Psicologia do Desenvolvimento

Código

0104685

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. mobilizar saberes no domínio específico da unidade curricular para compreender as mudanças desenvolvimentistas no desenvolvimento humano;

2. conhecer as transformações físicas do desenvolvimento da infância à adultez;

3. compreender as mudanças desenvolvimentistas operadas no desenvolvimento cognitivo: da inteligência pré-operatória aos modelos pós-formais;

4. integrar a importância dos outros, dos contextos vivenciais e das relações interpessoais nos processos de vinculação, de separação e de individuação;

5. interiorizar o processo de construção da identidade;

6. compreender o desenvolvimento moral;

7. cooperar com os outros em projetos de investigação, de modo a identificar questões de investigação, recolher dados, interpretar resultados e inferir conclusões sobre os temas investigados;

8. convocar conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos sobre as questões da psicologia do desenvolvimento.

Programa

1. Mudanças desenvolvimentistas ao longo do ciclo vital
    1.1. Conceitos de desenvolvimento e fatores com influência no desenvolvimento
    1.2. Períodos, estádios e tarefas de desenvolvimento
    1.3. Modelos teóricos da psicologia do desenvolvimento
    1.4. Métodos de investigação utilizados na psicologia do desenvolvimento

2. Desenvolvimento: Da infância à idade adulta
    2.1. Vinculação
    2.2. Desenvolvimento físico
    2.3. Desenvolvimento cognitivo (modelo de Piaget, pós-formal, sabedoria)
    2.4. Desenvolvimento psicossocial (Erikson, Costa & McCrae)
    2.5. Desenvolvimento moral (Piaget, Kolhberg, Gilligan)

3. As pessoas em desenvolvimento e os seus contextos de interação

Métodos de Ensino

Aulas de cariz teórico, expositivo e teórico-prático.

Visionamento e discussão de filmes.

Análise e discussão de artigos.

Bibliografia

Arnett, J. J. (2004). Emerging adulthood: The winding road from the late teens through the twenties. Oxford University Press.
Bee, H. (2009). Lifespan development. Pearson International Edition.
Cavanaugh, J. C., & Blanchard-Fields, F. (2014). Adult development and aging (7th Ed.). Wadsworth.
Lourenço, O. M. (1998). Psicologia de desenvolvimento moral. Teoria, dados e implicações (2ª ed.). Almedina.
Lourenço, O. M. (2002). Psicologia de desenvolvimento cognitivo. Teoria, dados e implicações (2ª ed.). Almedina.
Newman, B. M., & Newman, P. R. (2012). Development through life: A psychosocial approach (11th ed.). Cengage Learning.
Papalia, D. E., & Feldman, R. D. (2013). Desenvolvimento humano (12a ed.). McGraw-Hill/Artmed.

Método de Avaliação