Grandes Obras da Literatura Ocidental II

Código

0103037

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Conhecer e utilizar com pertinência os conceitos operatórios e os instrumentos de análise próprios à leitura e à interpretação das obras estudadas;

2. Utilizar com pertinência, em novos contextos e diante de textos tipologicamente similares, os conceitos operatórios e os instrumentos de análise referenciados em 1);

3. Reconhecer e atualizar, em contextos adequados e de forma ajustada, as dimensões estética e cognitiva dos textos artísticos verbais e dos mundos que eles convocam e conformam.

Programa

1. Conceitos operatórios e instrumentos de análise:

1.1. Grande obra / clássico / cânone;

1.2. Modo literário / género literário;

1.3. Trágico / tragédia / texto dramático / texto teatral.

2. Textos e contextos — três momentos para uma leitura do trágico:

2.1. Sófocles — “Édipo Rei”;

2.2. William Shakespeare — “Rei Lear”;

2.3. Jean Racine — “Fedra”.

Métodos de Ensino

As aulas assumirão uma natureza teórico-prática, sendo as teóricas reservadas à apresentação e discussão dos termos e conceitos operatórios convocados pela análise e interpretação das manifestações literárias em presença.

Bibliografia

Sófocles. REI ÉDIPO, em Sófocles. TRAGÉDIAS. Coimbra: Minerva, 2003.

Shakespeare, William. REI LEAR. Porto: Campo das Letras, 2005.

Racine, Jean. FEDRA. Porto: Porto Editora, 2003.

Aristóteles. POÉTICA. Lisboa: Fundação calouste Gulbenkian, 2004.

Bobes Naves, María del Carmen, ed. TEORÍA DEL TEATRO. Madrid: Arco / Libros, 1997.

Easterling, P. E., ed. THE CAMBRIDGE COMPANION TO GREEK TRAGEDY. Cambridge: CUP, 1997.

Machado, Roberto. O NASCIMENTO DO TRÁGICO. DE SCHILLER A NIETSZCHE. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

Romilly, Jacqueline de. A TRAGÉDIA GREGA. Lisboa: Edições 70, 1999.

Silva, Vítor Manuel de Aguiar e Silva. TEORIA DA LITERATURA. Coimbra: Almedina, 2011, 8.ª edição.

Sullà, Enric, ed. EL CANON LITERARIO. Madrid: Arco / Libros, 1998.

Szondi, Peter. ENSAIO SOBRE O TRÁGICO. Rio de Janeiro:Jorge Zahar, 2004.

Método de Avaliação