Marketing II
Código
0103028Créditos ECTS
6Objetivos
A presente Unidade Curricular aprofundar os conhecimentos na área de Marketing, sensibilizando-os para a crescente importância destes e das suas ferramentas nas organizações, face a um mercado cada vez mais global. Assim, os objetivos gerais são os seguintes:
1. Compreender a evolução do Marketing e as novas tendências;
2. Definir o papel do Marketing em empresas de serviços;
3. Perceber as especificidades dos conceitos operacionais de Marketing;
4. Compreender a nova realidade em termos digitais.
Em termos de competências é fundamental dotar os discentes da capacidade de:
1. Analisar a nova realidade digital em termos empresariais;
2. Conhecer as diferentes dimensões da gestão de marcas;
3. Estruturar e tomar decisões na elaboração de um plano de Marketing;
4. Compreender as diferentes fases de elaboração do plano;
5. Conhecer e explorar as diferentes estratégias de Marketing pessoal.
Programa
Ao longo desta unidade curricular serão desenvolvidos e aprofundados alguns dos conceitos de Marketing. Os conteúdos serão lecionados com a seguinte estrutura:
1. O Marketing Mix – Comunicação
2. O Marketing Mix – Distribuição
3. O Marketing Mix – Serviços
4. Sistema de Informação de Marketing
5. Gestão de Marcas, Marketing pessoal
6. Marketing Digital
Métodos de Ensino
Para se atingirem os objetivos da cadeira é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.
Bibliografia
Kotler, P., Armstrong, G. (2008) Principles of Marketing, Prentice-Hall:New York
Scott, David Meerman (2008) The New Rules of Marketing and PR: How to Use News Releases, Blogs, Podcasting, Viral Marketing and Online Media to Reach Buyers Directly, John Wiley and Sons.
Lovelock, Christopher H. (2007) Services Marketing, 6/E, Prentice-Hall:New York
Método de Avaliação
- 1ª Frequência: - 60 %
- Projeto em grupo - 40 %