Análise de Dados

Código

0102006

Créditos ECTS

6

Objetivos

Informação disponível em breve.

Programa

1. Amostragem e Investigação por Inquérito

2. Análise de Variância ou ANOVA Factorial

3. Análise de Covariância (ANCOVA)

4. Análise em Componentes Principais (ACP)

5. Análise Factorial das Correspondências (AFC). Relação entre Análise em Componentes principais e Análise Factorial das Correspondências

6. Análise de Clusters: Métodos hierárquicos aglomerativos. Método não hierárquico das k-médias (k- means)

7. Regressão Linear Simples e Múltipla

Métodos de Ensino

Aplicam-se metodologias baseadas na exposição do professor, recorrendo-se a aplicações informáticas (eg., SPSS, EXCEL). Nas aulas teóricas todos os conteúdos lecionados são imediatamente seguidos de exemplos de aplicação, para uma melhor compreensão desses conteúdos.

Nas aulas práticas os alunos são desafiados a resolver problemas e casos de estudo. A docente acompanha os alunos na resolução de problemas, fomentando-se a discussão dos procedimentos metodológicos e dos resultados obtidos.

Bibliografia

BRYMAN, Alan e Cramer, Ducan (1992), Análise de dados em ciências Sociais, introdução às técnicas utilizando o SPSS, Lisboa, Celta.

EVERITT, Brian S. e Dunn, Graham (2001), Applied Multivariate Data Analysis; Edward Arnold: London.

HILL, Manuela Magalhães e Hill Andrew (2000), Investigação por questionário, Lisboa, Edições Sílabo.

JOHNSON, Richard A. e Wichern, Dean W. (2002) “Applied Multivariate Statistical Analysis”; Prentice Hall: Upper Saddle River.

RAMOS, Madalena e Mário Barroso (2001), Métodos Quantitativos para as ciências sociais, Lisboa, edições Sílabo.

REIS, Elizabeth, Estatística Multivariada aplicada (2001), 2ª ed., Lisboa, Edições Sílabo.

MAROCO, João (2003) “Análise Estatística - Com utilização do SPSS”; Sílabo: Lisboa.

PESTANA, M. Helena; Gageiro, J. Nunes (1998) “Análise de Dados para Ciências Sociais. A Complementaridade do SPSS”; Edições Sílabo: Lisboa.

Método de Avaliação

    Trabalho Individual e/ou de Grupo

    100.0 %