História dos Grupos Sociais
Código
0105675Créditos ECTS
6Objetivos
1. Obter conhecimentos fundamentais sobre conceitos, problemas, categorias, temáticas e dinâmicas centrais da História Social.
2. Desenvolver capacidade de pensar e discutir fundamentadamente a construção do vocabulário sociopolítico e das realidades dos grupos sociais, com o contributo da análise sociológica.
3. Compreender os mecanismos de organização, estratificação, identificação, representação, mobilidade e cristalização das categorias sociais nas sociedades europeias ocidentais desde o Império Romano até ao fim do século XX.
Programa
1. Especificidades da História dos Grupos Sociais
1.1. A história social entre a história e a sociologia
1.2. Uma história da história social: a construção de um subcampo disciplinar
1.3. Tendências e resultados das investigações nas últimas décadas
2. Estratificação social
2.1. Vocábulos e conceitos
2.2. Fatores distintivos dos grupos sociais
2.3. Sociedades de diferentes tipos: grupos de "status"; castas; ordens; classes
3. Principais características e evolução histórica da sociedade europeia ocidental
3.1. Na Antiguidade Clássica
3.2. Na Idade Média
3.3. Na Idade Moderna
3.4. Na Idade Contemporânea
Métodos de Ensino
1. São usados métodos centrados na professora (exposição) e métodos ativos centrados no aluno (apresentações orais e debates na aula).
2. A exposição pela docente foca algumas questões teóricas e, sobretudo, a apresentação das linhas gerais da estratificação social e das dinâmicas sociais na Europa desde a Idade Média até ao mundo contemporâneo.
3. Os estudantes leem e debatem nas aulas textos relacionados com as questões centrais tratadas na unidade curricular e que demonstrem a aprendizagem de conceitos e de realidades históricas. Deste modo, os próprios estudantes são chamados a participar no ensino dos seus pares de um modo que acreditamos promove a articulação entre ensino e aprendizagem.
Bibliografia
Informação disponível em breve.
Método de Avaliação
- 1ª Frequência - 50 %
- 2ª Frequência - 50 %