História da Cultura e das Mentalidades

Código

0105665

Créditos ECTS

6

Objetivos

Refletir sobre a cultura e a identidade da Europa em perspetiva diacrónica.

Distinguir os fenómenos culturais e as mentalidades coletivas de outros tipos de fenómenos.

Perceber e justificar a importância identitária coletiva de determinadas realidades culturais ao longo da História europeia.

Continuar a desenvolver como competências pessoais a leitura reflexiva, a comparação de contextos e de descrições, a consciência crítica, a interpretação de situações, a compreensão do evoluir histórico dum espaço múltiplo.

Programa

1. A História da Cultura e a História das Mentalidades.

2. Características culturais da Europa ao longo da História: um olhar retrospectivo.

3. A pesquisa em História da Cultura: exemplificação com o tema “transmissão de saberes”.

4. A pesquisa em História das Mentalidades: exemplificação com o tema “medos coletivos”.

Métodos de Ensino

Métodos variados: exposição pela docente; leitura e discussão de textos significativos; debates muito frequentes sobre múltiplos aspetos das duas grandes temáticas trabalhada.

Bibliografia

BARZUN, Jacques – Da Alvorada à Decadência: 500 anos de vida cultural do Ocidente

BELCHIOR, Maria de Lourdes - Os homens e os Livros: séculos XVI e XVII

BOUZA ÁLVAREZ, Fernando - Del Escribano a la Biblioteca

BRAUDEL, Fernand - Gramática das Civilizações

CHARTIER, Roger - Lectures et lecteurs dans la France de l’Ancien Régime

CHARTIER, Roger (coord.) - As utilizações do objecto impresso (séculos XV-XIX)

DELUMEAU, Jean - La Peur en Occident , XIVe-XVIIIe siècles

DELUMEAU, Jean - Le Péché et la Peur. La culpabilisation en Occident

LE GOFF, Jacques, CHARTIER, Roger, REVEL, Jacques (dir.) - A Nova História

MUCHEMBLED, Robert - L’invention de l’Homme Moderne: sensibilités, moeurs et comportements collectifs sous l’Ancien Régime

RUEGG, Walter (coord.), Uma História da Universidade na Europa

RUSS, Jacqueline - A Aventura do Pensamento Europeu

Método de Avaliação

  • Apresentação oral individual de um assunto - 60 %
  • Reflexão escrita individual sem consulta sobre questões colocadas pela docente - 40 %