Sociologia dos Media e da Informação

Código

0102010

Créditos ECTS

6

Objetivos

A Sociologia dos Media e da Informação pretende contribuir para a aquisição de competências de análise sociológica sobre os fenómenos socioculturais, políticos e económicos ligados aos media. O programa contempla o desenvolvimento do pensamento sociológico em relação à comunicação dos mass media desde o início do século XX até ao presente paradigma global do século XXI. Pretende-se fundamentalmente realçar o impacto e influência dos mass media nas sociedades modernas.

Programa

A Sociologia dos media propõe-se estudar as diversas modalidades de produção e de receção da informação, as relações que se instauram entre o emissor e o receptor das mensagens, a influência dos media sobre a sociedade, interessando-se mais especificamente pelo comportamento dos vários agentes intervenientes (os jornalistas, os políticos, os responsáveis pela tomada de decisões na área da economia, os intelectuais, mas também os leigos) e pelo comportamento do utente, ou seja, do público.

Rémy Rieffel, Sociologia dos Media

I. Objetivos

A disciplina tem como principais objetivos oferecer ao aluno uma introdução ao domínio da Sociologia dos Media e da Informação e desenvolver uma reflexão sobre os principais debates contemporâneos no domínio do meios de comunicação social. As aulas teóricas e as aulas teórico-práticas, com a apresentação de trabalhos individuais, oferecem aos alunos a formação necessária para a compreensão do crescente poder dos meios de comunicação ao longo do século XX e XXI. Desta forma, a Sociologia dos Media e da Informação pretende contribuir para a aquisição de competências de análise sociológica sobre os fenómenos sócio-culturais, políticos e económicos ligados aos media.

II. Conteúdos programáticos

Media e Representações Sociais
Media e Poder
Media e Esfera Política
Media, Opinião Pública e Formação da Agenda Política

Media e cultura de massas

Intelectuais, Media e Públicos

Media na era da Globalização

Os Profissionais dos Media | Audiência e Público dos Media

Ética da Comunicação

Inteligência Artificial e Media: Uma discussão emergente

Media e Cidadania no século XXI

Métodos de Ensino

A lecionação consiste em aulas expositivas complementadas por aulas teórico-práticas São privilegiadas as seguintes atividades de aprendizagem:

1. Leitura dos textos de apoio às aulas teóricas;

2. Discussão da matéria lecionada;

3. Discussão de casos práticos relevantes;

4. Acompanhamento pessoal dos alunos no horário de atendimento.

Bibliografia

Aubenas, F. e Benasayag, M., A Fabricação da Informação: Os Jornalistas e a Ideologia da Comunicação, Campo das Letras, Porto, 2002 (1999)

Balle, F., Os Media, Campo das Letras, Porto, 2000

Cardoso, G. e Espanha, R., Comunicação e Jornalismo na Era da Informação, Campo das Letras, Porto, 2006.

Castells, M. e Cardoso, G., A Sociedade em Rede em Portugal, Campo das Letras, Porto, 2005.

Correia, J. C., Comunicação e Cidadania: Os Media e a Fragmentação do Espaço Público nas Sociedades Pluralistas, Livros Horizonte, Lisboa, 2004.

Elias, H., A Sociedade Optimizada pelos Media, Media XXI, Lisboa, 2006.

Esteves, J. P., Comunicação e Sociedade, Livros Horizonte, Lisboa, 2001.

Mattelart, A., História da Sociedade da Informação, Bizância, Lisboa, 2002.

Rieffel, R., Sociologia dos Media, Porto Editora, Porto, 2003.

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência - 30 %
  • 2.ª Frequência - 30 %
  • Exercício moodle - 10 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30 %