Administração e Empreendedorismo
Código
0104903Créditos ECTS
6Objetivos
1) Compreender os principais conceitos de empreendedorismo e as tipologias de empreendedor;
2) Dominar o Design Thinking como ferramenta para inovar e empreender;
3) Identificar oportunidades de negócios e linhas de financiamento;
4) Ter capacidade de elaborar um modelo de negócio;
5) Saber desenvolver um plano de negócios.
Programa
1. Empreendedorismo: conceptualizações e tipologias
2. Inovação e Empreendedorismo
3. Oportunidades de Negócios e Linhas de Financiamento
4. Desing Thinking
4.1 Empatizar
4.2 Definir
4.3 Idear
4.4 Prototipar
4.5 Testar
5. Modelo de negócio: Business Model Canvas
6. Plano de Negócios
Métodos de Ensino
A unidade curricular desenvolve-se, a partir da realização de aulas teórico-práticas e da aplicação do conhecimento a realidade local/regional. Para se alcançarem os objetivos estabelecidos há a combinação de vários elementos, a saber, exposição dialogada de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, realização de dinâmicas em grupo, trabalhos escritos e debates. As estratégias pedagógicas delineadas tem por objetivo a compreensão, assim como a aplicação do conhecimento teórico-conceitual adquirido pelos estudantes.
Bibliografia
Bibliografia Principal
Bessant, J.; Tidd, J. (2011) Innovation and Entrepreneurship. John Wiley, 2nd Edition.
Brown. T. (2018) Uma Metodologia Poderosa para Decretar o Fim das Velhas Ideias. Edição: Alta Books.
Costa, H. e Ribeiro P. C. (2007), Criação e Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios, Lidel – Edições Técnicas, 5ª Edição, Lisboa.
Hisrich, Robert D. (2010), International Entrepreneurship: starting, developing and managing a global venture, SAGE Publications, California.
Hisrich , Robert D. (2008), Empreendedorismo, Bookman.
Bibliografia Complementar
IAPMEI (2006), Como Elaborar um Plano de Negócios: O Seu Guia para um Projecto de Sucesso, http://www.iapmei.pt/resources/download/GuiaPraticodoCapital deRisco2604.pdf.
Mariotti, Steve (2007), Entrepreneurship – Starting and Operating a Small Business, Pearson Prentice Hall, New Jersey.
Sarkar, Soumodip (2007), Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora, Lisboa.