Projetos de Promoção do Sucesso Educativo

Código

0201451

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Situar o insucesso escolar na problemáticas das desigualdades no sistema educativo.
2. Contextualizar o fenómeno do insucesso escolar nos Açores, comparativamente com o nível nacional e com outros países, a partir de dados disponíveis e do conhecimento das políticas que têm sido desenvolvidas.
3. Problematizar o conceito de insucesso educativo, a partir das suas múltiplas dimensões, bem como das principais teorias explicativas do fenómeno.
4. Pesquisar projetos educativos orientados para a promoção do sucesso educativo.
5. Analisar criticamente programas e projetos de promoção do sucesso educativo.
6. Desenvolver competências para desenhar projetos de intervenção na promoção do sucesso educativo em contextos de pobreza e exclusão social.
7. Adquirir ferramentas teóricas e empíricas que possam contribuir para melhorar a prática profissional.
8. Desenvolver competências reflexivas e colaborativas.

Programa

1. O insucesso escolar como uma dimensão das desigualdades no sistema educativo
2. Panorama do insucesso escolar em Portugal e nos Açores: dados e políticas.
3. Compreender o insucesso educativo: conceito, teorias e fatores.
4. A promoção do sucesso educativo nas organizações escolares.
5. Sucesso educativo e desenho de projetos de intervenção em contextos de pobreza e exclusão social.

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão trabalhados a partir das seguintes metodologias: exposição teórica pelos docentes; momentos de discussão em grande grupo, a partir de questões lançadas pelos docentes; trabalho desenvolvido pelos estudantes, em grupo, na sala de aula e dinamização de sessões, da responsabilidade dos estudantes.

A avaliação contempla:

1) A elaboração de um trabalho de grupo (60%), apresentado sob forma escrita e discutido oralmente na aula, incidindo numa reflexão crítica em torno de um projeto educativo orientado para a promoção do sucesso educativo, em que se deverá fazer uma síntese dos objetivos e natureza do projeto; a discussão dos pontos críticos ou problemáticas desse projeto; e discussão do projeto, tendo por referência a realidade açoriana.
2) Reflexão individual, apresentado sob forma escrita, sobre as aprendizagens realizadas na UC e sua pertinência no quadro da sua formação (40%).

Bibliografia

Barbier, J.-M. (1996), Elaboração de projectos de acção e planificação, Porto, Porto Editora.
Benavente, A. et al. (1987). Do Outro Lado da Escola. Lisboa: IED.
Benavente, A., & Correia, A. P. (1981). Obstáculos ao sucesso escolar na escola primária. Lisboa: IED.
Diogo, A., & Diogo, F. (2013). Desigualdades no sistema educativo. Lisboa: Mundos Sociais
Guerra, I. (2000), Fundamentos e processos de uma sociologia de acção: o planeamento em ciências sociais, Cascais, Principia.
Lima, J. (2008). Em busca da boa escola. Instituições educativas e sucesso educativo. V. N. Gaia: F. Manuel Leão.
Paugam, S. (1991), La desqualification sociale: essai sur la nouvelle pauvreté, Paris, PUF.
Pires, E. L. et al. (1991). A construção social da educação escolar. Porto: ASA
Veloso, L. (2013). Escolas e avaliação externa. Lisboa: Mundos Sociais.
Veloso, L., & Abrantes, P. (2013). Sucesso escolar. Da compreensão do fenómeno às estratégias para o alcançar. Lisboa: Mundos Sociais.

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %