Seminário de Orientação e Acompanhamento I (Dissertação)

Código

0201454

Créditos ECTS

6

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivo auxiliar os estudantes na conceção e desenvolvimento dos seus trabalhos de investigação. O trabalho concentrar-se-á nas etapas da conceção do projeto, exploração do problema e planificação do estudo empírico. No final do semestre, o estudante deverá ser capaz de:

1. Conceber um projeto de investigação, apresentando e justificando adequadamente o seu problema de investigação e construindo corretamente as suas questões de pesquisa

2. Explorar o problema de investigação, através de estratégias complementares, incluindo uma revisão da literatura e, sempre que necessário e possível, a observação direta do contexto a estudar, a realização de entrevistas com informadores privilegiados e/ou a análise de documentos

3. Elaborar um modelo de análise

4. Planificar um estudo empírico, incluindo a seleção dos contextos a investigar, a definição de um processo de amostragem e a escolha (ou eventual construção) dos instrumentos de recolha de dados a utilizar

Programa

1. Definição do problema de pesquisa

2. Definição das questões de pesquisa

3. Desenvolvimento da problemática

4. Modelo de análise

5. Plano de recolha de dados (contextos, participantes, instrumentos)

Métodos de Ensino

Será utilizada uma metodologia centrada no papel ativo do aluno na identificação e resolução de problemas relacionados com a sua dissertação. O trabalho assentará numa abordagem aplicada. As temáticas escolhidas serão orientadas para o treino, avaliação e melhoria de competências de investigação e resultarão de um diagnóstico das necessidades de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. O trabalho assentará nas atividades de pesquisa desenvolvidas pelos alunos no âmbito dos seus projetos de investigação e na respetiva análise e discussão.

Bibliografia

Anderson, G. (1990). Fundamentals of educational research. London: The Falmer Press.

Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.

Foddy, W. (2002). Como perguntar: teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta.

Ghiglione, R., & Matalon, B. (1997). O inquérito: teoria e prática. Oeiras: Celta Editora.

Hill, M. M., & Hill, A. (2000). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.

Lima, J. Á., & Pacheco, J. A. (2006). Fazer investigação. Porto: Porto Editora.

Miles, M. B., & Huberman, A. M. (1994). Qualitative data analysis: An expanded sourcebook. Thousand Oaks: Sage.

Quivy, R., & Campenhoudt, L. V. (1998). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva.

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %