E-Business e Internet Marketing

Código

0103051

Créditos ECTS

6

Objetivos

A UC visa proporcionar aos alunos conhecimentos genéricos, sensibilizando-os para a crescente importância destes e das suas ferramentas nas organizações, face a um mercado cada vez mais “glocal”.

Objetivos:

Compreender a importância do Internet Marketing na gestão dos negócios;

Definir o papel do Internet Marketing nas empresas e discutir os conceitos chave;

Perceber as especificidades dos conceitos estratégicos base de Marketing em ambientes digitais;

Compreender e explorar algumas ferramentas orientadas para a nova realidade dos negócios web.

Competências:

Analisar a nova realidade digital em termos empresariais;

Conhecer as diferentes dimensões estratégicas nos negócios online;

Estruturar e tomar decisões na elaboração de um plano de Internet Marketing;

Compreender as diferentes fases de elaboração do plano e definir as vantagens e inconvenientes de cada opção;

Conhecer e explorar as diferentes ferramentas disponíveis no desenvolvimento e/ou lançamento de um projeto online.

Programa

Ao longo desta unidade curricular serão abordadas as principais temáticas de e-Business e do Internet Marketing.

Os conteúdos serão leccionados com a seguinte estrutura:

I – Contexto de E-marketing e E-Business

II – O Ambiente de E-marketing e E-Business

III – O Internet Marketing estratégico

IV – O Internet Marketing Mix

V – Outras ferramentas e perspectivas para os negócios no Sec. XXI

Métodos de Ensino

Para se atingirem os objectivos da cadeira é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objectivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.

Durante esta cadeira haverá uma frequência, com a ponderação de 60% da nota final.

A avaliação nesta cadeira contém também projetos em grupo, com a ponderação de 40% da nota final, com vista a permitir aos alunos a obtenção de experiência prática no desenvolvimento de uma estratégia digital para um novo negócio. A cada grupo é requerido que desenvolva um projeto de lançamento de um novo produto ou serviço através de meios maioritariamente digitais.

Bibliografia

• Chaffey, Dave (2009). E-Business and E-Commerce Management: Strategy, Implementation and Practice, 4/Ed., Prentice Hall: New York

• Strauss, J., El-Ansary, A. e Frost, R. (2006). E-marketing: um guia para a nova economia, 4/Ed., Prentice Hall: New York

• Carrera, Filipe (2009) . Marketing Digital na Versão 2.0, Edições Silabo.

• BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

• Cox, B. e Koelzer, W. (2003). Internet Marketing, Prentice-Hall: New York.

• Dias, A. (2005). Definições Estratégicas na Internet, Strategy for Improvement, Lda: Lisboa.

• Fiore, F. (2001). E-Marketing Estratégico, 1/Ed., Que.

• Hortinha, J. (2001). E-marketing, Edições Sílabo: Lisboa.

Método de Avaliação

  • Frequência - 60 %
  • Projetos em grupo - 40 %