Estágio Pedagógico II

Código

0201387

Créditos ECTS

20

Objetivos

1. Assegurar momentos de lecionação mobilizando conhecimentos científicos das áreas de docência, didáticas e
educação em geral em escolas do 1º Ciclo do E. B.
2. Tomar decisões relativas à prática educativa numa abordagem reflexiva e investigativa
3. Planificar situações educativas alinhadas com o currículo formal e adequadas aos contextos
4. Implementar práticas educativas com flexibilidade, gerindo situações previstas e imprevistas, num ambiente
pautado por princípios éticos e deontológicos e respeitador da diversidade entre crianças, com vista à consecução de aprendizagens relevantes
5. Desenvolver procedimentos de avaliação promotores da regulação dos processos de aprendizagem e de balanço dos produtos alcançados;
6. Promover processos de trabalho colaborativo com a comunidade escolar e com a comunidade educativa
alargada
7. Desenvolver processos de reflexão facilitadores da análise e crítica da intervenção, permitindo a clarificação das suas lógicas e a melhoria do ensino

Programa

Tratando-se de uma Unidade Curricular (UC) de estágio, os conteúdos programáticos versam os processos inerentes ao desempenho dos estudantes em (1) planificação do processo educativo no 1º ciclo do ensino básico (teoria curricular, documentos norteadores, prioridades educativas, componentes e articulação das opções educativas); (2) ação educativa em contexto (desenvolvimento do currículo em situações previamente planeadas ou ocasionais, operacionalização de metodologias, dinâmica da sala de atividades e construção das interações); (3) avaliação da ação desenvolvida (conceitos e procedimentos relativos à avaliação formativa e sumativa da aprendizagem e à capacidade de reflexão sobre a ação).

Métodos de Ensino

O Estágio implica a imersão e intervenção em escolas do 1º ciclo do ensino básico, num total de 230 horas de contacto, de acordo com o “Regulamento dos Estágios Pedagógicos dos Mestrados em Ensino da UAc”. A orientação tutorial (40 horas) serve para apoiar os alunos na planificação de sequências didáticas, na construção e revisão de materiais pedagógicos e na reflexão e análise crítica do trabalho implementado. O tempo de seminário (45 horas) é destinado, em grupo alargado, à análise dos contextos educativos do estágio, ao aprofundamento da integração das opções tomadas e à definição de propostas de trabalho a desenvolver.

São elementos de avaliação:

1) A conceção de um projeto individual de intervenção educativa;
2) O desempenho na lecionação supervisionada, na avaliação das opções tomadas e do impacto desta nas aprendizagens das crianças e na reconstrução da ação educativa futura;
3) A reflexão nos seminários. O domínio do português falado e escrito será continuamente avaliado.

Bibliografia

Alonso, L. e Roldão, M. C. (2006). Ser professor do 1.º Ciclo: Construindo a profissão. Coimbra: Almedina.
Alonso, L. (Coord.) et al. (2011) Referencial Curricular para a Educação Básica na Região Autónoma dos
Açores. Angra do Heroísmo: SREF.
Damião, M. H. (1996). Pré, inter e pós acção – Planificação e avaliação em pedagogia. Coimbra: Minerva.
MEC (2013). Programa e Metas Curriculares Matemática – Ensino Básico. Lisboa: MEC.
MEC (2012). Metas curriculares de Português – Ensino Básico 1.°, 2.° e 3.° ciclos. Lisboa: MEC.
Reis, C. (Coord.) et al. (2009). Programa de Português do Ensino Básico. Lisboa: DGIDC.
Sousa, F. , Alonso, L. e Roldão, M. C. (Orgs.) (2013). Investigação para um currículo relevante. Coimbra: Almedina.
Zabalza, M. A. (1992). Planificação e desenvolvimento curricular na escola. Porto: ASA

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %