Psicologia do Desenvolvimento
Código
0104685Créditos ECTS
6Objetivos
1. mobilizar saberes no domínio específico da unidade curricular para compreender as mudanças desenvolvimentistas no desenvolvimento humano;
2. conhecer as transformações físicas do desenvolvimento da infância à adultez;
3. compreender as mudanças desenvolvimentistas operadas no desenvolvimento cognitivo: da inteligência pré-operatória aos modelos pós-formais;
4. integrar a importância dos outros, dos contextos vivenciais e das relações interpessoais nos processos de vinculação, de separação e de individuação;
5. interiorizar o processo de construção da identidade;
6. compreender o desenvolvimento moral;
7. cooperar com os outros em projetos de investigação, de modo a identificar questões de investigação, recolher dados, interpretar resultados e inferir conclusões sobre os temas investigados;
8. convocar conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos sobre as questões da psicologia do desenvolvimento.
Programa
1. Mudanças desenvolvimentistas ao longo do ciclo vital
1.1. Conceito de desenvolvimento, fatores e teorias explicativas
1.2. Períodos e tarefas de desenvolvimento
1.3. Métodos de investigação aplicados na psicologia do desenvolvimento
2. O corpo: da infância à maturidade psicossexual
3. O desenvolvimento cognitivo enquanto processo.
3.1. Conceção genética de Piaget
3.2. Modelos do desenvolvimento pós-formais
3.3. Investigações e programas de promoção
4. Identidade e intimidade. A vinculação e os contextos de desenvolvimento
4.1. Abordagens teóricas sobre as relações de separação-individuação e de vinculação na sua relação com os contextos no desenvolvimento
4.2. Conceitos de identidade, crise e moratória
4.3. Desenvolvimento psicossocial
5. Abordagens teóricas ao desenvolvimento moral
5.1. Fases, níveis e estádios
5.2. Avaliação e promoção
5.3. Críticas e limitações
6. As pessoas em desenvolvimento e os seus contextos sistémicos
Métodos de Ensino
A metodologia privilegia a resolução de problemas e a discussão critica, através de um espaço de aprendizagem que questiona o estudante no seu processo de construção do conhecimento. Assim, os estudantes são implicados em propostas de reflexão temática (desde a análise e discussão de textos, a resolução de dilemas reais, a discussão e comentários sobre estórias de vida ou entrevistas), e em trabalhos de investigação. Os resultados destes estudos são apresentados em espaço de sala de aula, permitindo o debate e possibilitando competências de análise e de reflexão, com vista à (re)construção de conhecimentos com significado, a partir de uma atitude reflexiva.
Bibliografia
Baltes, P. B., Featherman, D. L., & Lerner, R. M. (Eds.) (1990), Life-span development and behavior (Vol.10). New
Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Pub..
Commons, M. L., Armon, C., Kohlberg, L. Richards, F. A. Grotzer, T. A., & Sinnott, J. D. (Eds.), Adult development (Vol 2: Models and methods in the study of adolescent and adult thought, pp. 263-268). New York: Praeger.
Lourenço, O. M. (2002). Psicologia de desenvolvimento cognitivo. Teoria, dados e implicações (2ª ed.). Coimbra: Livraria Almedina.
Lourenço, O. M. (1998). Psicologia de desenvolvimento moral. Teoria, dados e implicações (2ª ed.). Coimbra: Livraria Almedina.
Medeiros, T. (2008). Em torno dos conceitos de adolescência, adultez emergente e adultez. Rev. Arquipélago – Série Ciências da Educação, 9, 196-216.
Piaget, J. (2000). Piaget's theory of cognitive development. In K. Lee (Ed.), Childhood cognitive development. Essential readings in developmental psychology (pp. 31-47). Malden, Mass.: Blackwell Pub. Inc.
Método de Avaliação
- Frequência - 60 %
- Trabalho de investigação - 40 %