História da Expansão Portuguesa
Código
0105533Créditos ECTS
6Objetivos
O programa equivale à caracterização da Expansão Portuguesa, para entendimento da ação lusa na abertura do Mundo.
À exposição dos conteúdos, preside um propósito de sistematização do saber, também de problematização, para compreensão e relacionamento de factos e conjunturas no tempo e no espaço
Programa
A Expansão Quatrocentista
1.1. A conjuntura e as causas
1.2. Os portugueses no Norte de África
1.3. Os Arquipélagos do Atlântico
1.4. A exploração da costa de África e o conhecimento do mar (Gil Eanes, Bartolomeu Dias, Colombo e Vasco da Gama)
2. O Império Oriental
2.1. A rota do Cabo: as viagens e o monopólio das especiarias.
2.2. A concorrência europeia e a desconstrução do Estado da Índia
3. O Império Atlântico
3.1. A viagem de Pedro Álvares Cabral e o (re)descobrimento do Brasil
3.2. A ocupação e o convívio dos povos.
3.3. Etapas da exploração económica.
3.4. A fixação e a disputa das fronteiras
3.5. A conexão africana
4. A Expansão Portuguesa e o processo da Globalização
Métodos de Ensino
Aulas teóricas / Aulas teórico-práticas
Bibliografia
ALBUQUERQUE, Luís de (dir.), Portugal no Mundo, 6 vols., Lisboa, Alfa, 1989.
BETHENCOURT, Francisco e CHAUDHURI, Kirti (dir.), História da Expansão Portuguesa, 5 vols, Círculo de Leitores, 1998.
COSTA, João Paulo Oliveira e (coord.), RODRIGUES, José Damião e OLIVEIRA, Pedro Aires, História da Expansão e do Império Português, Lisboa, A Esfera dos Livros, 2014.
DOMINGUES, Francisco Contente (dir.), Dicionário da Expansão Portuguesa (1415-1600), 2 vols., Círculo de Leitores, 2016.
GODINHO, Vitorino Magalhães, Os Descobrimentos e a Economia Mundial, Lisboa, Presença, 1982-84.
RUSSELL-WOOD, A. J: R., Um Mundo em Movimento. Os Portugueses na África, Ásia e América (1415-1808), DIFEL, 1998.
SERRÃO, Joel e MARQUES, A. H. de Oliveira (dir.), Nova História da Expansão Portuguesa, vols. II-XI, Lisboa, Estampa, 1986-2007.
SUBRHRAHMANYAM, Sanjay, O Império Asiático Português, 1500-1700. Uma História Política e Económica, DIFEL, 1995.
THOMAZ, Luís Filipe F. R., De Ceuta Timor, DIFEL, 1994
Método de Avaliação
- Exame - 5 %
- Frequência - 55 %
- Mini Testes - 10 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30 %