Dinâmicas Demográficas e Sociais

Código

0200905

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

Informação disponível em breve.

Programa

1. Dinâmica Demográfica e Mobilidade

1.1. Migrações internacionais: emigração e imigração

1.2. Movimentos internos e mobilidade sazonal

2.Dinâmica Demográfica, desigualdades territoriais e atração populacional

2.1. População e poder

2.2. Perspetiva europeia: o caso português

2.3. As regiões insulares: o caso dos Açores

3. Dinâmica Demográfica e percursos de vida

3.1. Contextos familiares

3.2. Contextos profissionais

Métodos de Ensino

As aulas, de natureza teórico-prática, têm uma componente teórica e reflexiva nas quais se acresce a identificação e aplicação a situações concretas e diversificadas. Discutir-se-ão ainda os textos e a investigação realizada pelos alunos fora dos tempos letivos, cujos elementos serão previamente indicados ou disponibilizados.

Pretende-se que a bibliografia abaixo indicada, bem como a informação estatística, relativa às temáticas constantes do programa seja complementada pelos estudantes, contando para isso com o apoio do docente.

Bibliografia

BANDEIRA, Mário Leston, Demografia e Modernidade – Família e Transição Demográfica em Portugal, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1996.

CASELLI, Graziella, VALLIN, Jacques, WUNSCH, Guillaume (2004) Démographie : analyse et synthèse (Direcção) – VI Population et Societé, Paris, INED/PUF.

CASELLI, G., VALLIN, J., WUNSCH, G. (2003), Démographie: analyse et synthèse – IV Les déterminants de la migration, Paris, INED/PUF.

FAIRBAIRN. J. (2007), “Economic vulnerability and resilience of small island states”, Island Studies Journal, Vol. 2, N.º 1, pp. 133-140.

ROCHA, G. P. N., MENDES, D. "Experiências da emigração açoriana", (2012) in Portuguese Studies Review, nº20 (2):33-58.

NAZARETH, J. Manuel (2009), Crescer e Envelhecer – constrangimentos e oportunidades do envelhecimento demográfico, Lisboa, Ed. Presença.

VÉRON, J., PEENEC, S., LÉGARÉ, J., (2007), Ages, generations and social contract, Nethertlands, Springer.

Método de Avaliação

  • Reflexão teórica sobre uma temática
  • 50.0 %