História da Cultura e das Mentalidades
Código
0105665Créditos ECTS
6Objetivos
Refletir sobre a cultura e a identidade da Europa em perspetiva diacrónica.
Distinguir os fenómenos culturais e as mentalidades coletivas de outros tipos de fenómenos.
Perceber e justificar a importância identitária coletiva de determinadas realidades culturais ao longo da História europeia.
Continuar a desenvolver como competências pessoais a leitura reflexiva, a comparação de contextos e de descrições, a consciência crítica, a interpretação de situações, a compreensão do evoluir histórico dum espaço múltiplo.
Programa
1. A História da Cultura e a História das Mentalidades.
2. Características culturais da Europa ao longo da História: um olhar retrospectivo.
3. A pesquisa em História da Cultura: exemplificação com o tema “transmissão de saberes”.
4. A pesquisa em História das Mentalidades: exemplificação com o tema “medos coletivos”.
Métodos de Ensino
Métodos variados: exposição pela docente; leitura e discussão de textos significativos; debates muito frequentes sobre múltiplos aspetos das duas grandes temáticas trabalhada.
Bibliografia
BARZUN, Jacques – Da Alvorada à Decadência: 500 anos de vida cultural do Ocidente
BELCHIOR, Maria de Lourdes - Os homens e os Livros: séculos XVI e XVII
BOUZA ÁLVAREZ, Fernando - Del Escribano a la Biblioteca
BRAUDEL, Fernand - Gramática das Civilizações
CHARTIER, Roger - Lectures et lecteurs dans la France de l’Ancien Régime
CHARTIER, Roger (coord.) - As utilizações do objecto impresso (séculos XV-XIX)
DELUMEAU, Jean - La Peur en Occident , XIVe-XVIIIe siècles
DELUMEAU, Jean - Le Péché et la Peur. La culpabilisation en Occident
LE GOFF, Jacques, CHARTIER, Roger, REVEL, Jacques (dir.) - A Nova História
MUCHEMBLED, Robert - L’invention de l’Homme Moderne: sensibilités, moeurs et comportements collectifs sous l’Ancien Régime
RUEGG, Walter (coord.), Uma História da Universidade na Europa
RUSS, Jacqueline - A Aventura do Pensamento Europeu
Método de Avaliação
- Apresentação oral individual de um assunto - 60 %
- Reflexão escrita individual sem consulta sobre questões colocadas pela docente - 40 %