Oficina de Didáticas em 1º Ciclo do ensino básico

Código

0201389

Créditos ECTS

6

Objetivos

Os alunos devem ser capazes de:

1) Problematizar experiências de aprendizagem inerentes ao contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nas variadas áreas curriculares;
2) Analisar estratégias de intervenção coerentes, significativas e contextualizadas, que permitam dar resposta a
necessidades inerentes ao trabalho em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico;
3) Aprofundar conhecimentos científicos e competências adquiridas em cada uma das áreas curriculares do 1.º
Ciclo do Ensino Básico;
4) Analisar materiais e recursos pedagógicos, visando a conceção de novos recursos de apoio à prática educativa
em contexto, no 1.º Ciclo do Ensino Básico;
5) Dinamizar oficinas destinadas a promover aprendizagens em cada uma das áreas curriculares, no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Programa

Os conteúdos a mobilizar serão todos aqueles que dizem respeito à organização e funcionamento dos processos de aprendizagem, no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em cada uma das áreas curriculares presentes nas Orientações Curriculares e nos programas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente:

1) os fundamentos teórico-metodológicos de prática pedagógica contexto no 1.º Ciclo do Ensino Básico;
2) os contextos familiares, escolares e extra-escolares na criação de ambientes favoráveis ao 1.º Ciclo do Ensino Básico;
3) a gestão de espaços, tempos e recursos humanos e materiais pedagógicos;
4) a intervenção pedagógica;
5) o papel do professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico na conceção, implementação e avaliação das aprendizagens;
6) os ambientes de aprendizagem enquanto elementos veiculadores de aprendizagens significativas.

Estes conteúdos serão abordados em função dos interesses e das necessidades formativas emergentes dos alunos, em cada uma das áreas.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino e aprendizagem a seguir terá como perspetiva a concretização de atividades práticas –
Oficinas. No entanto, podem delinear-se diferentes momentos:

- Exploração dos principais conceitos dos temas a abordar;
- Realização de sessões de trabalho individual e/ou em grupo;
- Apresentação, debate e reflexão sobre conteúdos científicos inerentes às áreas e domínios de conteúdo.
- Vivência de situações, individualmente ou em grupo, onde os estudantes possam enriquecer as suas capacidades de organização de oficinas nas diferentes áreas e domínios.

A participação ativa, pertinente e sistemática dos formandos será incentivada. Para os vários momentos de avaliação de conhecimento dos estudantes conta-se com uma avaliação contínua e formativa. O primeiro momento será operacionalizado a partir da produção de pequenos trabalhos em grupo, em oficinas temáticas (60-70%). O segundo momento decorrerá da proposta de realização de uma pesquisa ou trabalho de campo (40-30%).

Bibliografia

- Dufour, B. & Maingain, A. (2008). Abordagens Didáticas da Interdisciplinaridade. Lisboa: Instituto Piaget.
-Migueis, M. R. (2007). Educação Matemática na Infância - Abordagens e Desafios. Lisboa: Edições Gailivro.
-Ministério da Educação (2009). Programa de Português do Ensino Básico. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e de
Desenvolvimento Curricular.
-Ministério da Educação (2013). Programa e Metas Curriculares de Matemática – Ensino Básico. Lisboa: DGIDC.
-Ministério da Educação. (2012). Metas curriculares de Português – Ensino Básico 1.°, 2.° e 3.° ciclos. Lisboa: ME.
-Rebelo, D. & Atalaia, L. (2000). Para o ensino-aprendizagem da língua materna. Elementos de apoio a uma iniciação
na escola primária. Lisboa: Livros Horizonte.
-Silva, M.ª G. V. da. (1997). Métodos Activos. Lisboa: Instituto de Emprego e Formação Profissional.
- Sousa, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação. 1º, 2º, 3º Vol. Col. Horizontes Pedagógicos. Lisboa: Piaget

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %