História Contemporânea de Portugal

Código

0103033

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Reconhecer o processo de afirmação do Liberalismo e as suas consequências.

2. Caracterizar os movimentos culturais que marcaram o país no século XIX.

3. Analisar as causas da queda da Monarquia em Portugal.

4. Justificar as atribulações e o desfecho da I República.

5. Explicar o processo de ascensão e afirmação do Estado Novo.

6. Reconhecer o ideário e os valores salazaristas.

7. Fomentar a reflexão com vista ao exercício de uma cidadania crítica e atuante.

8. Adquirir competências pessoais (capacidade de raciocínio, consciência crítica) e específicas no âmbito da ciência histórica (recolha de informação bibliográfica e documental, análise crítica das fontes e da bibliografia disponível, elaboração de ensaios sobre os conteúdos programáticos).

Programa

I – O PRIMEIRO MOVIMENTO LIBERAL: A REVOLUÇÃO DE 1820

1. A emergência de uma consciência liberal

2. O pronunciamento militar de 24 de Agosto de 1820

3. As cortes vintistas

4. A constituição de 1822

II – DA REVOLUÇÃO À CONTRA-REVOLUÇÃO

1. As oposições à revolução

2. O problema da sucessão de D. João VI

3. A Carta Constitucional

4. A guerra civil

5. Setembrismo, cabralismo. Crise revolucionária e ordem pública

III – A REGENERAÇÃO

1. O quadro político: o sistema bipartidário e o rotativismo

2. O significado político e económico do fontismo

IV – A CRISE DA MONARQUIA CONSTITUCIONAL

1. O ultimato e o 31 de Janeiro

2. O franquismo

3. O regicídio

4. A implantação da República

V – A I REPÚBLICA

1. A República e a guerra

2. Instabilidade e decadência

3. A queda da I República

V – DA DITADURA MILITAR AO ESTADO NOVO

1. As ambiguidades do 28 de Maio

2. A institucionalização do Estado Novo

3. A constituição de 1933

4. Salazarismo: um fascismo?

Métodos de Ensino

Aulas teóricas – centradas na exposição do professor, com a apresentação das principais perspetivas de abordagem ao conteúdo programático.

Aulas teórico-práticas interativas, centradas na participação do aluno, com orientação do docente, tendo por base métodos de análise, interpretação e crítica de textos e outros documentos relevantes para as temáticas em estudo. Promoção do diálogo, valorizando a "recuperação" de conhecimentos entretanto adquiridos, não só no decorrer do estudo da disciplina mas, sempre que possível, com o apelo à importância da interdisciplinaridade e da "cultura geral" no êxito da formação universitária.

Bibliografia

BONIFÁCIO, Maria de Fátima, Seis Estudos sobre o Liberalismo Português, Lisboa, 1996.

CABRAL, Manuel Villaverde, O Desenvolvimento do Capitalismo em Portugal no Século XIX, 3ª. ed., Lisboa, 1981.

CAMPINOS, Jorge, A Ditadura Militar – 1926/1933, Lisboa, 1975.

CATROGA, Fernando, O Republicanismo em Portugal da Formação ao 5 de Outubro de 1910, Coimbra, 1991.

HOMEM, Amadeu Carvalho, Da Monarquia à República, Viseu, 2001.

MARQUES, A. H. de Oliveira, História de Portugal, 3 vols., Lisboa, 1981.

MATTOSO, José (dir.), História de Portugal, vol. V-VIII, Lisboa, Círculo de Leitores, 1993, 1994.

ROSAS, Fernando, O Estado Novo nos Anos 30 – elementos para o estudo da natureza económico-social do salazarismo (1928-1938), Lisboa, 1987.

VALENTE, Vasco Pulido, O Poder e o Povo: A Revolução de 1910, 3.ª ed., Lisboa, Gradiva, 1999.

VARGUES, Isabel Nobre, A Aprendizagem da Cidadania em Portugal (1820-1823), Coimbra, Minerva, 1997.

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: - 50 %
  • 2ª Frequência: - 50 %