Metodologia do Ensino do Português
Código
0201386Créditos ECTS
6Objetivos
1. Aprofundar a compreensão da importância do desenvolvimento da consciência linguística para a aprendizagem da língua.
2. Apreender diferentes abordagens e processos de ensino e aprendizagem da língua oral e escrita no pré-escolar e no 1º C.E.B.
3. Mobilizar conhecimentos no âmbito da didática da língua portuguesa na planificação de situações de ensinoaprendizagem da língua na educação pré-escolar e no 1º C.E.B.
4. Conceber material didático que promova experiências de aprendizagem da língua ativas, significativas, multiculturais, paritárias, aos níveis pré-escolar e escolar (1º C.E.B.).
5. Conceber instrumentos de avaliação das aprendizagens
6. Participar em investigação sobre o Ensino da Literacia no Pré-escolar e no 1º C.E.B.
7. Explorar diferentes realidades do ensino do Português no mundo, os respetivos desafios e possibilidades.
Programa
Objetivos de Aprendizagem
1. Compreender a importância do desenvolvimento da consciência linguística para aprendizagem da língua.
2. Compreender as especificidades e a relevância do desenvolvimento de competências de compreensão e da expressão oral formal na escola.
3. Relacionar diferentes modelos de aprendizagem da leitura e da escrita com diferentes métodos e estratégias de ensino.
4. Apreender modos e processos de ensino e aprendizagem da língua na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico.
5. Conceber e analisar criticamente material didático e de avaliação promotor de experiências de aprendizagem da língua ativas e significativas aos níveis pré-escolar e escolar (1.º ciclo do ensino básico).
Conteúdos Programáticos
1. Do aprofundamento da compreensão oral à expressão oral formal:
a. etapas da compreensão e expressão oral
b. intencionalidades comunicativas e tipos de texto ao nível do oral
c. estratégias para a promoção da compreensão e da expressão oral na Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico.
2. Iniciação à leitura e à escrita
a. conceções infantis sobre a leitura e a escrita
b. estratégias de estimulação precoce
c. modelos de aprendizagem e métodos de ensino de leitura e escrita
d. escrita de produto e escrita de processo: a oficina de escrita
3. Planificação e avaliação do processo de aprendizagem da língua:
a. planificação de atividades
b. avaliação da aprendizagem em língua
c. instrumentos de avaliação
4. Materiais didáticos e textos: adequação, relevância e respeito pelos direitos humanos (multiculturalismo, paridade, linguagem não sexista, etc.)
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular combina sessões expositivas dialogadas sobre conteúdos programáticos, apoiadas em recursos áudio e vídeo, com a) sessões de análise documental e de recursos didáticos; b) sessões práticas de conceção e simulação de materiais didáticos; c) levantamento e pesquisa de atividades e recursos didáticos para a educação de infância e para o 1.º ciclo do ensino básico; d) sessões tutoriais para clarificação de conteúdos e apoio na realização dos trabalhos.
A plataforma moodle é utilizada a) para disponibilizar recursos pedagógicos usados durante as aulas e bibliografia de apoio àquelas e às tarefas dos estudantes; b) facilitar a interação entre estes e destes com a professora sobre conteúdos ou tarefas; c) bem como para potenciar a partilha de materiais didáticos e recursos bibliográficos entre os estudantes. Também poderá ser utilizada a plataforma Zoom para acompanhamento das atividades dos estudantes.
Bibliografia
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