História Medieval

Código

0103046

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Compreender a História enquanto estudo das complexidades sociais e humanas no tempo e no espaço.
2. Entender a História como ferramenta de conhecimento do presente.
3. Alertar para os problemas e riscos do anacronismo.
4. Problematizar o conceito de Idade Média.
5. Conhecer alguns dos elementos estruturantes, sociais, económicos, políticos e culturais, do período medieval, essencialmente do período compreendido entre os séculos XI e XV.
6. Dominar conceitos fundamentais para a compreensão das diversas épocas da Idade Média.
7. Identificar e refletir sobre a importância de elementos e instituições atuais da sociedade com raízes na Idade Média

Programa

1. Introdução: construção e desconstrução do conceito de Idade Média.
2. A Alta Idade Média ocidental (séculos V-X).
2.1. A instalação dos Bárbaros (séculos V-VII).
2.2. A tentativa de organização germânica (séculos VIII-X).
2.3. As invasões dos séculos IX-X.
3. A formação da Cristandade ocidental (séculos XI-XIII).
3.1. O desenvolvimento da Cristandade: progressos agrícolas e demográficos, expansão geográfica.
3.2. Renascimento urbano e renovação comercial.
3.3. Desenvolvimento intelectual e artístico.
3.4. A Igreja e a religião no desenvolvimento da Cristandade.
3.5. Regime senhorial e feudalismo.
3.6. Querelas políticas: o Papado e o Império; os Estados.
4. A crise da Cristandade ocidental (séculos XIV-XV): uma conjuntura dramática?

Métodos de Ensino

Esta disciplina é composta por aulas teóricas (50%) e teórico-práticas (50%). As primeiras desenvolver-se-ão num método que poderemos designar por "expositivo misto", pelo qual, e sobre cada temática, a professora fará uma exposição teórica, intercalada e/ou seguida por questões e problemas que envolvam os alunos na discussão dos assuntos. Tais questões, tanto poderão ser colocadas pela docente como poderão ser fomentadas junto dos discentes a partir da indicação de leituras ("método da leitura dirigida") e, na medida das possibilidades, da realização de investigações prévias ("método da pesquisa"). Estas últimas metodologias assumirão importância central nas aulas práticas, que se preveem com ênfase na análise de textos, documentos, imagens e discussão/debate de temas por parte dos alunos ("método da discussão").

Bibliografia

ARNOUX, Mathieu – Le temps des laboureurs: travail, ordre social et croissance en Europe (XIIe-XIVe siècle). S.L.: Éditions Albin Michel, 2012.
- DUBY, Georges – Economia rural e vida no campo no Ocidente medieval. Lisboa: Edições 70, 1987 [1962], 2v.
- DUTUR, Thierry – La Ciudad Medieval: orígenes y triunfo de la Europa urbana. Barcelona/Buoenos Aires/México: Paidós, 2004.
- FOURQUIN, Guy – História económica do Ocidente medieval. Lisboa: Edições 70, 1991.
- FOURQUIN, Guy – Senhorio e feudalidade na Idade Média. Lisboa: Edições 70, 1987 [1970].
- GONTHIER, Nicole – Éducation et cultures dans l'Europe occidentale chrétienne du XIIe ao milieu du XVe siècle. Paris: Ellipses, 1998.
- GUERREAU, Alain – El futuro de un pasado: la Edad Media en el siglo XXI. Barcelona: Crítica, 2002.
- HEERS, Jacques – A Idade Média, uma impostura. Lisboa: Asa, 1994 [1992].
- LÉON, Pierre (dir.) - História económica e social do mundo. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1984 [1978], v. 1. t. I e II.
- MOUTHON, Fabrice – Les communautés rurales en Europe au Moyen Âge: un autre histoire politique du Moyen Âge. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2014.
- PAUL, Jacques – Histoire intellectuelle de l'Occident medieval. 2ª tiragem. Paris: Armand Colin, 1998.
- PÉREZ-PRENDES, José Manuel – Instituciones Medievales. Madrid: Editorial Sintesis, D.L. 1997.
- ROSA, M.ª de Lurdes – Fazer e pensar a História Medieval hoje: guia de estudo, investigação e docência. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017 (e-book).
- WICKHAM, Chris – Europa en la Edad Media: una nueva interpretación. Trad. De T. F. Aúz e B. Eguibar. Barcelona: Crítica, 2017. Disp.: https://www.planetadelibros.cl/libros_contenido_extra/36/35773_Europa_en_la_Edad_Media.pdf 

Método de Avaliação

  • Um comentário de texto histórico ou uma análise crítica de um filme projetado em aula - 50 %
  • Uma frequência - 50 %