Cultura Portuguesa Contemporânea

Código

0103018

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Objetivos:

1.1. Refletir sobre os conceitos de Cultura e de cultura nacional.

1.2. Aprofundar conhecimentos sobre a identidade nacional e a Cultura Portuguesa, o seu passado e a contemporaneidade.

1.3. Reconhecer os traços fundamentais da Cultura Portuguesa.

1.4. Aprofundar e refletir sobre várias posições contemporâneas acerca do lugar de Portugal na Europa, no presente e no futuro.

1.5. Desenvolver a capacidade de relacionar saberes e incentivar o espírito crítico.

2. Competências:

2.1. Dominar o conceito de cultura nacional.

2.2. Desenvolver a capacidade de refletir sobre as posições de vários ensaístas acerca do carácter nacional.

2.3. Refletir criticamente sobre os retratos literários de Portugal apresentados por alguns autores.

Programa

1. Introdução.

1.1. O conceito de Cultura e suas aplicações ao caso da História da Cultura Portuguesa. Confronto com conceitos afins (Civilização, Ilustração, Erudição, Natureza, Ideologia).

1.2. Breve revisão cronológica da História de Portugal. Portugal peninsular e Portugal europeu.

2. Questões de identidade nacional: aproximação ao caso português.

2.1. Fatores políticos: Estado, território e Constituição.

2.2. Fatores socioculturais: língua, religião, etnia, história, mitos e arte.

3. O modo de ser português: caracterização da Cultura Portuguesa segundo autores contemporâneos.

3.1. Fernando Pessoa, o povo de “heróis adiados” e o apelo ao “Quinto Império” na Mensagem.

3.2. Jorge Dias e os “elementos fundamentais da Cultura Portuguesa”.

3.3. A leitura psicanalítica de Eduardo Lourenço. Os messianismos estruturais e as oportunidades perdidas.

4. Portugal face à Península Ibérica e face à Europa: hostilidade ou integração? A Jangada de pedra de José Saramago.

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas, tendo uma componente mais expositiva, e uma parte prática em que se incentiva a discussão alargada dos textos comentados. No período dedicado ao atendimento individual, é dado apoio aos alunos no sentido de facilitar o processo de aprendizagem, nomeadamente no que diz respeito ao esclarecimento de dúvidas e à orientação sobre métodos de estudo e de pesquisa e elaboração dos trabalhos científicos.

Bibliografia

COELHO, A. B., «A identidade portuguesa no dealbar do 3º milénio» in ROSAS, Fernando, e ROLLO, Maria Fernanda (coord.) (1998), Portugal na viragem do século – Os portugueses e os desafios do milénio, Lisboa, Pavilhão de Portugal - Expo'98/Assírio e Alvim; pp. 65-97.

LOURENÇO, E. [1988], O labirinto da saudade - Psicanálise mítica do destino português, Lisboa, Círculo de Leitores.

MATTOSO, J. (1998), A identidade nacional, 1ª ed., col. «Fundação Mário Soares», Lisboa, Fundação Mário Soares/Gradiva.

PIRES, A. M. (1997/98), «A identidade portuguesa», Arquipélago (Línguas e literaturas), nº XV, Ponta Delgada, Universidade dos Açores; pp.319-330.

_____ (1994), «O carácter português», Anais do Instituto Superior Naval de Guerra, nº 8, Lisboa, Instituto Superior Naval de Guerra; pp. 35-53.

SILVA, A. Santos e JORGE, V. O. (orgs.) (19939, Existe uma cultura portuguesa?, Porto, Edições Afrontamento.

SMITH, A. (1997), A identidade nacional, Lisboa, Gradiva.

Método de Avaliação