Ciências da Natureza

Código

0105786

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Obter conhecimentos, aptidões e competências da história da Terra e da evolução da vida, que levem os alunos a compreender melhor o meio ambiente e a intervir com responsabilidade na sociedade;

2. Conhecer conceitos e procedimentos básicos das Ciências da Natureza;

3. Refletir sobre conceitos unificadores da Biologia;

4. Reconhecer a Biologia como ciência neutra em pleno progresso e desenvolvimento, que se baseia na observação e experimentação

5. Tomar consciência do impacto social e ético da Biologia moderna.

Programa

Conteúdos programáticos

1. Conceitos básicos de Física e Química

2. O Sistema Solar e a Terra

3. A Geodinâmica interna

4. A Geodinâmica externa

5. Os mecanismos inerentes à manutenção da vida

6. Sistemática e Taxonomia

7. Classificação e diversidade dos seres vivos

8. O património natural do planeta e o caso dos Açores:

 

Syllabus

1. Fundamentals of Physics and Chemistry;

2. The Solar System and Earth;

3. The internal Geodynamics;

4. External Geodynamics;

5. The mechanisms involved in the maintenance of life;

6. Systematic and Taxonomy;

7. Classification and diversity of living beings;

8. The natural heritage of the planet and the case of the Azores.

Métodos de Ensino

Demonstração da coerência das metodologias

A metodologia de ensino-aprendizagem baseia-se atividades teórico-práticas e atividades assíncronas, de modo a poder desenvolver as capacidades cognitiva, afetiva e psicomotora dos discentes, numa perspetiva de que a construção das competências a adquirir seja centrada no aluno. A interligação entre métodos e os objetivos assume especial relevância nesta UC, de modo a orientar os discentes na organização e gestão dos momentos de estudo. A articulação entre a componente teórica e a componente prática merece importância particular, com o fim aumentar a qualidade da aprendizagem. Os métodos aplicados nas aulas e as atividades assíncronas, são suportados pela utilização de tecnologias mais atraentes à atual geração de alunos, tais como os fóruns e as atividades baseadas na Web (exercícios em ambiente virtual), dando espaço para os alunos construírem, ao seu ritmo, o seu próprio conhecimento e desenvolverem as suas competências. As atividades laboratoriais permitem que os alunos explorem experimental e ativamente os conteúdos temáticos.

 

Evidence of the teaching methodologies

The training methodology is based on activities that integrate theoretical and practical lessons and asynchronous activities, in order to develop the cognitive, affective and psychomotor skills of students, in a perspective that the construction of the competences is student-centered. The interconnection between these methods and the defined objectives are of particular relevance in this course, in order to guide the students in the organization and management of study periods. The link between the theoretical and the practical components deserves particular importance in order to increase the quality of learning. The methods applied in the classroom and asynchronous activities are supported through the use of more attractive technology to the current generation of students, such as forums and web-based activities (exercises in a virtual environment), giving space for students to construct their own knowledge and develop their skills, at their own pace. Laboratory activities allow students to explore and actively experiment the thematic contents.

Bibliografia

Bibliografia principal:

Main bibliography:

AZEVEDO, C., 1994, Biologia Celular, Ledel Lda. Lisboa.

CARVALHO, A., CARVALHO, C., FERRAND, F., MADEIRA, V., NOBRE, A., & E. PIRES., 1984, Biologia Funcional, Livraria Almedina,

Coimbra.

JONES, A., REED, R. & J. WEYERS, 2003, Practical Skills in Biology, Pearson, Harlow

JONES, K. C. & A. J. GAUDIN, 1977, Introdução à Biologia, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

OLIVEIRA, E., PEDROSA, C. & R. PIRES, 1999, Ciências da Terra e da Vida do Big-Bang à Célula, Texto Editora, Lisboa.

ROGERS, N., BLAKE, S. & K. BURTON, 2008, An Introduction to Our Dynamic Planet, Cambridge University Press, Milton Keynes.

RUSSEL, S., FINNEN, M. & S. LAWTON, 1993, General biology lab manual: investigation into life´s phenomena, For Worth: Saunders

College Publ., New York.

REBOIRAS, M.D., 2005, Química: La ciencia básica”. Thomson. Madrid

SCJMID, G.H., 1988, Química Biológica: Las bases químicas de la vida, McGraw-Hill Interamericana, México.

TIPLER, P. A., 1992, Física, Vols 1 y 2. Ed. Reverté, Barcelona.

SMITH, WILLIAM F., 1998, Princípios de Ciência e Engenharia de Materiais, McGraw-Hill de 

Método de Avaliação