Língua Portuguesa I

Código

0103064

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Falar e escrever de forma rigorosa e apropriada.

2. Reconhecer as diferentes variantes e os registos linguísticos do português, em particular o papel da variante central.

3. Identificar e aplicar estruturas gramaticais da língua portuguesa.

4. Distinguir frases gramaticais de frases agramaticais.

5. Dominar a utilização dos instrumentos de normalização linguística.

Programa

1. Norma e desvio linguístico.

1.1. Variantes, registos e norma; a escolha de uma variante.

1.2. A oposição entre variante linguística e erro ou desvio linguístico.

2. Funcionamento da língua.

2.1 Acentuação; translineação; pontuação.

2.2. Morfologia: questões de flexão nominal, adjetival e verbal.

2.3 Sintaxe: funções sintáticas; processos de formação de frases complexas (coordenação e subordinação).

3. Áreas problemáticas da língua portuguesa.

3.1. Estruturas argumentais.

3.2. Conjugação pronominal e os pronomes clíticos na frase.

Métodos de Ensino

A disciplina de Língua Portuguesa I é teórico-prática. Tem uma importante componente teórica – que inclui a apresentação dos principais conceitos teóricos – e uma forte componente prática na qual os estudantes resolvem exercícios e escrevem textos. Os estudantes são avaliados com base na realização das leituras indicadas, nos resultados obtidos nos trabalhos escritos obrigatórios e nas provas escritas.

Bibliografia

CUNHA, Celso e L. F. Lindley Cintra, 1984, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições João Sá da Costa.

NOGUEIRA, Rodrigo de Sá, 1982, Dicionário de Verbos Conjugados. 7.ª ed. Lisboa: Livraria Clássica Editora.

PERES, João e Telmo Móia, 1995, Áreas Críticas da Língua Portuguesa, Lisboa: Editorial Caminho.

Dicionário de Termos Linguísticos – Associação Portuguesa de Linguística http://www.ait.pt/recursos/dic_term_ling/index2.htm

Dicionário de Termos Linguísticos – APL e ILTEC*

http://www.portaldalinguaportuguesa.org/index.php?action=terminology

(*Versão online de XAVIER, M. F. e M. H. Mateus (org.) (1990). Dicionário de Termos Linguísticos, Associação Portuguesa de Linguística e Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Vol. I, Lisboa: Ed. Cosmos e de XAVIER, M. F. e M. H. Mateus (org.) (1992). Dicionário de Termos Linguísticos, Associação Portuguesa de Linguística e Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Vol. II, Lisboa: Ed. Cosmos).

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência - 40 %
  • 2.ª Frequência - 50 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 10 %