Iniciação à Prática Profissional em Jardim de Infância

Código

0105788

Créditos ECTS

3

Objetivos

1. Consolidar conhecimentos sobre os principais modelos curriculares que orientam a ação pedagógica em educação de infância, mobilizando-os na compreensão de práticas observadas em jardins de infância;

2. Identificar os princípios pedagógico-didáticos que subjazem à prática educativa em educação de infância e que norteiam a organização e gestão do ambiente educativo;

3. Analisar de forma crítica e reflexiva as orientações curriculares para a educação de infância, discutindo diferentes possibilidades de apropriação das mesmas por parte de educadores;

4. Intervir em contexto de educação de infância, partindo da problematização de situações observadas - suscetíveis de serem estudadas no âmbito de processos de investigação desenvolvidos ao longo do curso com envolvimento de várias unidades curriculares.

5. Avaliar a intervenção implementada, analisando criticamente o processo e os resultados da ação pedagógica desenvolvida.

Programa

1. Modelos Curriculares para a Educação de Infância: princípios orientadores da ação pedagógica;

2. Orientações Curriculares para a Educação de Infância: Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e Currículo Regional de Educação Básica;

3. Organização e gestão da intervenção pedagógica em educação de infância: organização do espaço e dos materiais e equipamentos, organização do tempo, planificação e organização das atividades educativas, avaliação do processo educativo;

4. O papel do educador de infância na planificação, organização, implementação e avaliação das atividades Educativas.

Métodos de Ensino

A UC funcionará, de acordo com o “Regulamento da Componente de Iniciação à Prática Profissional da LEB”, em momentos de observação de práticas de educadores, em sessões de prática pedagógica nas instituições de acolhimento, algumas delas supervisionadas por docentes da Universidade dos Açores e em sessões presenciais na UAc. No quadro do modelo de formação adotado, as práticas observadas e realizadas pelos estudantes estão sujeitas à possibilidade de serem alvo de estudo sistemático, no âmbito de ciclos de investigação em pequena escala, realizados ao longo do curso em articulação com outras unidades curriculares, sob a liderança do coordenador do curso e dos docentes responsáveis pelas unidades curriculares mais diretamente focadas em questões de investigação.

Em termos de gestão do trabalho a realizar nesta unidade curricular, por um lado haverá sessões de trabalho de caráter mais teórico, que procurarão o aprofundamento, análise e sistematização de informação científica e pedagógica relativa ao contexto educativo em causa. Por outro lado, realizar-se-ão sucessivas aproximações ao contexto educativo em questão, através das oportunidades de observação de práticas de educadores de infância acompanhantes, devidamente analisadas e criticamente refletidas, e de análise e discussão de práticas pedagógicas concebidas, implementadas e devidamente acompanhadas pelos docentes acompanhantes e da Universidade dos Açores, que incluirão situações de observação, análise, planificação, implementação e avaliação da prática pedagógica em jardim de infância.

As intervenções em contexto educativo deverão, preferentemente, ser realizadas em instituições distintas das frequentadas em anteriores unidades curriculares de Iniciação à Prática Profissional.

Bibliografia

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- Vasconcelos, T. (2009). A Educação de Infância no cruzamento de fronteiras. Lisboa: Texto Editores.

Método de Avaliação

  • Documento de caracterização e análise do ambiente educativo, numa perspetiva investigativa – trabalho de par - 50 %
  • Sequências didáticas e reflexão sobre o trabalho desenvolvido – as sequências serão realizadas a par e corresponderão a 25% da nota e a reflexão será individual e corresponderá a 25% da nota - 50 %