Psicologia do Desenvolvimento

Código

0104685

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. mobilizar saberes no domínio específico da unidade curricular para compreender as mudanças desenvolvimentistas no desenvolvimento humano;

2. conhecer as transformações físicas do desenvolvimento da infância à adultez;

3. compreender as mudanças desenvolvimentistas operadas no desenvolvimento cognitivo: da inteligência pré-operatória aos modelos pós-formais;

4. integrar a importância dos outros, dos contextos vivenciais e das relações interpessoais nos processos de vinculação, de separação e de individuação;

5. interiorizar o processo de construção da identidade;

6. compreender o desenvolvimento moral;

7. cooperar com os outros em projetos de investigação, de modo a identificar questões de investigação, recolher dados, interpretar resultados e inferir conclusões sobre os temas investigados;

8. convocar conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos sobre as questões da psicologia do desenvolvimento.

Programa

1. Mudanças desenvolvimentistas ao longo do ciclo vital

1.1. Conceito de desenvolvimento, fatores e teorias explicativas

1.2. Períodos e tarefas de desenvolvimento

1.3. Métodos de investigação aplicados na psicologia do desenvolvimento

2. O corpo: da infância à maturidade psicossexual

3. O desenvolvimento cognitivo enquanto processo.

3.1. Conceção genética de Piaget

3.2. Modelos do desenvolvimento pós-formais

3.3. Investigações e programas de promoção

4. Identidade e intimidade. A vinculação e os contextos de desenvolvimento

4.1. Abordagens teóricas sobre as relações de separação-individuação e de vinculação na sua relação com os contextos no desenvolvimento

4.2. Conceitos de identidade, crise e moratória

4.3. Desenvolvimento psicossocial

5. Abordagens teóricas ao desenvolvimento moral

5.1. Fases, níveis e estádios

5.2. Avaliação e promoção

5.3. Críticas e limitações

6. As pessoas em desenvolvimento e os seus contextos sistémicos

Métodos de Ensino

A metodologia privilegia a resolução de problemas e a discussão critica, através de um espaço de aprendizagem que questiona o estudante no seu processo de construção do conhecimento. Assim, os estudantes são implicados em propostas de reflexão temática (desde a análise e discussão de textos, a resolução de dilemas reais, a discussão e comentários sobre estórias de vida ou entrevistas), e em trabalhos de investigação. Os resultados destes estudos são apresentados em espaço de sala de aula, permitindo o debate e possibilitando competências de análise e de reflexão, com vista à (re)construção de conhecimentos com significado, a partir de uma atitude reflexiva.

Bibliografia

Baltes, P. B., Featherman, D. L., & Lerner, R. M. (Eds.) (1990), Life-span development and behavior (Vol.10). New

Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Pub..

Commons, M. L., Armon, C., Kohlberg, L. Richards, F. A. Grotzer, T. A., & Sinnott, J. D. (Eds.), Adult development (Vol 2: Models and methods in the study of adolescent and adult thought, pp. 263-268). New York: Praeger.

Lourenço, O. M. (2002). Psicologia de desenvolvimento cognitivo. Teoria, dados e implicações (2ª ed.). Coimbra: Livraria Almedina.

Lourenço, O. M. (1998). Psicologia de desenvolvimento moral. Teoria, dados e implicações (2ª ed.). Coimbra: Livraria Almedina.

Medeiros, T. (2008). Em torno dos conceitos de adolescência, adultez emergente e adultez. Rev. Arquipélago – Série Ciências da Educação, 9, 196-216.

Piaget, J. (2000). Piaget's theory of cognitive development. In K. Lee (Ed.), Childhood cognitive development. Essential readings in developmental psychology (pp. 31-47). Malden, Mass.: Blackwell Pub. Inc.

Método de Avaliação

  • Frequência - 60 %
  • Trabalho de investigação - 40 %