Estudos Culturais

Código

0103044

Créditos ECTS

6

Objetivos

Compreender os valores da contemporaneidade e interpretar a sociedade contemporânea.

Conhecer os vários sentidos de cultura.

Relacionar cultura com outros conceitos (ética, arte, religião, política, tecnologia, utopia, ideologia, barbárie).

Indicar os principais momentos de viragem na cultura ocidental.

Compreender as metamorfoses da cultura ao longo do século XX, tanto numa perspectiva teórica como numa prática simbólica.

Distinguir entre vários níveis e tipos de cultura.

Conhecer as causas da constituição dos Estudos Culturais.

Identificar as prioridades temáticas e novidades metodológicas dos Estudos Culturais.

Sensibilizar para uma cidadania participativa.

Programa

I- Viragens culturais:

1. Da História da Cultura aos Estudos Culturais.2. Oposições e complementaridades: Cultura/Natureza; Civilização/Barbárie; Humanidades e Ciências.3. O Marxismo.4. O Futurismo – manifestos.5. As Guerras Mundiais.

II- O mundo contemporâneo: práticas e valores:1. A condição pós-moderna de Jean-François Lyotard (o fim das grandes narrativas).1. A póscultura de George Steiner (o declínio).2. A hipermodernidade de Gilles Lipovetsky (o excesso).

III- O Centro de Birmingham:1. Os antecessores e os fundadores dos Estudos Culturais.2. Os dois paradigmas dos Estudos Culturais.3. Cultura VS cultura.4. Prioridades temáticas e métodos de investigação.5. A metáfora da Fronteira.6. Ideologia, hegemonia e poder.

IV- Casos práticos de transgressão e in(ter) disciplinaridade: minorias e reivindicações.1. Estudos do género.2. Estudos da etnicidade.3. Estudos da espacialidade.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino incluem a análise de textos e imagens, a síntese de conteúdos lecionados e a prática de pesquisa pessoal. Por este motivo, pede-se aos alunos que resolvam regularmente pequenas fichas de avaliação sobre tópicos da matéria dada ou leituras aconselhadas.

Além disso, uma Frequência final e a apresentação de um trabalho oral completarão a avaliação, que incidirá sobre a competência oral e escrita dos estudantes.

Bibliografia

HALL, Stuart (1980), “Cultural Studies: two paradigms” in Media Culture and Society, London, 2, pp.57-72.

HAUSER, Arnold (2000), História Social da Arte e da Literatura (tradução de Álvaro Cabral), São Paulo: Martins Fontes, 1995 [1953].

HEATER, Derek (1999), What is Citizenship? Cambridge: Polity Press.

INGLIS, Fred (1995), Cultural Studies, Oxford UK & Cambridge USA: Blackwell [1993, 1994].

KATZ, Adam, “Postmodern Cultural Studies: a critique”, in The Alternative Orange, vol. 5, nº 1, Fall-Winter, 1995-6

STOREY, John (1997), An Introduction to Cultural Theory and Popular Culture, 2nd ed., London, New York, Toronto, Sydney, Tokyo, Singapore,

Madrid, Mexico City, Munich, Paris: Prentice Hall, Harvester Wheatsheaf [1993].

IDEM (1996), What is Cultural Studies? A reader, London: Arnold.

Método de Avaliação

  • Ficha de verificação de conhecimentos - 50 %
  • Frequência - 50 %