Oficina de Didáticas em 1º Ciclo do ensino básico
Código
0201389Créditos ECTS
6Objetivos
Os alunos devem ser capazes de:
1) Problematizar experiências de aprendizagem inerentes ao contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nas variadas áreas curriculares;
2) Analisar estratégias de intervenção coerentes, significativas e contextualizadas, que permitam dar resposta a
necessidades inerentes ao trabalho em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico;
3) Aprofundar conhecimentos científicos e competências adquiridas em cada uma das áreas curriculares do 1.º
Ciclo do Ensino Básico;
4) Analisar materiais e recursos pedagógicos, visando a conceção de novos recursos de apoio à prática educativa
em contexto, no 1.º Ciclo do Ensino Básico;
5) Dinamizar oficinas destinadas a promover aprendizagens em cada uma das áreas curriculares, no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Programa
Os conteúdos a mobilizar serão todos aqueles que dizem respeito à organização e funcionamento dos processos de aprendizagem, no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em cada uma das áreas curriculares presentes nas Orientações Curriculares e nos programas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente:
1) os fundamentos teórico-metodológicos de prática pedagógica contexto no 1.º Ciclo do Ensino Básico;
2) os contextos familiares, escolares e extra-escolares na criação de ambientes favoráveis ao 1.º Ciclo do Ensino Básico;
3) a gestão de espaços, tempos e recursos humanos e materiais pedagógicos;
4) a intervenção pedagógica;
5) o papel do professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico na conceção, implementação e avaliação das aprendizagens;
6) os ambientes de aprendizagem enquanto elementos veiculadores de aprendizagens significativas.
Estes conteúdos serão abordados em função dos interesses e das necessidades formativas emergentes dos alunos, em cada uma das áreas.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino e aprendizagem a seguir terá como perspetiva a concretização de atividades práticas –
Oficinas. No entanto, podem delinear-se diferentes momentos:
- Exploração dos principais conceitos dos temas a abordar;
- Realização de sessões de trabalho individual e/ou em grupo;
- Apresentação, debate e reflexão sobre conteúdos científicos inerentes às áreas e domínios de conteúdo.
- Vivência de situações, individualmente ou em grupo, onde os estudantes possam enriquecer as suas capacidades de organização de oficinas nas diferentes áreas e domínios.
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