Oficina da Oralidade e da Escrita
Código
0105790Créditos ECTS
6Objetivos
1. Refletir sobre os princípios reguladores da interação discursiva.
2. Aprofundar o conhecimento de técnicas de comunicação oral e escrita.
3. Consolidar conhecimentos gramaticais.
4. Aperfeiçoar a capacidade comunicativa, a nível oral e escrito.
5. Planificar e produzir, com eficácia e correcção, textos de natureza diversa.
Programa
1. A comunicação: o ato comunicativo, os seus intervenientes e outros elementos inerentes (contextos); a competência comunicativa.
2. Língua, norma, variedades e registos: a norma padrão, as variedades geográficas e sociais; o registo oral e o registo escrito; o registo formal e o registo informal.
3. Os elementos constitutivos do discurso e do texto: a coerência; a coesão e os seus marcadores.
4. A heterogeneidade e diversidade discursiva e textual: o literário e o não literário; o científico e o não científico; o de 1.ª pessoa e o de 3.ª pessoa; o público e o privado; o profissional e o não profissional, e respetivas subclasses.
5. As diferentes fases da preparação de apresentações orais e de textos escritos: pré-escrita, planificação, rascunho, revisão e edição.
6. A correção linguística: ortografia, acentuação e pontuação; ortoépia e entoação, questões de léxico e aspetos sintático-semânticos.
Métodos de Ensino
As aulas serão teórico-práticas. A apresentação de novos conteúdos será seguida da resolução de exercícios e da sua aplicação na produção de enunciados de diversos tipos. Recorrer-se-á à leitura e comentário de diferentes textos, podendo haver o visionamento de pequenas peças audiovisuais.
Recorrer-se-á à leitura e comentário de diferentes textos, bem como ao visionamento de pequenas peças audiovisuais. Far-se-á o acompanhamento dos alunos através do moodle.
Bibliografia
AREAL, A. (dir.) 2004. Curso de Português. Questões de Gramática. Noções de Latim, Porto, Asa.
BERGSTRÖM, M. & NEVES REIS, 2007. Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa, Cruz Quebrada, Casa das Letras.
CINTRA, L. F. Lindley & CUNHA, C. 1998 [1984]. Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá da Costa.
ESTRELA, E. et al. 2003. Saber Escrever, Saber Falar. Um guia completo para usar correctamente a língua portuguesa, Lisboa, Dom
Quixote.
ESTRELA, E., SOARES, M. A. & LEITÃO, M. J., 2008. Saber Escrever uma Tese e Outros Textos, Lisboa, Dom Quixote.
MALACA CASTELEIRO, J. (coord.), 2001. Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, Lisboa, Academia das Ciências e Editorial
Verbo.
MONTENEGRO, H., 2005. Português para todos. A gramática da comunicação, Mirandela, João Azevedo Editor.
PERES, J. & MÓIA, T., 1995. Áreas Críticas da Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho.
SERRANO, P., 2004. Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, Lisboa, Relógio d’Água
Método de Avaliação
Avaliação:
A avaliação será contínua e o cálculo da classificação final respeitará os seguintes indicadores:
1) Prova Escrita de Frequência 1 – 45%
2) Prova Escrita de Frequência 2 – 45%
3) Participação e trabalhos realizados em aula – 10%
