Sociologia Económica
Código
0102003Créditos ECTS
6Objetivos
A presente cadeira procura transmitir conhecimentos analíticos de base sobre o mercado e os seus agentes na ótica da sociologia. Visa capacitar os alunos para um aprofundamento teórico do campo económico e da compreensão da sua produção social. Contudo, a atual disciplina pretende sobretudo introduzir e sensibilizar os alunos das áreas da sociologia e do serviço social para a dimensão económica da organização social assim como facultar conhecimentos no sentido de localizar as implicações do mercado e das mudanças económicas obre a vida das comunidades humanas. Nesse sentido são desenvolvidas perspetivas teóricas comparativas que dão conta do papel social da economia e dos comportamentos económicos desde Weber (racionalidade económica) e Mauss (relações de troca) a Schumpeter que celebrizou, entre outros, o conceito de empreendedorismo. Neste âmbito são facultados conceitos fundamentais que completam a formação em sociologia e são nucleares em ciências sociais.
Programa
1. Teoria e campo de análise da Sociologia Económica
1.1. A definição do campo e do âmbito da Sociologia Económica
1.2. A dimensão económica da vida social e a organização das sociedades
1.3. A circulação e a troca; a mercantilização como processo social
1.4. As estruturas sociais da economia e das desigualdades
1.5. Os contributos de Marcel Mauss e a sociologia económica de Karl Marx e Weber
2. Percursos e paradigmas da Sociologia Económica
2.1. A nova Sociologia Económica: Joseph Schumpeter e Granovetter
2.2. O desenvolvimento do sistema capitalista e as suas fases
2.3. A questão dos recursos, dos bens económicos a sua repartição
2.4. O circuito económico e os agentes económicos na teoria económica clássica
3. O campo e o lugar dos agentes, do poder e da produção
3.1. A noção e o papel do mercado e da comercialização
3.2. Os ciclos produtivos, o ciclo dos produtos e a sociedade de consumo
3.3. A economia solidária e as formas de mercado social de emprego
Métodos de Ensino
Dados os objetivos aqui definidos, optou-se por uma abordagem mais sustentada nas teorias especializadas, tanto clássicas como mais nas modernas, versando sobre a análise e interpretação da experiência de vida quotidiana com recurso a apresentação de estudos de casos, à interpretação de testemunhos situacionais especializados e à análise de percursos de vida. Os métodos de avaliação mistos são o corolário lógico das formas de lecionação implementadas.
Em conformidade com o, optou-se por uma metodologia de lecionação mais exemplificativa e interrogativa do que expositiva, ainda que o recurso ao método expositivo seja incontornável neste contexto.
Bibliografia
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ALMODÔVAR, António (1995), A Institucionalização da Economia Política em Portugal, Porto, Afrontamento.
BOURDIEU, Pierre, As estruturas sociais da economia, Lisboa, I. Piaget, 2001
CABRAL, Manuel V. (1983), “A economia subterrânea vem ao de cima: estratégias da população rural perante a industrialização e a urbanização”, Análise Social, 19 (76), 199-234
PEIXOTO, João e MARQUES, Rafael. A sociologia económica em Portugal. Sociologia - problemas e práticas, Maio 2003, nº 42, 201-216
SILVA, Manuela (org.), et al (1989), Empresários e Gestores da Indústria em Portugal, 2 vol., Lisboa, CISEP / UTL, Inst. Sup. Economia
STEINER, Philippe (1999), La Sociologie Économique, Paris, La Découverte
TRIGILIA, Carlo (1998), Sociologia Economica: Stato, Mercato e Società nel Capitalismo Moderno, Bolonha, Il Mulino
Método de Avaliação
- 1ª Frequência: - 50 %
- Ensiao temático - 30 %
- Exposição oral - 20 %