Intervenção em Famílias, Indivíduos, Grupos e Comunidades

Código

0106059

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Objetivar a intervenção do Serviço Social junto de indivíduos, famílias, grupos e comunidades;
2. Conhecer os processos estruturais de recolha de dados para o Dianostico individual e comunitário na intervenção social.
3. Desenvolver competências de trabalho ao nivel da intervenção com indivíduos, famílias, grupos e comunidades.

Programa

1. O Processo de intervenção em Serviço Social

1.1. O Serviço Social e a intervenção com indivíduos e famílias

1.1.1. Do casework à intervenção psicossocial

1.1.2. Pressupostos e aspetos práticos da intervenção com famílias

1.1.3. As fases do método profissional

1.1.4. A esfera relacional da intervenção: a relação de ajuda

1.1.4.1. Definição, pressupostos e finalidades;

1.1.4.2. Os aspetos comunicacionais.

1.2. O Serviço Social e a intervenção com grupos e comunidades

1.2.1. Aspetos conceptuais;

1.2.2. O grupo e a comunidade: características; funcionamento e estrutura;

1.2.3. Metodologia e procedimentos.

2.  Processos estruturais de recolha de dados na intervenção social

2.1. Observação da realidade social: o contexto e os sujeitos

2.1.1. A entrevista

2.1.2. A visita domiciliária

2.2. Registos de informação no quotidiano profissional

2.3 O mapeamento de comunidades

Métodos de Ensino

Dada a natureza teórico-prática da unidade curricular, aliam-se momentos de exposição dos conteúdos do programa pela docente, com momentos de participação activa dos discentes, através de debates ou reflexões conjuntas, sendo este um processo interativo entre docente-discentes. Privilegia-se, ainda, a realização de role-plays, trabalhos e dinâmicas de grupo, atendendo à natureza dos conteúdos programáticos da unidade curricular.

Os recursos didácticos utilizados incluem material informático (data-show, computador) e quadro, assim como material resultante de pesquisas, artigos científicos, filmes e projetos desenvolvidos, com relevância desenvolvimento dos conteúdos programáticos.

Bibliografia

Informação disponível em breve.

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação - 5 %
  • Frequência - 60 %
  • Relatório de atividades de comunidade de prática - 5 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30 %