História da Europa no Mundo

Código

0102008

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Compreender a génese e a evolução do conceito de Europa.

2. Relacionar o expansionismo com as visões eurocêntricas.

3. Explicar os modelos e as práticas que permitiram o domínio europeu sobre o mundo.

4. Analisar as dinâmicas do expansionismo ibérico e nórdico na Era Moderna.

5. Reconhecer as razões do fim da hegemonia europeia sobre o continente americano.

6. Justificar o impacte da industrialização e dos imperialismos europeus de oitocentos.

7. Inferir das transformações ocorridas no séc. XX, o recuo do protagonismo europeu no mundo.

8. Reconhecer as influências culturais e os vestígios materiais que os europeus deixaram noutros continentes.

1. Domínio de vocabulário e conceitos básicos.

2. Capacidade de problematização, de síntese e de análise de fontes e textos.

3. Capacidade de reflexão e de relativização dos confrontos civilizacionais.

4. Raciocínio crítico das visões eurocêntricas e/ou hegemónicas.

Programa

INTRODUÇÃO

1. O conceito de Europa: génese, evolução e consolidação.

2. A expansão europeia e o eurocentrismo.

3. Modelos do domínio europeu sobre o mundo: da arquitetura político-administrativa à organização social e às influências religiosas.

PARTE I — A HEGEMONIA EUROPEIA NO MUNDO

1. O expansionismo europeu na Idade Moderna

1.1. A preponderância ibérica

1.2. A hegemonia dos nórdicos

2. Afirmação e declínio do “Velho Continente” nos séculos XIX e XX

2.1. O fim dos Impérios Europeus no continente americano

2.2. Reflexos da Revolução Industrial e dos imperialismos oitocentistas

2.3. As Guerras Mundiais e as relações internacionais

2.4. Das descolonizações à nova ordem mundial

PARTE II— A PRESENÇA DA EUROPA NO MUNDO: OLHARES E VESTÍGIOS

1. “Nós e os outros”: confrontos civilizacionais / partilhas e influências

2. Os vestígios da presença europeia noutros continentes

2.1. O património material

2.2. A herança imaterial

Métodos de Ensino

A exposição e explanação dos conteúdos programáticos será conciliada com o esclarecimento de questões colocadas aos alunos ou levantadas por estes. Além do recurso ao PowerPoint, quando necessário, serão solicitadas leituras e análises de documentos e textos que possibilitarão momentos de reflexão e debate. Sempre que se considere pertinente, serão solicitadas aos alunos pequenas pesquisas bibliográficas sobre temáticas ou conteúdos previamente indicados.

Bibliografia

AAVV, Universo urbanístico português (1415-1822). Colectânea de estudos, CNPCDP, 1998.

BETHENCOURT, F. CHAUDHURI, K. (dir.), História da Expansão Portuguesa, Cír. Leitores, 1998-1999, 4 vols.

BRAUDEL, F. Civilização Material, Economia e Capitalismo, Séc. XV XVIII, Teorema, 1992 1993, 3 vols..

COHEN, D. O’CONNOR, M. (eds.), Comparison and History: Europe in cross-national perspective, Routledge, 2004

COURBAGE, Y. TODD, E. Le rendez-vous des civilisations, Paris, Seuil, 2007.

CONKLIN, A. L. FLETCHER, I. C. (eds.), European imperialism, 1830-1930: Climax and contradiction, Houg. Mifflin, 1999

FERRO, M. História das Colonizações. Das Conquistas às Independências — Sécs. XIII XX, Estampa, 1996.

FORSTER, R. (ed.), European and Non-European Societies, 1450-1800, Variorum, 1997, 2 vols.

MIÈGE, J.L. Expansion européenne et décolonisation de 1870 à nos jours, PUF, 1973.

WILSON, K. (ed.), A new imperial history: culture, identity, and modernity in Britain and the Em-pire, 1660-1840, CUP, 2004

Método de Avaliação

  • Frequência - 60 %
  • Trabalho individual escrito e apresentado oralmente - 40 %