Inglês I

Código

0102004

Créditos ECTS

6

Objetivos

Ao nível elementar de competência linguística, o/a aluno/a de Inglês I deve:

Compreensão Oral: Perceber frases simples, vocabulário básico e expressões comuns relacionadas com a área de estudo. Compreender a linguagem bem articulada e participar em diálogos simples e de interesse comum. Competência Oral: Comunicar ideias e opiniões no contexto de situações quotidianas, tendo competência para formular e trocar informação básica. Formular perguntas e respostas num contexto definido, com algumas limitações em manter o diálogo.

Leitura: Ler e compreender, de uma forma adequada e competente, textos factuais relacionados com as áreas de interesse e de estudo. Identificar a tese principal de um texto escrito e elaborar um esboço das ideias principais apresentadas.

Escrita: Escrever textos diretos sobre tópicos de conhecimento geral e da área de estudo, elencando ideias numa sequência lógica e linear. Contar experiências e descrever sentimentos e reações num texto simples e coerente.

Programa

CONTEÚDO GRAMATICAL:
1. Presente simples;
2. Presente contínuo;
3. Frases negativas;
4. Perguntas com resposta sim-não (verbos auxiliares e ordem das palavras em todos os tempos verbais);
5. Perguntas a solicitar informação;
6. Passado simples e contínuo;
7. Presente perfeito simples e contínuo;
8. Falar sobre o futuro (“going to”, futuro simples, presente contínuo e presente simples);
9. Revisão dos verbos modais mais comuns;
10. Phrasal verbs (sintagmas verbais com preposições e advérbios);
11. Orientações gerais sobre a pronúncia: sons consonantais e vogais, elisão, acentuação das palavras, entoação.

CONTEÚDO FUNCIONAL/NOCIONAL:
1. Pedir e fornecer informações gerais e pessoais;
2. Descrever pessoas, lugares e situações;
3. Falar de interesses, passatempos e experiências passadas;
4. Exprimir e trocar opiniões sobre questões atuais;
5. O futuro: planos, ambições e previsões;
6. Escrever e responder a mensagens informais e semi-formais.

Métodos de Ensino

Uma seleção de clips de vídeo e áudio, artigos noticiosos, ensaios e outros textos será utilizada para estimular a discussão e/ou para introduzir os diferentes tópicos. Haverá uma abordagem integrada das quatro competências (ouvir, falar, ler e escrever), que será complementada pelo estudo intensivo de tópicos gramaticais e/ou do uso do inglês. Será dada ampla oportunidade aos estudantes de praticarem competências linguísticas, individualmente e em pares ou grupos.

Bibliografia

AZAR, B. S. (1990). Understanding and Using English Grammar, Textbook and Workbooks A and B. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall.

BLAND, S. et al. (2012). Grammar Sense 3. Oxford: University Press.

BRYSON, B. (2000). The Mother Tongue: English and How It Got That Way. London & New York: Harper Collins.

CELCE-MURCIA, M. & LARSEN-FREEMAN, D. (1998). The Grammar Book: An ESL/EFL Teacher’s Course. Boston: Heinle & Heinle.

COE, N. et al. (2019). Oxford Practice Grammar: Basic. Oxford: University Press.

EASTWOOD, J. (2019). Oxford Practice Grammar: Intermediate. Oxford: University Press.

FUCHS, M. (2006). Focus on Grammar 3: An Integrated Skills Approach. New York: Pearson Longman.

MURPHY, R. (2004). English Grammar in Use. Cambridge: University Press.

NAYLOR, H. (2007). Essential Grammar in Supplementary Exercises. Cambridge: University Press.

PAVLIK, C. (2012). Grammar Sense 2. Oxford: University Press.

SWAN, M. & WALTER, C. (2011). Oxford English Grammar Course: Basic & Intermediate. Oxford: University Press.

Método de Avaliação