Complementos de Sociedades, Territórios e Acção Humana

Código

0105783

Créditos ECTS

6

Objetivos

Aprofundar conhecimentos na área transdisciplinar das Sociedades, Territórios e Ação Humana Pesquisar, de modo sistemático, conceitos como, por exemplo, “ordenamento do território”, e suas implicações na qualidade de vida das pessoas, das populações, dos ecossistemas humanos e dos ambientes educativos formais e informais, escolares e não escolares. Evidenciar as relações e consequências entre as ações humanas – individuais e coletivas – e a preservação do Planeta. Analisar, numa ótica reflexiva, documentos nacionais, europeus e internacionais sobre as questões dos territórios, dos espaços (físicos e virtuais) e verificação dos seus impactos concretos Problematizar os princípios, finalidades, objetivos, agentes e destinatários do (re)ordenamento do território e o seu interesse como objeto de estudo para projetos educativos, estudados nas suas correlações e complexidades Questionar o sentido da “Ecologia” da Ação Humana

Programa

 Objetivos: 

1-Aprofundar conceitos como Educação, Ação Humana, Direitos Humanos, Cidadania, Liberdade e Segurança.  

  2- Aprofundar conhecimentos na área transdisciplinar das Sociedades, Territórios e Ação Humana   

3) Analisar a relevância dos projetos de intervenção social e comunitária no âmbito da Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

4) Pesquisar, de modo sistemático, conceitos como, por exemplo, “ordenamento do território”, e suas implicações na qualidade de vida das pessoas, das populações, dos ecossistemas humanos e dos ambientes educativos formais e informais, escolares e não escolares

5) Evidenciar as relações e consequências entre as ações humanas – individuais e coletivas – e a preservação do Planeta, - Mãe Terra -, questionando o sentido da “Ecologia” da Ação Humana  

6) Analisar, numa ótica reflexiva, documentos nacionais, europeus e internacionais sobre as questões dos territórios, dos espaços (reais físicos e reais virtuais) e verificação dos seus impactos concretos na vida das pessoas, das comunidades, dos povos e do mudo

7) Problematizar os princípios, finalidades, objetivos, agentes e destinatários do (re)ordenamento do território e o seu interesse como objeto de estudo para projetos educativos, estudados nas suas correlações e complexidades

8) Estudar, em alguns dos seus aspetos fundamentais, o 25 de abril de 1974 e perspetivar modos de trabalhar na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico  

 

Conteúdos:

1-      Ação Humana, Sociedades e (re)ordenamento dos Territórios: do campo, da cidade e da sua interação – o que pode fazer a Educação?

2-      Cidades educadoras, diversidade cultural, multiculturalidade, interculturalidade:  convivências, confrontos e diálogos

3-      Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: O Cuidado Humano com o Planeta Terra como Casa Comum

4-      Educação, Segura, Defesa e Paz: que relação?

5-      Educação para os Média e Tecnologias da Informação e da Comunicação: implicações no Estudo do Meio

6-      Educação, Direitos Humanos e Voluntariado: Sentido(s) da Ação Humana para a (re)construção de uma Comunidade Humana

7-      Educação, espaço(s), tempo(s), economia(s), Cultura(s), Cidadania(s) e desenvolvimento integrado.

8-      Educação, Paisagem Física, Humana e Humanizada – interesses individuais e interesse público (ex. o caso das SCUTS)

9-       (Re)Ordenamento do Território nas suas diferentes dimensões e extensões: local, regional, racional, europeu e mundial – interdependências e (des)globalização

10-  A Natureza, o Homem e as Instituições – complexidade dos fenómenos e a Ecologia da Ação Humana

11-  Direitos Humanos, Direitos dos Animais, das Coisas, da Terra

12-  O 25 de abril de 1974: Sociedades, Territórios e Ação Humana, em várias dimensões pré-revolução, revolução e traços de um percurso de 50 anos

 

Métodos de Ensino

 

As metodologias privilegiam atividades autónomas de investigação e em interação. Haverá aulas expositivas (no sentido etimológico e ontológico do termo), bem como aulas de exposição dialogada. Haverá uma diversidade de metodologias que combinem atividades letivas de ensino e aprendizagens. Em diálogos sistemáticos, com o docente e com os demais colegas, os alunos serão, sempre sujeitos epistémicos (re)construtores do(s) conhecimento(s), ancorados numa educação e didática antropológica. Serão proporcionadas ocasiões para que os estudantes conceberem e organizarem cadernos e outros dispositivos pedagógicos e didáticos, com implicações nas comunidades escolares e extra-escolares. Serão realizadas visitas de estudo, exposições públicas e debates alargados com diferentes público, etc. A avaliação será contínua e a classificação será ponderada deste modo: um Teste/Frequência, com um peso de 50% (com perguntas de diferentes níveis de identificação de conhecimentos e de problematização) e um trabalho individual ou em pares (duas pessoas). 

Bibliografia

 

CNE (2004). Educação e Direitos Humanos. Lisboa: Conselho Nacional de Educação.

CNE (1994). A educação e os meios de comunicação social. Lisboa: Conselho Nacional de Educação.

Delors, Jacques (1996). [ Coord. de]. Educação, um tesouro a descobrir. Rio Tinto: Edições ASA.

Giddens, Anthony (2006). O mundo na era da globalização. Lisboa: Editorial Presença. (6ª Edição). 

 Godinho, Vitorino Magalhães (2011). Problematizar a Sociedade. Lisboa: Quetzal. (apenas o último capítulo). 

Hessel, Stéphane (2011). Empenhai-vos. Lisboa: Edições Planeta.

Medeiros, Emanuel Oliveira (2008). Pensar como uma Montanha de Aldo Leopold: Um caminho de Educação e Ética Ambiental. Ribeira Grande: Amigos dos Açores

Morin, Edgar (2007). Cultura e Barbárie Europeias. Lisboa. Instituto Piaget.

Melo,João Joanaz in CNE (1995). Educação Ambiental. Atas do Colóquio. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.

 Pimenta, Carlos In CNE (1995). Educação Ambiental. Atas do Colóquio. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.

Vários Documentos Nacionais, Europeus e Internacionais sobre questões do Ordenamento do Território (Ex: DGOT [Direção Geral do Ordenamento do Território]. (s/d). Carta Europeia Do Ordenamento do Território. Lisboa: Ministério do Planeamento e da Administração do Território.

Método de Avaliação