Grandes Obras da Literatura Ocidental II
Código
0103037Créditos ECTS
6Objetivos
1. Conhecer e utilizar com pertinência os conceitos operatórios e os instrumentos de análise próprios à leitura e à interpretação das obras estudadas;
2. Utilizar com pertinência, em novos contextos e diante de textos tipologicamente similares, os conceitos operatórios e os instrumentos de análise referenciados em 1);
3. Reconhecer e atualizar, em contextos adequados e de forma ajustada, as dimensões estética e cognitiva dos textos artísticos verbais e dos mundos que eles convocam e conformam.
Programa
1. Conceitos operatórios e instrumentos de análise:
1.1. Grande obra / clássico / cânone;
1.2. Modo literário / género literário;
1.3. Trágico / tragédia / texto dramático / texto teatral.
2. Textos e contextos — três momentos para uma leitura do trágico:
2.1. Sófocles — “Édipo Rei”;
2.2. William Shakespeare — “Rei Lear”;
2.3. Jean Racine — “Fedra”.
Métodos de Ensino
As aulas assumirão uma natureza teórico-prática, sendo as teóricas reservadas à apresentação e discussão dos termos e conceitos operatórios convocados pela análise e interpretação das manifestações literárias em presença.
Bibliografia
Sófocles. REI ÉDIPO, em Sófocles. TRAGÉDIAS. Coimbra: Minerva, 2003.
Shakespeare, William. REI LEAR. Porto: Campo das Letras, 2005.
Racine, Jean. FEDRA. Porto: Porto Editora, 2003.
Aristóteles. POÉTICA. Lisboa: Fundação calouste Gulbenkian, 2004.
Bobes Naves, María del Carmen, ed. TEORÍA DEL TEATRO. Madrid: Arco / Libros, 1997.
Easterling, P. E., ed. THE CAMBRIDGE COMPANION TO GREEK TRAGEDY. Cambridge: CUP, 1997.
Machado, Roberto. O NASCIMENTO DO TRÁGICO. DE SCHILLER A NIETSZCHE. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
Romilly, Jacqueline de. A TRAGÉDIA GREGA. Lisboa: Edições 70, 1999.
Silva, Vítor Manuel de Aguiar e Silva. TEORIA DA LITERATURA. Coimbra: Almedina, 2011, 8.ª edição.
Sullà, Enric, ed. EL CANON LITERARIO. Madrid: Arco / Libros, 1998.
Szondi, Peter. ENSAIO SOBRE O TRÁGICO. Rio de Janeiro:Jorge Zahar, 2004.