Inglês I
Código
0102004Créditos ECTS
6Objetivos
Ao nível elementar de competência linguística, o/a aluno/a de Inglês I deve:
Compreensão Oral: Perceber frases simples, vocabulário básico e expressões comuns relacionadas com a área de estudo. Compreender a linguagem bem articulada e participar em diálogos simples e de interesse comum. Competência Oral: Comunicar ideias e opiniões no contexto de situações quotidianas, tendo competência para formular e trocar informação básica. Formular perguntas e respostas num contexto definido, com algumas limitações em manter o diálogo.
Leitura: Ler e compreender, de uma forma adequada e competente, textos factuais relacionados com as áreas de interesse e de estudo. Identificar a tese principal de um texto escrito e elaborar um esboço das ideias principais apresentadas.
Escrita: Escrever textos diretos sobre tópicos de conhecimento geral e da área de estudo, elencando ideias numa sequência lógica e linear. Contar experiências e descrever sentimentos e reações num texto simples e coerente.
Programa
CONTEÚDO GRAMATICAL:
1. Presente Simples
2. Presente Contínuo
3. Frases negativas
4. Perguntas com resposta sim-não (verbos auxiliares e ordem das palavras em todos os tempos verbais)
5. Perguntas a solicitar informação
6. Passado Simples e Contínuo
7. Presente Perfeito Simples e Contínuo
8. Falar sobre o futuro (“going to”, futuro simples, presente contínuo e presente simples)
9. Revisão dos verbos modais mais comuns
10. Phrasal verbs (sintagmas verbais com preposições e advérbios)
11. Orientações gerais sobre a pronúncia: sons consonantais e vogais; elisão; acentuação das palavras; entoação.
CONTEÚDO FUNCIONAL/NOCIONAL:
1. Pedir e fornecer informações gerais e pessoais
2. Descrever pessoas, lugares e situações
3. Falar de interesses, passatempos e experiências passadas
4. Exprimir e trocar opiniões sobre questões atuais
5. O futuro: planos, ambições e previsões
6. Escrever e responder a mensagens informais e semi-formais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular:
Os diversos conteúdos gramaticais ajudam os alunos a atingir os objetivos relacionados com a compreensão oral e leitura, pois proporcionam uma perceção mais clara de como a língua funciona. Estes conteúdos contribuem também para a consecução dos objetivos relativos à expressão oral e escrita, pois dotam os alunos de estruturas linguísticas que lhes permitem construir frases mais precisas, claras e corretas e expressar ideias com maior confiança e de forma mais coerente e bem organizada.
Os conteúdos relacionados com as funções da língua contribuem para os objetivos relativos à compreensão oral e leitura, ao desenvolverem competências de comunicação, ajudando os alunos a compreender histórias pessoais, situações quotidianas e questões globais. Estes conteúdos melhoram ainda a expressão oral e escrita na medida em que os alunos descrevem pessoas, partilham experiências, oferecem ajuda, discutem interesses e expressam opiniões, aumentando também o seu vocabulário.
Métodos de Ensino
Uma seleção de clips de vídeo e áudio, artigos noticiosos, ensaios e outros textos será utilizada para estimular a discussão e/ou para introduzir os diferentes tópicos. Haverá uma abordagem integrada das quatro competências (ouvir, falar, ler e escrever), que será complementada pelo estudo intensivo de tópicos gramaticais e/ou do uso do inglês. Será dada ampla oportunidade aos estudantes de praticarem competências linguísticas, individualmente e em pares ou grupos.
Bibliografia
AZAR, B. S. (1990). Understanding and Using English Grammar, Textbook and Workbooks A and B. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall.
BLAND, S. et al. (2012). Grammar Sense 3. Oxford: University Press.
BRYSON, B. (2000). The Mother Tongue: English and How It Got That Way. London & New York: Harper Collins.
CELCE-MURCIA, M. & LARSEN-FREEMAN, D. (1998). The Grammar Book: An ESL/EFL Teacher’s Course. Boston: Heinle & Heinle.
COE, N. et al. (2019). Oxford Practice Grammar: Basic. Oxford: University Press.
EASTWOOD, J. (2019). Oxford Practice Grammar: Intermediate. Oxford: University Press.
FUCHS, M. (2006). Focus on Grammar 3: An Integrated Skills Approach. New York: Pearson Longman.
MURPHY, R. (2004). English Grammar in Use. Cambridge: University Press.
NAYLOR, H. (2007). Essential Grammar in Supplementary Exercises. Cambridge: University Press.
PAVLIK, C. (2012). Grammar Sense 2. Oxford: University Press.
SWAN, M. & WALTER, C. (2011). Oxford English Grammar Course: Basic & Intermediate. Oxford: University Press.
Método de Avaliação
Os estudantes devem participar ativamente nas aulas; os alunos sem o estatuto de trabalhador-estudante têm de assistir a, pelo menos, 75% das aulas. A nota final é baseada na participação nas aulas e no resultado de duas frequências e de uma avaliação oral; ou nos exames escrito e oral realizados na Época de Exames.
