Oficina de Didáticas em 1º Ciclo do ensino básico
Código
0201389Créditos ECTS
6Objetivos
Os alunos devem ser capazes de:
1) Problematizar experiências de aprendizagem inerentes ao contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nas variadas áreas curriculares;
2) Analisar estratégias de intervenção coerentes, significativas e contextualizadas, que permitam dar resposta a
necessidades inerentes ao trabalho em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico;
3) Aprofundar conhecimentos científicos e competências adquiridas em cada uma das áreas curriculares do 1.º
Ciclo do Ensino Básico;
4) Analisar materiais e recursos pedagógicos, visando a conceção de novos recursos de apoio à prática educativa
em contexto, no 1.º Ciclo do Ensino Básico;
5) Dinamizar oficinas destinadas a promover aprendizagens em cada uma das áreas curriculares, no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Programa
Os conteúdos a mobilizar serão todos aqueles que dizem respeito à organização e funcionamento dos processos de aprendizagem, no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em cada uma das áreas curriculares presentes nos programas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente:
× os fundamentos teórico-metodológicos de prática pedagógica contexto no 1.º Ciclo do Ensino Básico;
× os contextos familiares, escolares e extra-escolares na criação de ambientes favoráveis ao 1.º Ciclo do Ensino Básico;
× a gestão de espaços, tempos e recursos humanos e materiais pedagógicos;
× a intervenção pedagógica;
× o papel do professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico na conceção, implementação e avaliação das aprendizagens;
× os ambientes promotores de integração curricular, enquanto elementos veiculadores de aprendizagens significativas.
Estes conteúdos serão abordados em função dos interesses e das necessidades formativas emergentes dos alunos, em cada uma das áreas.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino e aprendizagem a seguir terá como perspetiva a concretização de atividades práticas – Oficinas.
No entanto, podem delinear-se diferentes momentos:
- Exploração dos principais conceitos dos temas a abordar;
- Realização de sessões de trabalho individual e/ou em grupo;
- Apresentação, debate e reflexão sobre conteúdos científicos inerentes às áreas e domínios de conteúdo.
- Planificação e vivência de situações, individualmente ou em grupo, onde os estudantes possam enriquecer as suas capacidades de organização de oficinas nas diferentes áreas e domínios.
Será incentivada um participação ativa, pertinente e sistemática por parte dos formandos, cumprindo a calendarização prevista.
Bibliografia
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2. Dufour, B. & Maingain, A. (2008). Abordagens Didáticas da Interdisciplinaridade. Instituto Piaget.
3. Migueis, M. R. (2007). Educação Matemática na Infância - Abordagens e Desafios. Ed. Gailivro.
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