Administração e Empreendedorismo

Código

0104903

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Compreender os principais conceitos de empreendedorismo e as tipologias de empreendedor;
2) Dominar o Design Thinking como ferramenta para inovar e empreender;
3) Identificar oportunidades de negócios e linhas de financiamento;
4) Ter capacidade de elaborar um modelo de negócio;
5) Saber desenvolver um plano de negócios.

Programa

1. Empreendedorismo: conceptualizações e tipologias

2. Inovação e Empreendedorismo

3. Oportunidades de Negócios e Linhas de Financiamento

4. Desing Thinking
4.1 Empatizar
4.2 Definir
4.3 Idear
4.4 Prototipar
4.5 Testar

5. Modelo de negócio: Business Model Canvas

6. Plano de Negócios

 

Métodos de Ensino

A unidade curricular desenvolve-se, a partir da realização de aulas teórico-práticas e da aplicação do conhecimento a realidade local/regional. Para se alcançarem os objetivos estabelecidos há a combinação de vários elementos, a saber, exposição dialogada de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, realização de dinâmicas em grupo, trabalhos escritos e debates. As estratégias pedagógicas delineadas tem por objetivo a compreensão, assim como a aplicação do conhecimento teórico-conceitual adquirido pelos estudantes.



Bibliografia

Bibliografia Principal

Bessant, J.; Tidd, J. (2011) Innovation and Entrepreneurship. John Wiley, 2nd Edition.

Brown. T. (2018) Uma Metodologia Poderosa para Decretar o Fim das Velhas Ideias. Edição: Alta Books.

Costa, H. e Ribeiro P. C. (2007), Criação e Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios, Lidel – Edições Técnicas, 5ª Edição, Lisboa.

Hisrich, Robert D. (2010), International Entrepreneurship: starting, developing and managing a global venture, SAGE Publications, California.

Hisrich , Robert D. (2008), Empreendedorismo, Bookman.

Bibliografia Complementar

IAPMEI (2006), Como Elaborar um Plano de Negócios: O Seu Guia para um Projecto de Sucesso, http://www.iapmei.pt/resources/download/GuiaPraticodoCapital deRisco2604.pdf.

Mariotti, Steve (2007), Entrepreneurship – Starting and Operating a Small Business, Pearson Prentice Hall, New Jersey.

Sarkar, Soumodip (2007), Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora, Lisboa.

 

Método de Avaliação