Inglês IV
Código
0103026Créditos ECTS
6Objetivos
Inglês IV (925) desenvolve competências de língua inglesa a um nível intermédio-avançado (B2 do QECR). Os alunos que concluem com êxito Inglês III conseguem:
1. Falar com clareza e fluência, apesar de algumas interferências da língua materna. São capazes de expressar opiniões, fazer relatos, desenvolver argumentos e participar em conversas extensas sobre a sua área e sobre as;
2. Escrever, de forma clara e detalhada, textos descritivos, narrativos, analíticos e argumentativos;
3. Ler com um elevado grau de autonomia e selecionar/processar informação de conteúdos escritos;
4. Acompanhar discursos extensos e linhas de argumentação complexas. São também capazes de compreender com facilidade materiais em formato áudio-vídeo em inglês padrão.
Programa
Objetivos de aprendizagem
Inglês IV desenvolve competências de língua inglesa a um nível intermédio-avançado (B2+ do QECR). Os alunos que concluem com êxito Inglês IV conseguem:
1. falar com clareza e fluência (apesar de algumas interferências da língua materna), expressar opiniões, fazer relatos, desenvolver argumentos e participar em conversas extensas sobre a sua área e sobre as suas experiências;
2. escrever, de forma clara e detalhada, textos descritivos, narrativos, analíticos e argumentativos;
3. ler com um elevado grau de autonomia e selecionar/processar informação de conteúdos escritos;
4. acompanhar discursos extensos e linhas de argumentação complexas. São também capazes de compreender com facilidade materiais em formato áudio-vídeo em inglês padrão.
Conteúdos programáticos
1. Prática da compreensão e produção orais, através da análise de filmes ou de debates sobre assuntos relevantes, desenvolvendo competências para discursar em público.
2. Prática da compreensão e produção escritas, através da análise de textos escritos e de filmes, desenvolvendo competências para uma escrita analítica, bem como para a revisão e edição do trabalho escrito.
3. Focalização na gramática da língua inglesa, através da revisão e do estudo aprofundado de nomes, determinantes, orações relativas e adjetivas, advérbios intensificadores, comparativos e superlativos, frases condicionais, frases nominais, conetores frásicos (adição, contraste, causa, sequência), estruturação de parágrafos (por organização espacial, relevância, causa/efeito e por comparação/contraste), consolidando com exercícios escritos e orais (sobretudo a partir do manual The Functions of English Grammar).
Demonstração da coerência de conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem
As competências descritas nos objetivos são reforçadas pelos conteúdos do programa. Os tópicos gramaticais são abordados nos capítulos 10 a 14 do manual The Functions of English Grammar, os quais são complementados pela gramática The Grammar Book e estão disponíveis para os alunos na plataforma Moodle. Os exercícios do manual possibilitam o desenvolvimento de variadas competências e são normalmente resolvidos pelos alunos e apresentados oralmente nas aulas. A prática da compreensão/produção oral é aprofundada com o visionamento de filmes em língua inglesa (legendados em inglês), discussões e debates organizados em sala de aula, workshops de escrita e apresentações de textos dos alunos. A compreensão/produção escrita é desenvolvida através de fóruns no Moodle, bem como através da escrita de um texto analítico e de um trabalho individual. Serão explorados capítulos relevantes do livro College Writers. No final do semestre, os alunos produzem, em sala de aula, um texto analítico.
Métodos de Ensino
Metodologias de ensino
Em Inglês IV, é utilizada uma abordagem de ensino sistemática e cumulativa que desenvolve competências em língua inglesa a um nível intermédio-avançado (B2+ do QECR). O programa é centrado em géneros de textos relevantes, havendo simultaneamente exploração de vocabulário e de estruturas. A prática nas quatro competências (ler, escrever, ouvir, falar) é complementada com uma revisão gramatical.
Um teste de gramática (30%) tem como base os conteúdos dos capítulos do manual. O semestre finaliza com a escrita de um texto analítico (20%) em sala de aula. O portefólio de escrita (30%) é constituído por um projeto independente e por um texto escrito (Joycean prolusion). Outras atividades complementam a nota da participação/assiduidade (20%), tais como questionários, workshops de escrita, discussões, fóruns no Moodle, e exercícios do manual The Functions of English Grammar (preparados em casa e apresentados na aula).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem
Esta abordagem de ensino, sistemática e cumulativa, começa com exercícios escritos e orais para desenvolver uma diversidade de competências, desde o domínio da forma e do sentido gramatical à fluência produtiva. Os filmes e guiões servem de base para discussões em aula e para a escrita de textos analíticos. O semestre culmina com a escrita de um texto analítico, tendo por base um conto, atividade que está descrita no capítulo 11 de College Writers. O desenvolvimento da capacidade de análise é essencial à medida que os alunos continuam a adquirir competências em língua inglesa e transitam para a produção de textos em contexto académico e profissional. Através dos métodos de workshop e de projeto autónomo, continuam a ser desenvolvidas competências essenciais para revisão e edição de textos e é propiciada uma maior sensibilização para os diferentes géneros literários, bem como a capacidade para analisar, interpretar e produzir conteúdos de forma precisa, variada e criativa.
Bibliografia
Bibliografia
Azar, Betty Schrampfer. Understanding and Using English Grammar. 3rd revised ed. New York: Pearson Education, 2004.
Bernard, Sheila Curran. Documentary Storytelling: Making Stronger and More Dramatic Nonfiction Films. 2nd ed. St. Louis: Focal Press, 2007.
Celce-Murcia, Marianne and Diane Larsen-Freeman. The Grammar Book. 2nd ed. Boston: Heinle & Heinle, 1998.
Field, Syd. Screenplay: The Foundations of Screenwriting. New York: Bantam Doubleday, 1994.
Giannetti, Louis. Understanding Movies. 8th ed. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 1998.
Holschuh, Louis W. The Functions of English Grammar (The Holschuh Esl Grammar Ser.). Cambridge University Press, 1994. [updated in 2024]
Kent, Michael L. "The Power of Storytelling in Public Relations: Introducing the 20 Master Plots." Public Relations Review, vol. 41, no. 4, 2015, pp. 480-489.
Reid, Stephen. The Prentice Hall Guide for College Writers. 9th ed. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 2011.