Oficina de Escrita em Português
Código
0103012Créditos ECTS
6Objetivos
- Melhorar a competência escrita.
- Aprofundar o conhecimento da língua portuguesa.
- Conhecer as cumplicidades entre leitura e escrita.
- Compreender e experimentar algumas técnicas de escrita criativa.
- Descobrir influências na escrita alheia.
- Desenvolver a capacidade de escrita autónoma.
- Desbloquear e trabalhar a criatividade pessoal.
Programa
Saber ler: gosto, estilo e influência.
Desbloquear a criatividade: estímulos e rotinas.
A máxima da escrita: mostrar ou contar?
Convenções de escrita: a pontuação, a concisão, o uso de maiúsculas, itálico, as aspas em português e em inglês, números.
Motivações para a escrita:
Palavra puxa palavra
Número puxa frase
Objeto puxa parágrafo
Imagem puxa slogan
Dia puxa crónica
Emoção puxa diálogo
Poema puxa texto narrativo
Universos sensoriais: usar os cinco sentidos.
Locais e espaços da escrita e da leitura.
Construção de personagens e a estrutura do conto tradicional.
Técnicas de tradução do Inglês para o Português.
Bases de crítica e recensão literárias: o resumo, a interpretação, a fundamentação.
Ritos de reescrita.
Métodos de Ensino
A disciplina, dada a sua natureza prática, consistirá predominantemente em sessões de leitura e de escrita, em contexto de aula, sempre precedidas de considerações teóricas sobre os temas e os tipos de texto que estão a ser escritos ou analisados e, sempre que se justifique, por exercícios de desbloqueio da criatividade. Para cada exercício de escrita haverá um exemplo prévio, que servirá de modelo a partir do qual cada aluno(a) desenvolverá o seu texto. Após a escrita, os alunos lerão os textos escritos pelos colegas e pronunciar-se-ão sobre eles. A turma fará, sempre que necessário, exercícios de reescrita até ser produzida a versão final.
Bibliografia
Belsey, Catherine, A prática crítica, Lisboa: Edições 70, 1982.
Bloom, Harold, A Angústia da influência, (trad. port. Miguel Tamen), Lisboa: Cotovia 1991.
Idem, Génio (tradução portuguesa de Cristina Rodriguez e Artur Guerra), Lisboa: Temas e Debates – Círculo de Leitores, 2014.
Manguel, Alberto, Uma história da leitura, Lisboa: Editorial Presença, 2010.
Nash, Christopher (ed.), Narrative in Culture. The Uses of Storytelling in the Sciences, Philosophy, and Literature, London & New York: Routledge, 1994, 4ª ed. [1990].
Reis, Carlos, Construção da leitura, Coimbra: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1982.
Reis, Carlos; Lopes, Ana Cristina Lopes (coord.), Dicionário de Narratologia, Coimbra: Almedina, 1987.
Yagleski, Robert P., The Essentials of Writing – Ten Core Concepts, New York: Cengage Learning, 2015.
Zinsser, William, On Writing Well, New York: Harper, 1988.
Método de Avaliação
Mini Testes - 100 %