Inglês IV
Código
0103026Créditos ECTS
6Objetivos
Inglês IV (925) desenvolve competências de língua inglesa a um nível intermédio-avançado (B2 do QECR). Os alunos que concluem com êxito Inglês III conseguem:
1. Falar com clareza e fluência, apesar de algumas interferências da língua materna. São capazes de expressar opiniões, fazer relatos, desenvolver argumentos e participar em conversas extensas sobre a sua área e sobre as;
2. Escrever, de forma clara e detalhada, textos descritivos, narrativos, analíticos e argumentativos;
3. Ler com um elevado grau de autonomia e selecionar/processar informação de conteúdos escritos;
4. Acompanhar discursos extensos e linhas de argumentação complexas. São também capazes de compreender com facilidade materiais em formato áudio-vídeo em inglês padrão.
Programa
1. Prática da compreensão e produção orais, através da análise de filmes ou de debates sobre assuntos relevantes, desenvolvendo competências para discursar em público;
2. Prática da compreensão e produção escritas, através da análise de textos escritos e de filmes, desenvolvendo competências para uma escrita analítica, bem como para a revisão e edição do trabalho escrito;
3. Focalização na gramática da língua inglesa, através da revisão e do estudo aprofundado de nomes, determinantes, orações relativas e adjetivas, advérbios intensificadores, comparativos e superlativos, frases condicionais, frases nominais, conetores frásicos (adição, contraste, causa, sequência), estruturação de parágrafos (por organização espacial, relevância, causa/efeito e por comparação/contraste), consolidando com exercícios escritos e orais (sobretudo a partir do manual The Functions of English Grammar).
Métodos de Ensino
Em Inglês IV (925), é utilizada uma abordagem de ensino sistemática e cumulativa que desenvolve competências em língua inglesa a um nível intermédio-avançado (nível B2 do QECR). O programa é adaptado às necessidades dos alunos de relações públicas e comunicação e é centrado em géneros de textos relevantes, havendo simultaneamente exploração de vocabulário e de estruturas. A prática nas quatro competências (ler, escrever, ouvir, falar) é complementada com uma revisão gramatical.
Bibliografia
Azar, Betty Schrampfer. Understanding and Using English Grammar. 3rd revised ed. New York: Pearson Education, 2004.
Bernard, Sheila Curran. Documentary Storytelling: Making Stronger and More Dramatic Nonfiction Films. 2nd ed. St. Louis: Focal Press, 2007.
Celce-Murcia, Marianne and Diane Larsen-Freeman. The Grammar Book. 2nd ed. Boston: Heinle & Heinle, 1998.
Field, Syd. Screenplay: The Foundations of Screenwriting. New York: Bantam Doubleday, 1994.
Giannetti, Louis. Understanding Movies. 8th ed. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 1998.
Holschuh, Louis W. The Functions of English Grammar (The Holschuh Esl Grammar Ser.). Cambridge University Press, 1994. [updated in 2015]
Kent, Michael L. "The Power of Storytelling in Public Relations: Introducing the 20 Master Plots." Public Relations Review, vol. 41, no. 4, 2015, pp. 480-489.
Reid, Stephen. The Prentice Hall Guide for College Writers. 9th ed. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 2011.
Método de Avaliação
- Assiduidade e Participação - 20 %
- Portefólio de escrita - 30 %
- Teste de gramática - 30 %
- Teste de produção escrita - 20 %