Metodologia do Ensino do Português

Código

0201386

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Aprofundar a compreensão da importância do desenvolvimento da consciência linguística para a aprendizagem da língua.

2. Apreender diferentes abordagens e processos de ensino e aprendizagem da língua oral e escrita no pré-escolar e no 1º C.E.B.

3. Mobilizar conhecimentos no âmbito da didática da língua portuguesa na planificação de situações de ensinoaprendizagem da língua na educação pré-escolar e no 1º C.E.B.

4. Conceber material didático que promova experiências de aprendizagem da língua ativas, significativas, multiculturais, paritárias, aos níveis pré-escolar e escolar (1º C.E.B.).

5. Conceber instrumentos de avaliação das aprendizagens

6. Participar em investigação sobre o Ensino da Literacia no Pré-escolar e no 1º C.E.B.

7. Explorar diferentes realidades do ensino do Português no mundo, os respetivos desafios e possibilidades.

Programa

1. Do aprofundamento da compreensão oral à expressão oral formal
a.etapas da compreensão e expressão oral
b.intencionalidades comunicativas e tipos de texto ao nível do oral
c.estratégias para a promoção da compreensão e da expressão oral na ed. pré-escolar e 1º CEB
2.Iniciação à leitura e à escrita
a.conceções sobre a leitura e a escrita

b.estratégias de estimulação precoce
c.modelos de aprendizagem e métodos de ensino de leitura e escrita
d.etapas e estratégias da leitura e da escrita
e.escrita de processo
3.planificação e avaliação do processo de aprendizagem da língua
a.planif.de atividades
b.avaliação da aprendizagem em língua
c.instrumentos de avaliação
4.Materiais didáticos e textos: adequação, relevância e respeito pelos direitos humanos (multiculturalismo,
paridade, linguagem não sexista, etc.)
5.Investigação sobre o ensino da literacia na escola
6.O ensino do Português no mundo
a.diferentes programas
b.materiais didáticos online e outros suportes

Métodos de Ensino

A UC combina sessões expositivas dialogadas sobre conteúdos programáticos, apoiadas em recursos áudio e vídeo, com sessões de análise documental, debate, apresentação oral e discussão de trabalhos, conceção (em pares) de atividades e materiais didáticos, simulação de atividades para aperfeiçoamento de materiais e atividades, implementação de atividades e aplicação de questionários em jardins-de-infância e escolas do 1º CEB, sessões tutoriais na sala ou através de skype, para clarificação de conteúdos e apoio na realização dos trabalhos. O moodle é utilizado para disponibilizar recursos pedagógicos usados durante as aulas, bibliografia de apoio a aulas e trabalhos, facilitar a interação entre estudantes e professora sobre conteúdos ou tarefas. A avaliação assenta em: 1) participação na aula e em fóruns do moodle - 10%; 2) trabalho prático e reflexão escrita - 50%; 3) participação nas diferentes fases da investigação - 40%.

Bibliografia

Barragán, C. et al. (2005). Hablar en classe. Cómo trabajar la lengua oral en el centro escolar. Barcelona: Graó.
Casanova, I. & Faria, R. (2012). Português para o mundo. Manual do aluno – Português língua não materna. Lisboa:
Plátano.
Cruz, V. (2007). Uma abordagem cognitiva da leitura. Lisboa: LIDEL
Evangelista, A. et al. (Org.). (2003). A escolarização da leitura literária: O jogo do livro infantil e juvenil. Belo
Horizonte: Autêntica.
Gillanders, C. (2005). Aprendizage de la lectura y la escritura en los años preescolares. Sevilha: Ed. MAD.
Lopes, J. et al. (2004). Aprendizagem, ensino e dificuldades da leitura. Coimbra: Quarteto.
Portugal, G. & Laevers, F. (2010). Avaliação em educação pré-escolar: Sistemas de acompanhamento das crianças.

Porto: Porto Editora. Teberosky, A. & Colomer, T. (2003). Aprender a ler e a escrever. Uma proposta construtivista. P.A.: Artmed. Viana, F. & Teixeira, M. (2002). Aprender a ler: Da aprend informal à aprend formal. Porto: ASA.

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação - 10 %
  • participação nas diferentes fases da investigação - 40 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50 %