Francês VI

Código

0103035

Créditos ECTS

6

Objetivos

Os estudantes inscritos em Francês VI devem atingir o nível B2 do QECR, nível avançado, para utilizadores independentes.

Na produção escrita, têm de ser capazes de produzir textos longos e desenvolver uma argumentação centrada num ponto de vista, fazer comentários, organizar ideias, classificá-las, reformulá-las, expor factos ou sentimentos.

Na produção oral, têm de ser capazes de estruturar claramente as ideias, de tomar partido nas discussões e de fazer comentários favoráveis ou desfavoráveis, usando mesmo perífrases e metáforas quando for necessário.

Na compreensão escrita, têm de ser capazes de dominar o texto explicativo e o texto argumentativo, de carácter prático, mas também de perceber textos literários em prosa ou correspondência profissional complexa.

Na compreensão oral, têm de ser capazes de perceber os noticiários televisivos ou radiofónicos e as conversas entre/com locutores francófonos, mesmo em ambientes ruidosos ou agitados e interagir com alguma naturalidade.

Programa

Gramática:

A este nível, teoricamente, apenas se reveem as noções já aprendidas, para as aperfeiçoar, visto que deve haver o conhecimento das estruturas gramaticais de base.

A frase complexa

Os conetores lógicos do discurso.

Os conetores de organização do texto.

A expressão da causa e da consequência, da comparação, da restrição e da oposição, da condição e da hipótese, da concessão e do fim.

Diferenciar claramente o emprego do modo indicativo e do modo conjuntivo.

Marcar a anterioridade, a simultaneidade e a posterioridade nas proposições temporais.

Aperfeiçoar a ortografia e a fonética.

Sufixos e prefixos.

Níveis de língua.

Abreviações.

Campos lexicais.

As relações interpessoais.

Provérbios correntes.

Os matizes dos sentimentos humanos.

Geografia ambiental.

O alojamento e os seus problemas.

Organização social.

O desemprego.

O papel da mulher na sociedade contemporânea.

Actualidade política.

Economia.

Estudos, ciências e técnicas.

Literatura e artes.

Métodos de Ensino

As aulas serão essencialmente práticas.

Far-se-ão muitos exercícios escritos e orais, onde a gramática marcará presença. E em todas as aulas haverá correção de trabalhos feitos em casa.

Mas as competências linguísticas de gramática, de fonologia e de ortografia adquirem-se na execução de tarefas onde o seu emprego é necessário. Haverá leitura e escrita de textos formais e informais de caráter social; cartas e mensagens de natureza pessoal, académica ou profissional; artigos de opinião sobre temas comuns; narração de experiências pessoais, de memórias, de factos reais ou imaginários: descrições de pessoas, de lugares, de objetos, de atividades, de profissões; debates sobre temas da atualidade, etc.

Os diálogos serão constantes assim como a audição de documentos gravados.

Bibliografia

Boularès, M. et Frérot, Jean-Louis. Grammaire progressive du français : niveau avancé. Paris, CLE International, 1997.

Callamand, Monique. Grammaire Vivante du Français. Paris, CLE International, 1989.

Caquineau-Gunduz, M.-P., Delatour, Y., Girodon, J.-P., Jennepin, D., Lesage-Langot, F. et Somé, Pascal. Les 500 exercices de Grammaire Niveau B2. Paris, Hachette, 2007.

Le cadre européen commun de référence pour les langues. Paris, Didier, 2001.

Leroy-Miquel Claire. Vocabulaire progressif du français : niveau avancé. Paris, CLE International, 1999.

Niveau B2 pour le français. Textes et références. Paris, Didier, 2004.

Niveau B2 pour le français. Un référentiel. Paris, Didier, 2004.

Sirejols, Evelyne et Claude, Pierre. Grammaire. 450 nouveaux exercices. Niveau avancé. Le Nouvel Entraînez-vous. Paris, CLE International, 1997.

Steele, Ross. Civilisation Progressive du Français. Paris, CLE International, 2002.

Um corpus de textos escolhidos.

Sites:

www.lepointdufle.net

Método de Avaliação