboa: Universidade Aberta.

Bigas, M. & Correig, M. (2001). Didáctica de la lengua en educación infantil. Madrid: Síntesis.

Carlino, P. & Santana, D. (Coord.). (1996). Leer y escribir con sentido. Una experiencia constructivista en Educación Infantil y Primaria. Madrid: Visor.

Cassany, D.; Luna, M. & Sanz, G. (1998). Enseñar lengua. Barcelona: Editorial Graó.

Ferreiro, E. & Palacio, M. G. (Coord.). (1990). Os processos de leitura e de escrita: novas perspectivas. Porto Alegre: Editora Artes.

Ferreiro, E. & Teberosky, A. (1979). Los sistemas de escritura en el desarrollo del niño. México: Siglo Veintiuno Editores.

Ferreiro, E. (1997). Alfabetización: Teoría y Práctica. México: Siglo Veintiuno.

Gillanders, C. (2005). Aprendizaje de la lectura y la escritura en los años preescolares. Sevilha: Ed. MAD.

Hayes, C. (2016). Language, Literacy & Communication in the Early Years. Northwich: Critical Publishing.

Lopes da Silva, I. (Coord.); Marques, L.; Mata, L.; & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministérios da Educação. http://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares.pdf

Ministério da Educação (2018) Aprendizagens Essenciais – Ensino Básico – Português; https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico

Podall, M. & Comellas, M. J. (1996). Estrategias de aprendizaje. Su aplicación en las áreas verbal y matemática. Barcelona: Editorial Laertes.

Rog, L. J. (2002). Early Literacy instruction in kindergarten. Newark: International Reading Association.

Santos, A. & Alves Martins, M. (2005). Avaliação das Práticas de Leitura e Escrita em Jardim-de-Infância. Infância e Educação – Investigação e Práticas, 7, 59-69.

Santos, A. I. (2007). A abordagem à leitura e à escrita no jardim-de-infância: concepções e práticas dos educadores de infância. Tese de doutoramento não publicada. Ponta Delgada: Universidade dos Açores.

Teberosky, A. & Colomer, T. (2003). Aprender a ler e a escrever. Uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed.

Viana, F. & Teixeira, M. (2002). Aprender a ler − da aprendizagem informal à aprendizagem formal. Porto: ASA.

Método de Avaliação