Sociologia Económica

Código

0102003

Créditos ECTS

6

Objetivos

A presente cadeira procura transmitir conhecimentos analíticos de base sobre o mercado e os seus agentes na ótica da sociologia. Visa capacitar os alunos para um aprofundamento teórico do campo económico e da compreensão da sua produção social. Contudo, a atual disciplina pretende sobretudo introduzir e sensibilizar os alunos das áreas da sociologia e do serviço social para a dimensão económica da organização social assim como facultar conhecimentos no sentido de localizar as implicações do mercado e das mudanças económicas obre a vida das comunidades humanas. Nesse sentido são desenvolvidas perspetivas teóricas comparativas que dão conta do papel social da economia e dos comportamentos económicos desde Weber (racionalidade económica) e Mauss (relações de troca) a Schumpeter que celebrizou, entre outros, o conceito de empreendedorismo. Neste âmbito são facultados conceitos fundamentais que completam a formação em sociologia e são nucleares em ciências sociais.

Programa

1. Teoria e campo de análise da Sociologia Económica

1.1. A definição do campo e do âmbito da Sociologia Económica

1.2. A dimensão económica da vida social e a organização das sociedades

1.3. A circulação e a troca; a mercantilização como processo social

1.4. As estruturas sociais da economia e das desigualdades

1.5. Os contributos de Marcel Mauss e a sociologia económica de Karl Marx e Weber

2. Percursos e paradigmas da Sociologia Económica

2.1. A nova Sociologia Económica: Joseph Schumpeter e Granovetter

2.2. O desenvolvimento do sistema capitalista e as suas fases

2.3. A questão dos recursos, dos bens económicos a sua repartição

2.4. O circuito económico e os agentes económicos na teoria económica clássica

3. O campo e o lugar dos agentes, do poder e da produção

3.1. A noção e o papel do mercado e da comercialização

3.2. Os ciclos produtivos, o ciclo dos produtos e a sociedade de consumo

3.3. A economia solidária e as formas de mercado social de emprego

Métodos de Ensino

Dados os objetivos aqui definidos, optou-se por uma abordagem mais sustentada nas teorias especializadas, tanto clássicas como mais nas modernas, versando sobre a análise e interpretação da experiência de vida quotidiana com recurso a apresentação de estudos de casos, à interpretação de testemunhos situacionais especializados e à análise de percursos de vida. Os métodos de avaliação mistos são o corolário lógico das formas de lecionação implementadas.

Em conformidade com o, optou-se por uma metodologia de lecionação mais exemplificativa e interrogativa do que expositiva, ainda que o recurso ao método expositivo seja incontornável neste contexto.

Bibliografia

ALMEIDA, Ana Nunes, João Ferrão, e José M. Sobral (1994), “Territórios, empresários e empresas: entender as condições sociais da empresarialidade”, Análise Social, 29 (125-126), 55-79

ALMODÔVAR, António (1995), A Institucionalização da Economia Política em Portugal, Porto, Afrontamento.

BOURDIEU, Pierre, As estruturas sociais da economia, Lisboa, I. Piaget, 2001

CABRAL, Manuel V. (1983), “A economia subterrânea vem ao de cima: estratégias da população rural perante a industrialização e a urbanização”, Análise Social, 19 (76), 199-234

PEIXOTO, João e MARQUES, Rafael. A sociologia económica em Portugal. Sociologia - problemas e práticas, Maio 2003, nº 42, 201-216

SILVA, Manuela (org.), et al (1989), Empresários e Gestores da Indústria em Portugal, 2 vol., Lisboa, CISEP / UTL, Inst. Sup. Economia

STEINER, Philippe (1999), La Sociologie Économique, Paris, La Découverte

TRIGILIA, Carlo (1998), Sociologia Economica: Stato, Mercato e Società nel Capitalismo Moderno, Bolonha, Il Mulino

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: - 50 %
  • Ensiao temático - 30 %
  • Exposição oral - 20 %