Sociologia dos Media e da Informação
Código
0102010Créditos ECTS
6Objetivos
A Sociologia dos Media e da Informação pretende contribuir para a aquisição de competências de análise sociológica sobre os fenómenos socioculturais, políticos e económicos ligados aos media. O programa contempla o desenvolvimento do pensamento sociológico em relação à comunicação dos mass media desde o início do século XX até ao presente paradigma global do século XXI. Pretende-se fundamentalmente realçar o impacto e influência dos mass media nas sociedades modernas.
Programa
Media e Representações Sociais
Media e Poder
Media e Esfera Política
Media, Opinião Pública e Formação da Agenda Política
Media e cultura de massas
Intelectuais, Media e Públicos
Media na era da Globalização
Os Profissionais dos Media
Audiência e Público dos Media
Ética da Comunicação
Métodos de Ensino
A lecionação consiste em aulas expositivas complementadas por aulas teórico-práticas São privilegiadas as seguintes atividades de aprendizagem:
1. Leitura dos textos de apoio às aulas teóricas;
2. Discussão da matéria lecionada;
3. Discussão de casos práticos relevantes;
4. Acompanhamento pessoal dos alunos no horário de atendimento.
Bibliografia
Aubenas, F. e Benasayag, M., A Fabricação da Informação: Os Jornalistas e a Ideologia da Comunicação, Campo das Letras, Porto, 2002 (1999)
Balle, F., Os Media, Campo das Letras, Porto, 2000
Cardoso, G. e Espanha, R., Comunicação e Jornalismo na Era da Informação, Campo das Letras, Porto, 2006.
Castells, M. e Cardoso, G., A Sociedade em Rede em Portugal, Campo das Letras, Porto, 2005.
Correia, J. C., Comunicação e Cidadania: Os Media e a Fragmentação do Espaço Público nas Sociedades Pluralistas, Livros Horizonte, Lisboa, 2004.
Elias, H., A Sociedade Optimizada pelos Media, Media XXI, Lisboa, 2006.
Esteves, J. P., Comunicação e Sociedade, Livros Horizonte, Lisboa, 2001.
Mattelart, A., História da Sociedade da Informação, Bizância, Lisboa, 2002.
Rieffel, R., Sociologia dos Media, Porto Editora, Porto, 2003.
Método de Avaliação
- 1.ª Frequência - 30 %
- 2.ª Frequência - 30 %
- Exercício moodle - 10 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30 %