História Contemporânea de Portugal
Código
0103033Créditos ECTS
6Objetivos
1. Reconhecer o processo de afirmação do Liberalismo e as suas consequências.
2. Caracterizar os movimentos culturais que marcaram o país no século XIX.
3. Analisar as causas da queda da Monarquia em Portugal.
4. Justificar as atribulações e o desfecho da I República.
5. Explicar o processo de ascensão e afirmação do Estado Novo.
6. Reconhecer o ideário e os valores salazaristas.
7. Fomentar a reflexão com vista ao exercício de uma cidadania crítica e atuante.
8. Adquirir competências pessoais (capacidade de raciocínio, consciência crítica) e específicas no âmbito da ciência histórica (recolha de informação bibliográfica e documental, análise crítica das fontes e da bibliografia disponível, elaboração de ensaios sobre os conteúdos programáticos).
Programa
I – O PRIMEIRO MOVIMENTO LIBERAL: A REVOLUÇÃO DE 1820
1. A emergência de uma consciência liberal
2. O pronunciamento militar de 24 de Agosto de 1820
3. As cortes vintistas
4. A constituição de 1822
II – DA REVOLUÇÃO À CONTRA-REVOLUÇÃO
1. As oposições à revolução
2. O problema da sucessão de D. João VI
3. A Carta Constitucional
4. A guerra civil
5. Setembrismo, cabralismo. Crise revolucionária e ordem pública
III – A REGENERAÇÃO
1. O quadro político: o sistema bipartidário e o rotativismo
2. O significado político e económico do fontismo
IV – A CRISE DA MONARQUIA CONSTITUCIONAL
1. O ultimato e o 31 de Janeiro
2. O franquismo
3. O regicídio
4. A implantação da República
V – A I REPÚBLICA
1. A República e a guerra
2. Instabilidade e decadência
3. A queda da I República
V – DA DITADURA MILITAR AO ESTADO NOVO
1. As ambiguidades do 28 de Maio
2. A institucionalização do Estado Novo
3. A constituição de 1933
4. Salazarismo: um fascismo?
Métodos de Ensino
Aulas teóricas – centradas na exposição do professor, com a apresentação das principais perspetivas de abordagem ao conteúdo programático.
Aulas teórico-práticas interativas, centradas na participação do aluno, com orientação do docente, tendo por base métodos de análise, interpretação e crítica de textos e outros documentos relevantes para as temáticas em estudo. Promoção do diálogo, valorizando a "recuperação" de conhecimentos entretanto adquiridos, não só no decorrer do estudo da disciplina mas, sempre que possível, com o apelo à importância da interdisciplinaridade e da "cultura geral" no êxito da formação universitária.
Bibliografia
BONIFÁCIO, Maria de Fátima, Seis Estudos sobre o Liberalismo Português, Lisboa, 1996.
CABRAL, Manuel Villaverde, O Desenvolvimento do Capitalismo em Portugal no Século XIX, 3ª. ed., Lisboa, 1981.
CAMPINOS, Jorge, A Ditadura Militar – 1926/1933, Lisboa, 1975.
CATROGA, Fernando, O Republicanismo em Portugal da Formação ao 5 de Outubro de 1910, Coimbra, 1991.
HOMEM, Amadeu Carvalho, Da Monarquia à República, Viseu, 2001.
MARQUES, A. H. de Oliveira, História de Portugal, 3 vols., Lisboa, 1981.
MATTOSO, José (dir.), História de Portugal, vol. V-VIII, Lisboa, Círculo de Leitores, 1993, 1994.
ROSAS, Fernando, O Estado Novo nos Anos 30 – elementos para o estudo da natureza económico-social do salazarismo (1928-1938), Lisboa, 1987.
VALENTE, Vasco Pulido, O Poder e o Povo: A Revolução de 1910, 3.ª ed., Lisboa, Gradiva, 1999.
VARGUES, Isabel Nobre, A Aprendizagem da Cidadania em Portugal (1820-1823), Coimbra, Minerva, 1997.
Método de Avaliação
- 1ª Frequência: - 50 %
- 2ª Frequência: - 50 %