Estágio e Acompanhamento Técnico-Científico I
Código
0106056Créditos ECTS
12Objetivos
1. Conhecimento, compreensão e análise do contexto institucional, organizativo e territorial onde opera o profissional de Serviço Social;
2. Sensibilização à prática profissional, através da aprendizagem de uma metodologia global de acção e de treino de técnicas de observação, estudo, programação, execução, conhecimento e avaliação;
3. Eelaboração de um plano de acção que contemple os aspectos das alíneas anteriores e que se constitui como elemento de avaliação e projecto de intervenção no Estágio II
Programa
Orientação e acompanhamento técnico-científico do estágio enquanto instância teórico-prática orientada para a descoberta da instituição de acolhimento do estagiário e da intervenção do Serviço Social na mesma..
Análise e reflexão sobre os e instrumentos necessários à construção de um diagnóstico social, fulcral para a elaboração de um plano de acção, que norteará o estágio II
Desenvolvimento de competências conceptuais, analíticas e técnico-operativas que visem a caracterização da instituição e intervenção do Serviço Social na mesma, a elaboração diagnóstica e consequente desenho do plano de acção.
Métodos de Ensino
Nesta UC é uttilizada supervisão, enquante parte essenciale integral da formaçãoinicial e continua requerida para o desenvolvimento competente de profissionais do serviço social. A supervisão profissional é definida como a relação entre supervisor e supervisando na qual (…) o supervisor é responsável por dar direcção ao supervisando, que aplica a teoria do Serviço Social, conhecimento standardizado, técnicas, competências e conteúdo ético aplicável no contexto da prática. O supervisor e o supervisando partilham a responsabilidade de desempenharem o seu papel neste processo colaborativo. A supervisão protege osclientes, apoiaosprofissionais e assegura que standards profissionais e serviçosde qualidade são desempenhados por profissionais competentes.
Bibliografia
Informação disponível em breve.
Método de Avaliação
- Desempenho do aluno no local de estágio - 50 %
- Participação e atitude crítico-reflexiva do aluno em sala de aula - 20 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30 %