Administração e Empreendedorismo
Código
0104903Créditos ECTS
6Objetivos
1) Compreender os principais conceitos de empreendedorismo e as tipologias de empreendedor;
2) Dominar o Design Thinking como ferramenta para inovar e empreender;
3) Identificar oportunidades de negócios e linhas de financiamento;
4) Ter capacidade de elaborar um modelo de negócio;
5) Saber desenvolver um plano de negócios.
Programa
1. EMPREENDEDORISMO
1.1. Fundamentos históricos do Empreendedorismo
1.2. A importância do Espírito Empreendedor no Mundo
2. CONCEITOS E DETERMINANTES DO EMPREENDEDORISMO
2.1. Noções de Empreendedorismo
2.2. Determinantes do Empreendedorismo
2.3. Criatividade, inovação e crescimento
2.4. O Modelo de Empreendedorismo
3. PRINCIPAIS ETAPAS DE CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA
3.1. O Ambiente para a criação e formulação da Ideia
3.2. A Estrutura Formal de suporte à Ideia – A Empresa
4. PRINCIPAIS ETAPAS DE CRIAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS
4.1. O Conceito
4.2. A Tipologia do Plano de Negócios
4.3. Critérios de Avaliação dos Planos de Negócios
5. FINANCIAMENTO DIRIGIDO AO EMPREENDEDORISMO
5.1. Financiamento Tradicional
5.2. Financiamento dirigido ao Empreendedorismo
5.2.1. Business Angels
5.2.2. Capital de Risco
6. O EMPREENDEDORISMO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DAS SOCIEDADES
6.1. O papel do Empreendedorismo
6.2. A Responsabilidade Social no Empreendedorismo
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas as metodologias eleitas são a exposição, a explicação, os audiovisuais e a interrogação/diálogo.
Após apresentadas e discutidas as temáticas em estudo, as aulas práticas são traçadas de forma a possibilitar a consolidação de conhecimentos e a permitir a aplicação dos mesmos através da análise de textos, estudos de casos, role-play e simulação, variando as metodologias de acordo com a sua aplicabilidade à temática em estudo.
A avaliação assenta na realização de uma frequência e de um trabalho em grupo. O trabalho consiste na realização de um trabalho de campo, contemplando a atividade “Empreendedor por um dia” em que os alunos simulam um negócio a promover nas ruas da nossa cidade. Cada grupo deverá apresentar a sua ideia de negócio, que deverá ser estruturada para poder ser desenvolvida e validada na atividade referida. Após realizada a atividade, cada grupo deverá analisá-la à luz do Modelo PNI e, com base nas conclusões retiradas, elaborar um Plano de Negócios.
Bibliografia
Costa, H. e Ribeiro P. C. (2007), Criação e Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios, Lidel – Edições
Técnicas, 5ª Edição, Lisboa.
Hisrich, Robert D. (2010), International Entrepreneurship _ starting, developing and managing a global venture,
SAGE Publications, California.
Hisrich , Robert D. (2008), Empreendedorismo, Bookman.
Porfírio, José A., Couto, Gualter e Lopes, Manuel M. (2004), Avaliação de Projectos – Da Análise Tradicional às
Opções Reais, Publisher Team, Lisboa.
IAPMEI (2006), Como Elaborar um Plano de Negócios: O Seu Guia para um Projecto de Sucesso,
http://www.iapmei.pt/resources/download/GuiaPraticodoCapital deRisco2604.pdf.
IAPMEI (2006), Guia Prático do Capital de Risco, http://www.iapmei.pt/
resources/download/GuiaPraticodoCapitaldeRisco.pdf.
Mariotti, Steve (2007), Entrepreneurship – Starting and Operating a Small Business, Pearson Prentice Hall, New
Jersey.
Sarkar, Soumodip (2007), Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora, Lisboa.
Método de Avaliação
Conforme Métodos de Ensino - 100 %