Sociologia da Educação
Código
0105773Créditos ECTS
3Objetivos
1.Justificar o contributo da Sociologia da Educação para o processo de formação de professores;
2.Identificar os fatores inerentes à cultura escolar que podem servir de obstáculo ou funcionar como facilitadores do sucesso educativo dos alunos;
3.Discutir as caraterísticas do ensino enquanto profissão;
4.Identificar e problematizar os elementos organizacionais e culturais que conferem identidade aos estabelecimentos de ensino e condicionam o seu funcionamento;
5.Identificar diferentes formas de interação entre os docentes no interior das escolas e demonstrar as suas implicações para a sua própria aprendizagem profissional e a dos alunos
Programa
1. Sociologia e Sociologia da Educação
2. Cultura escolar e sucesso educativo
3. O ensino como profissão
4. O estabelecimento de ensino: aspetos organizacionais e culturais
5. A escola como comunidade profissional: colegialidade docente e mudançada escola
Métodos de Ensino
O processo de ensino-aprendizagem assenta num papel ativo, reflexivo e inquiridor do aluno. As sessões são dinamizadas articulando: exposição por parte do docente; trabalho individual; trabalho de aprendizagem cooperativa em pequeno grupo; debate em pequeno e grande grupo. A avaliação tem um carácter contínuo e incide sobre três tipos principais de elementos: 1) participação nas atividades da unidade curricular, designadamente, assiduidade, pontualidade, qualidade dos materiais produzidos nas aulas práticas e qualidade das intervenções individuais realizadas nas aulas e nas apresentações orais (10%); 2) realização de pequenos testes individuais escritos ao longo do semestre, focados na resolução de problemas (50%); e 3) apresentação oral de um trabalho escrito, realizado em grupo (40%).
Bibliografia
Abrantes, P. (2011). Revisitando a teoria da reprodução: debate teórico e aplicações ao caso português. Análise Social, 56(199), 261-281.
Hargreaves, A. (1998). Os professores em tempos de mudança: o trabalho ea cultura dos professores na idade pósmoderna.
Alfragide: Editora McGraw-Hill.
Lima, J. Á. (1996). O papel de professor nas sociedades contemporâneas. Educação, Sociedade e Culturas, 6, 47-72.
Lima, J. Á. (2002). As culturas colaborativas nas escolas. Porto: Porto Editora.
Lima, J. Á. (2008). Em busca da boa escola. Gaia: Fundação Manuel Leão.
Lima, J. Á. (2012). Comunidades profissionais nas escolas: o que são e o que não são. In M. A. Flores & F. I. Ferreira
(Orgs.), Currículo e comunidades de aprendizagem: desafios e perspetivas (pp. 173-200).Santo Tirso: De Facto Editores.
Pinto, C. A. (1995). Sociologia da escola. Lisboa: McGraw-Hill.
Seabra, T. (2009). Desigualdades escolares e desigualdades sociais. Sociologia, Problemas e Práticas, 59, 75-106.
Método de Avaliação
- Assiduidade e Participação - 10 %
- Mini Testes - 50 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40 %