Biologia Celular

Código

0105729

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Reconhecer a célula como entidade organizada e polimórfica

2. Identificar o processo de diferenciação como base da especialização funcional celular

3. Compreender a relação entre a organização ultraestrutural e a diversidade funcional da célula

4. Reconhecer a célula como a sede de toda a atividade metabólica do organismo

5. Integrar em termos funcionais os conhecimentos respeitantes à estrutura microscópica dos sistemas nervoso, muscular e endócrino.

Programa

Programa Teórico:

Introdução (A base química da Vida, A célula como unidade funcional da Vida e Níveis de organização biológica)

Células procariotas e eucariotas (Componentes celulares e Funções celulares básicas)

Ciclo e divisão celulares (Crescimento, proliferação celular e apoptose, Mitose, Meiose)

Membranas biológicas (Estrutura geral e Especializações da membrana celular)

Transporte celular, Utilização e conversão de energia nas células (Respiração celular e Anabolismo e catabolismo)

Fibra muscular

Células do sistema nervoso (Neurónios e células nervosas gliais e Organização e estrutura histofisiológica do sistema nervoso).

Programa Prático:

Microscopia ótica

A diversidade morfológica das células animais

Observação de figuras de mitose e meiose

Produção de gâmetas (ovogénese e espermatogénese)

Observação de células especializadas e tecidos (Gâmetas, Fibras musculares, Sistema nervoso, Glândulas endócrinas)

Tecido sanguíneo e transporte membranar.

Métodos de Ensino

A componente teórica é expositiva. A componente prática comtempla duas atividades i) a realização de trabalhos de laboratório para os quais são disponibilizados protocolos na plataforma Moddle e ii) a preparação do trabalho teórico-prático nos quais o docente está envolvido em regime tutorial. Cada grupo de estudantes reúne-se de forma programada com o docente até completarem trabalho. Pretende-se nesta fase orientar os alunos no domínio dos conteúdos científicos do tema, recolha de novos elementos para além do artigo inicialmente disponibilizado, averiguar da profundidade da investigação dos conteúdos científicos, aferir do rigor de linguagem da capacidade em focar a atenção no essencial, em detrimento do acessório. Finalmente estas reuniões permitem ao docente efetuar avaliação contínua do desempenho individual dos estudantes.

Bibliografia

ALBERTS, B., et al., 2002. Mollecular biology of the cell. Garland Science, New York, 4th ed.

AZEVEDO, C., 2005. Biologia celular e molecular. LIDEL- Edições Técnicas Lda., Lisboa, 4ª ed.

FAWCETT, D. W. and R. P. JENSH, 2002. Bloom and Fawcett’s Concise Histology. Oxford University Press, New York.

JUNQUEIRA, L. C. and J. CARNEIRO, 2002. Basic histology : text & atlas. Lange Medical Books McGraw-Hill, New-York.

LEHNINGER, A. L., 1997. Bioquímica: Componentes moleculares das células. Editora Edgard Blucher Ltda, Volume 1. SP Brasil.

Método de Avaliação

  • Frequência - 60 %
  • Trabalho teórico-prático - 40 %