Produção e Edição de Textos

Código

0200924

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

Os principais objetivos de aprendizagem da unidade curricular são: 1. elucidar os conceitos de 'produção' e de 'edição' de textos; 2. dar a conhecer os diferentes tipos de 'hardware' e de 'software' que facilitam a produção e a edição de textos, bem como o que são imagens e fontes (tipográficas) 'bitmap' e vetoriais, e como adquirir, instalar, gerir e utilizar tais fontes; 3. ensinar a distinguir e denominar os macro-componentes de um trabalho académico, de uma dissertação, de um artigo e de um ensaio com forma de livro, bem como os micro-componentes das páginas de tais textos; 4. ensinar a produzir tais componentes eletronicamente e de acordo com as regras e normas que determinam a sua correta formatação; 5. ensinar a distinguir, denominar e produzir corretamente, de acordo com diferentes normas-padrão, os vários tipos de citações, notas e referências bibliográficas; 6. dar a conhecer os estádios de edição e de produção final por que passa o processo de publicação.

Programa

Na sua forma reduzida, o programa da disciplina é o seguinte. I. Considerações Iniciais: 1. Os conceitos de ‘produção’ e ‘edição’ de textos; 2. As ferramentas eletrónicas da produção e edição de textos; 3. Imagens e fontes ‘bitmap’ e vetoriais. II. Os macro e micro componentes (i) de um trabalho académico, (ii) de uma dissertação, (iii) de um artigo e (iv) de um ensaio com forma de livro: como distingui-los, designá-los, produzi-los e editá-los eletronicamente. III. Os diferentes sistemas-padrão de produção, referenciação e formatação de textos de cariz académico: como distinguir, denominar e produzir corretamente, de acordo com eles, os vários tipos de citações, notas e referências bibliográficas. IV. Os estádios de edição e de produção final do processo de publicação de um texto: como reconhecê-los, saber quem por eles é responsável, distinguir uns dos outros os equipamentos que neles são utilizados e agir antecipadamente de acordo com as normas e processos que determinam.

Métodos de Ensino

Como não poderia deixar de ser, as metodologias de ensino que são adotadas encontram-se determinadas pela natureza dos objetivos que visam atingir. As metodologias adotadas são as seguintes. (A) Com relação ao 1.º objetivo, as da exposição e elucidação orais, auxiliadas, sempre que necessário, pela projeção comentada de materiais gráficos. (B) Com relação ao 2.º objetivo: (i) as explicitadas em (A), a par (ii) da demonstração ao vivo (sobretudo via de partilha visual de ‘secretária’ eletrónica) da natureza e da correta utilização de diferentes ferramentas eletrónicas. (C) Com relação ao 3.º objetivo, as explicitadas em (A) e (B/ii), a par do recurso a materiais físicos. (D) Com relação ao 4.º objetivo, as explicitadas em (B/ii). (E) Com relação ao 5.º objetivo, as explicitadas em (A) e (B/ii). (F) Com relação ao 6.º objetivo, as explicitadas em (A).

Bibliografia

BOOTH, Wayne C. et al. "The Craft of Research" (3. ed., 2008, 317 p.)

BRINGHURST, Robert. "The Elements of Tipographyc Style". (2. ed., 1997. 350 p.)

BUTCHER, Judith et al. "Butcher’s ‘Copy-editing’. The Cambridge Handbook for Editors, Copy-editors and Proofresders" (4. ed., 2007, xiv + 543 p.)

CRUISE, John & ANTON, Kelly Kordes. “Adobe InDesign CS3: How-To's – 100 Essential Techniques” (2007, 266 p.)

ECO, Umberto. "Como se Faz uma Tese" (3. ed., trad. Ana Falcão Bastos & Luís Leitão, 1984, 231 p.)

ELFERDINK, Jim. "Office 2008 for Macintosh: The Missing Manual" (4. ed, 2008, 876 p.)

FELICI, James. “The Complete Manual of Typography” (2003, 360 p.9

HOLLELEY, Douglas. “Digital Book Design and Publishing (2001, 294 p.)

LUPTON, Ellen. “Thinking with Type” (2004, 176 p.)

SILVA, E. J. Moreira da. “Manual de Referenciação do Sistema Autor–Título” (2009, 443 p.)

TSCHICHOLD, Jan. “El Abecé de la Buena Tipografia” (Trad. Esther Monzó, 2002, 126 p.)

Método de Avaliação

    Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100 %